Sabia que…

 

… a excomunhão (pena eclesiástica) em Portugal no século XIX poderia estender-se a toda a descendência de uma família privando-os de todos os rituais religiosos?

 

… no fim de vida, Giacomo Casanova, escreveu sobre as suas vivências como forma de combater a solidão? Durante 12 anos e em mais de 13 mil páginas descreveu muito do que conhecemos do modus vivendi da época e da classe social onde se infiltrou ao realizar descrições ricas em detalhes.

 

… as residências principescas omíadas eram decoradas luxuosamente? O mosaico, a pintura e o estuque abundante de cor eram utilizados com gosto e mestria. Na Palestina, os banhos do palácio khirbat al-Mafjar eram ornados com estátuas de dançarinas jovens, com cabeleiras proeminentes, seios nus, com jóias e um ramo de flores na mão fazendo jus aos divertimentos principescos. 

 

… sob influência da Galiza e de França, surgiram na Península Ibérica os primeiros edifícios de estilo românico? Difundiram-se através dos mosteiros beneditinos que adoptaram a liturgia conhecida como “à romana” ou “cluniacense”, entre 1080 a 1130...

 

… na Grécia Clássica a religião, política e estética eram indissociáveis? Na Acrópole, o pequeno templo jónico dedicado a Atena estava decorado com uma série de figuras femininas aladas, alegóricas da Vitória (Niké). O monumento celebrava a vitória de Plateias (479 a. C.), último episódio da luta contra o invasor persa. 

 

… desde a restauração da independência de Portugal mais nenhum rei foi coroado? Como forma de agradecimento D. João IV coroou a imagem da Imaculada Conceição com a coroa real transformando-a na rainha de Portugal. A partir deste momento e até à implantação da república os monarcas eram apenas aclamados sendo representados com a coroa ao lado e não a usá-la.

 

… a história do povo hebreu é conhecida através do livro sagrado: a Bíblia, prevalecendo o ponto de vista religioso sob o carácter histórico? No século XII a. C. Moisés conduziu até à Palestina os Hebreus, anteriormente deslocados para o Egipto. Fixaram-se e estabeleceram a capital de Jerusalém, onde em finais do século XI reinou David. 

 

... em meados do século XIX, na época de Natal, o inglês Sir Henry Cole costumava escrever a uma grande quantidade de pessoas a desejar-lhes Boas Festas? Na tentativa de criar um processo mais simplificado criou um postal com uma imagem e uma mensagem de Natal. A imagem que utilizou foi tão falada, que o conceito acabou por se generalizar até hoje.

 

.. o Cristianismo é considerado o fenómeno mais marcante da história da Europa entre os séculos V e X? Segundo a clássica divisão histórica, é também o nascimento de Jesus Cristo que marca a história da humanidade em a.C. e d.C., antes e depois de Cristo, respectivamente.

 

... as ideias liberais europeias chegaram às Américas nos séculos XVIII e XIX? A liberdade para as colónias americanas significava a ruptura política com as metrópoles. A primeira manifestação de grande êxito teve lugar com a Revolução Americana que culminou em 1776. 

 

… a rainha Elisabeth II visitou Portugal em Fevereiro de 1957? Na visita oficial a monarca foi aplaudida por um milhão e meio de pessoas ao longo das ruas de Lisboa num coche real português.  

 

 

… uma das principais peças do Grande Museu Egípcio é a estátua do faraó Ramsés II? Este colosso de 3200 anos foi talhado na pedreira de granito de Assuão, a sul do país e foi descoberta em 1820 na entrada do grande templo de Beit El-Wali a 10 km a sul do Cairo. 

 

 

.… o palácio de Versalhes foi declarado e transformado em museu em 1837 pelo rei Louis-Philippe? A sua primeira exposição continha 5 mil pinturas e 1.500 esculturas. Actualmente o palácio é visitado por mais de 8 milhões de pessoas por ano e é património mundial da UNESCO. 

 

 

… conta a lenda que a rainha D. Leonor terá saído de Óbidos a caminho da Batalha para as exéquias do rei D. Afonso, e que ao passar nesta zona, onde homens se banhavam em poças e nascentes de água, terá achado curioso e voltou para saber mais? Desta forma surgiu o primeiro hospital termal do mundo. 

 

... as primeiras manifestações de pintura aconteceram na Pré-História entre os 30.000 e 8.000 anos a. C.? A pintura era realizada em paredes de cavernas com o auxílio de pequenas lâmpadas de pedra embebidas em banha. Esfregavam com as mãos os pigmentos vermelhos, castanhos e amarelos, obtidos a partir do ocre, e ainda o preto obtido do pó de carvão. 

 

 

... no Egipto Antigo os aglomerados mais antigos foram destruídos pelas enchentes anuais do rio Nilo? A documentação arqueológica revela a civilização já plenamente formada depois da unificação do país no final do IV milénio a.C. 

 

... a coroa de Napoleão Bonaparte foi construída a mando do próprio para exibição durante a sua coroação como imperador dos franceses a 2 de Dezembro de 1804? Bonaparte chamou-a de coroa de Carlos Magno, fazendo alusão ao antigo nome da coroa real francesa destruída durante a revolução. A coroa executada em ouro e decorada por camafeus, cornalinas e veludo vermelho, integra a colecção permanente do Museu do Louvre em Paris.

 

 

… a construção do Castelo de Guimarães remonta ao tempo de Mumadona Dias que o mandou edificar pelos meados do século X? Tinha o objectivo de defender o mosteiro de Santa Maria de Guimarães dos ataques de muçulmanos e normandos. 

 

... o Château de Maintenon foi construído no local de uma fortaleza medieval? É conhecido por ter sido a residência da amante, e posteriormente esposa, de Luís XIV, a Madame de Maintenon. Os interiores do castelo foram preservados desde os séculos XVII e XVIII. Aqui o visitante pode ver apartamentos representativos e particulares, além de um grande acervo de obras de arte e artesanato.

 

… a rainha D. Leonor de Portugal teve a ideia pioneira de usar as águas das Caldas como cura dos doentes de reumatismo? Eram conhecidas como “frialdades” no sécúlo XV. O rei D. João II possuía o cognome de “príncipe perfeito”, mas ela é considerada uma das rainhas mais cultas e inteligentes, e assim, foi apelidada como “princesa perfeitíssima” por Damião de Góis.

 

 

... a Arqueologia é o estudo científico dos povos do passado, da sua cultura e da sua relação com a natureza? A intenção da arqueologia é compreender como os seres humanos interagiram no passado com o seu ambiente tentando preservar essa história para o ensino do presente e do futuro.