Os membros do grupo C.U.B.E., Citizens United for a Better Environment (Cidadãos Unidos para um Melhor Ambiente), vão organizer um jantar de angariação de fundos amanhã, sexta-feira, 30 de maio, no Centro Cultural Santa Maria, East Providence, 846 Broadway, das 6:00 as 9:00 da noite. Haverá entretenimento surpresa e o bar também estará aberto.
Este texto é informativo e simultaneamente pessoal, já que o autor destas palavras é membro do referido grupo C.U.B.E., e residente afectado por esta recente indústria poluidora, que substitui pelas mãos do mesmo industrial, residente fora do estado, uma outra indústria semelhante encerrada pelas mesmas razões pela cidade de East Providence e pelo estado de Rhode Island, cujo nome era Pond View. A anterior operadora era de granulação de materiais de construção. Falo, pois, com conhecimentos de causa, e responsabilizo-me igualmente por alguma opinião pessoal para além da informação referente ao evento. Reservo-me o direito de opinião.
Posto isto, informo que a razão para esta iniciativa que envolve cidadãos residentes e não na cidade, políticos e indústrias locais, deve-se ao facto do funcionamento duma indústria de trituração e queima de resíduos de construção, leia-se todo o tipo de lixo incluindo o caseiro, lixo esse exposto ao ar livre, por vezes durante semanas no parque industrial da referida Dexter Road. Tudo isto junto ao pequeno lago Omega que se vê perfeitamente da Roger Williams Avenue, artéria localmente bem conhecida e movimentada, complexo industrial a funcionar a menos de 500 pés de casas de habitação. Da minha casa estará a menos de meia milha, assim como da escola primária em Rumford, Myron Francis.
A poluição não só resulta de materiais perigosos como ferro velho, cimento, tijolos, madeiras, mobílias etc., diferentes tipos de lixo, como prova o grupo C.U.B.E. nos panfletos distribuídos pela comunidade. A actividade que se presume ir além da legalidade concedida pela cidade e estado, por vezes emana um cheiro nauseabundo, e o seu funcionamento muitas vezes durante a noite e aos fins-de-semana, leva os residentes a acreditar que se trata de escape da companhia à vigilância da cidade, estado e agência federal reguladora DEM, Department Environment Management.
As partículas dos resíduos atirados ao ar são um perigo para a saúde pública; o cheiro no ar é incomodativo; os barulhos excessivos em especial durante a noite dificultam o descanso dos residents da área - sobretudo os que se encontram na direcção em que os ventos sopram; o tráfico é intenso em certas áreas da cidade e esses caminhos ficam arruinados rapidamente. E claro que o valor das propriedades está a ser afectado num raio de uma milha ou duas da tal actividade poluidora. Esta indesejável actividade dificulta ainda a chegada ao referido parque de outras indústrias amigas do ambiente, área por sinal bafejada por ficar à beira do Providence River.
Em conclusão: a razão do jantar de amanhã é para angariação de fundos, de modo a que os grupos de cidadãos locais, nomeadamente C.U.B.E. e também a coligação East Providence Coalition, possam contratar advogados que defendam os direitos dos cidadãos e exijam em tribunal o respeito pela lei de quem arrogantemete a viola em detrimento do bem estar e saúde dos cidadãos de East Providence e do East Side de Providence, visto a referida indústria estar instalada do lado oposto do referido rio, onde se encontra o Butler Hospital.
O jantar consta de sopa, salada, bolos de carne com macarrão, galinha com arroz, pastelaria e café. O preço é apenas de 20.00 para adultos, 5.00 para crianças com menos de 12 anos de idade, e por família o custo máximo será de 50.00.
Os bilhetes podem ser adquiridos na companhia Gripnail Corporation, 97 Dexter Road, E. Providence de segunda a sexta-feira, (a uns passos da indústria poluidora que dali pode ser observada); e também através de Jo-Ann Durfee, cube.east-prov@gmail.com, e da East Providence Coalition,EPC02916@gmail.com ou no Centro Cultural Santa Maria.
Para quem deseje falar em português, pode fazê-lo contactando Manuel Braga, (401) 434-7353, ou José Brites (401)-431-2079. Pede-se o apoio da comunidade portuguesa particularmente de East Providence, maioritária nesta cidade.
A saúde e o interesse de todos estão em causa. O ar que respiramos não é pertença de ninguém, por mais rico que seja. É de todos. Conservemo-lo.