Sabia que…

 

… a excomunhão (pena eclesiástica) em Portugal no século XIX poderia estender-se a toda a descendência de uma família privando-os de todos os rituais religiosos?

 

… no fim de vida, Giacomo Casanova, escreveu sobre as suas vivências como forma de combater a solidão? Durante 12 anos e em mais de 13 mil páginas descreveu muito do que conhecemos do modus vivendi da época e da classe social onde se infiltrou ao realizar descrições ricas em detalhes.

 

… as residências principescas omíadas eram decoradas luxuosamente? O mosaico, a pintura e o estuque abundante de cor eram utilizados com gosto e mestria. Na Palestina, os banhos do palácio khirbat al-Mafjar eram ornados com estátuas de dançarinas jovens, com cabeleiras proeminentes, seios nus, com jóias e um ramo de flores na mão fazendo jus aos divertimentos principescos. 

 

… sob influência da Galiza e de França, surgiram na Península Ibérica os primeiros edifícios de estilo românico? Difundiram-se através dos mosteiros beneditinos que adoptaram a liturgia conhecida como “à romana” ou “cluniacense”, entre 1080 a 1130...

 

… na Grécia Clássica a religião, política e estética eram indissociáveis? Na Acrópole, o pequeno templo jónico dedicado a Atena estava decorado com uma série de figuras femininas aladas, alegóricas da Vitória (Niké). O monumento celebrava a vitória de Plateias (479 a. C.), último episódio da luta contra o invasor persa. 

 

… desde a restauração da independência de Portugal mais nenhum rei foi coroado? Como forma de agradecimento D. João IV coroou a imagem da Imaculada Conceição com a coroa real transformando-a na rainha de Portugal. A partir deste momento e até à implantação da república os monarcas eram apenas aclamados sendo representados com a coroa ao lado e não a usá-la.

 

… a história do povo hebreu é conhecida através do livro sagrado: a Bíblia, prevalecendo o ponto de vista religioso sob o carácter histórico? No século XII a. C. Moisés conduziu até à Palestina os Hebreus, anteriormente deslocados para o Egipto. Fixaram-se e estabeleceram a capital de Jerusalém, onde em finais do século XI reinou David. 

 

... em meados do século XIX, na época de Natal, o inglês Sir Henry Cole costumava escrever a uma grande quantidade de pessoas a desejar-lhes Boas Festas? Na tentativa de criar um processo mais simplificado criou um postal com uma imagem e uma mensagem de Natal. A imagem que utilizou foi tão falada, que o conceito acabou por se generalizar até hoje.

 

.. o Cristianismo é considerado o fenómeno mais marcante da história da Europa entre os séculos V e X? Segundo a clássica divisão histórica, é também o nascimento de Jesus Cristo que marca a história da humanidade em a.C. e d.C., antes e depois de Cristo, respectivamente.

 

... as ideias liberais europeias chegaram às Américas nos séculos XVIII e XIX? A liberdade para as colónias americanas significava a ruptura política com as metrópoles. A primeira manifestação de grande êxito teve lugar com a Revolução Americana que culminou em 1776. 

 

… a rainha Elisabeth II visitou Portugal em Fevereiro de 1957? Na visita oficial a monarca foi aplaudida por um milhão e meio de pessoas ao longo das ruas de Lisboa num coche real português.  

 

 

… uma das principais peças do Grande Museu Egípcio é a estátua do faraó Ramsés II? Este colosso de 3200 anos foi talhado na pedreira de granito de Assuão, a sul do país e foi descoberta em 1820 na entrada do grande templo de Beit El-Wali a 10 km a sul do Cairo. 

 

 

.… o palácio de Versalhes foi declarado e transformado em museu em 1837 pelo rei Louis-Philippe? A sua primeira exposição continha 5 mil pinturas e 1.500 esculturas. Actualmente o palácio é visitado por mais de 8 milhões de pessoas por ano e é património mundial da UNESCO. 

 

 

… conta a lenda que a rainha D. Leonor terá saído de Óbidos a caminho da Batalha para as exéquias do rei D. Afonso, e que ao passar nesta zona, onde homens se banhavam em poças e nascentes de água, terá achado curioso e voltou para saber mais? Desta forma surgiu o primeiro hospital termal do mundo. 

 

... as primeiras manifestações de pintura aconteceram na Pré-História entre os 30.000 e 8.000 anos a. C.? A pintura era realizada em paredes de cavernas com o auxílio de pequenas lâmpadas de pedra embebidas em banha. Esfregavam com as mãos os pigmentos vermelhos, castanhos e amarelos, obtidos a partir do ocre, e ainda o preto obtido do pó de carvão. 

 

 

... no Egipto Antigo os aglomerados mais antigos foram destruídos pelas enchentes anuais do rio Nilo? A documentação arqueológica revela a civilização já plenamente formada depois da unificação do país no final do IV milénio a.C. 

 

... a coroa de Napoleão Bonaparte foi construída a mando do próprio para exibição durante a sua coroação como imperador dos franceses a 2 de Dezembro de 1804? Bonaparte chamou-a de coroa de Carlos Magno, fazendo alusão ao antigo nome da coroa real francesa destruída durante a revolução. A coroa executada em ouro e decorada por camafeus, cornalinas e veludo vermelho, integra a colecção permanente do Museu do Louvre em Paris.

 

 

… a construção do Castelo de Guimarães remonta ao tempo de Mumadona Dias que o mandou edificar pelos meados do século X? Tinha o objectivo de defender o mosteiro de Santa Maria de Guimarães dos ataques de muçulmanos e normandos. 

 

... o Château de Maintenon foi construído no local de uma fortaleza medieval? É conhecido por ter sido a residência da amante, e posteriormente esposa, de Luís XIV, a Madame de Maintenon. Os interiores do castelo foram preservados desde os séculos XVII e XVIII. Aqui o visitante pode ver apartamentos representativos e particulares, além de um grande acervo de obras de arte e artesanato.

 

… a rainha D. Leonor de Portugal teve a ideia pioneira de usar as águas das Caldas como cura dos doentes de reumatismo? Eram conhecidas como “frialdades” no sécúlo XV. O rei D. João II possuía o cognome de “príncipe perfeito”, mas ela é considerada uma das rainhas mais cultas e inteligentes, e assim, foi apelidada como “princesa perfeitíssima” por Damião de Góis.

 

 

... a Arqueologia é o estudo científico dos povos do passado, da sua cultura e da sua relação com a natureza? A intenção da arqueologia é compreender como os seres humanos interagiram no passado com o seu ambiente tentando preservar essa história para o ensino do presente e do futuro.

 

... os etruscos são os ancestrais dos italianos? Eram uma civilização que já estava formada aquando da expansão grega para o sul da Itália no século VIII a. C. Sofreram alguma influência da arte grega mas conservaram um estilo único valorizado inclusive pelos gregos.

 

 

... a arte celta conheceu o seu apogeu na Irlanda, entre o século V e o século IX, nas iluminuras dos manuscritos? Os autores destas obras excepcionais, miniaturistas e copistas, refractários às influências estéticas greco-romanas, exaltaram uma tradição pictural herdada dos primeiros celtas continentais. 

 

… há cerca de dez mil anos atrás houve uma melhoria nas condições climatéricas à medida que o gelo se centralizava nos pólos? O nível das águas subiu e as grandes planícies de tundra, áreas de alta altitude no extremo norte do planeta, originaram zonas férteis e florestas. Os humanos desenvolveram-se e começaram a dedicar-se à agricultura de sobrevivência. Domesticaram animais, desenharam em cavernas símbolos relacionados com o seu dia-a-dia e descobriram como podiam produzir fogo.

 

 

... Alexandre Magno estendeu o império grego até às fronteiras da Índia conquistando a Pérsia e o Egipto? Quando Alexandre faleceu o império foi dividido pelos seus generais que estabeleceram diversos estados independentes. Nestes estados disseminou-se uma cultura nova e globalizada, que passou a ser conhecida como Cultura Helenística. 

 

 

… após a Batalha do Áccio no ano 27 a.C., a república romana converteu-se em Império e tornou-se a potência dominante do mundo ocidental? As pinturas helenísticas que chegaram até nós são do período romano e foram executadas por latinos copiando os gregos. As pinturas romanas encontradas em Pompeia são um exemplo da influência grega que tanto admiravam. Possivelmente o interesse romano pela paisagem foi também despertado pela cultura helenística.

 

… a arte cita privilegiava o uso de bronze e ouro? Era produzida por tribos nómadas das estepes, que se estenderam desde o interior da Mongólia ate à Rússia. Caracterizada pela ourivesaria, baseava-se em formas abstratas e animalistas. Era frequente a representação do veado, alce, bode montês, rena, leão, lobo e animais fabulosos. Grande parte destes artefactos compõem o espólio do Museu Hermitage, em São Petersburgo, graças à imperatriz Catarina, a Grande. 

 

… o Apocalipse do Lorvão é um livro iluminado feito no mosteiro de S. Mamede do Lorvão, em Coimbra? O livro foi elaborado por volta de 1189 e é considerado a peça de iluminura portuguesa mais antiga juntamente com o Livro das Aves datado de 1183. Hoje encontra-se na Torre do Tombo, depositado por Alexandre Herculano.

 

 

... no período romano o vestuário baseava-se na toga? Caracteriza-se por uma peça de tecido redonda de grandes dimensões e que era drapeada para se ajustar ao corpo do seu portador. Sob grande influência grega o vestuário não servia apenas para proteger e tapar o corpo, mas também como revelador de status.

 

... a Catedral de Santo Estêvão em Viena é revestida por um telhado de mais de 250 mil azulejos? É uma das catedrais de estilo gótico mais antigas da Europa e foi renovada diversas vezes o que lhe permite ter diferentes estilos arquitectónicos no seu interior. Coroada por uma torre de impressionantes 137 metros de altura, abriga os restos mortais de vários membros da família Habsburgo.

 

 

... o castelo de Belfast na Irlanda foi construído entre 1867 e 1870 pelo terceiro Marquês de Donegall? Conhecido também como Earl de Belfast, decidiu erigir uma “country house” num local diferente do antigo castelo medieval. O estilo victoriano predominou na concepção arquitectural inspirada no chamado “Scotthis Baronial”, um revivalismo do século XIX, que recriava as formas e ornamentos da arquitectura medieval tardia da Escócia.

 

 

… o Arc du Triumph de l’Etoile em Paris foi inaugurado em 1836? A sua construção compreendeu o período de 1805 a 1835 inicialmente pelas mãos do arquitecto Jean-François-Thérèse Chalgrin. Nele encontram-se gravados seiscentos e sessenta nomes dos generais e das batalhas vitoriosas da Revolução e Império francês.

 

 

… a Idade das Trevas é a expressão usada para indicar a Idade Média, período de mil anos, compreendido entre os anos 400 e 1400? Nesta época misturaram-se as influências greco-romanas, cristãs, bizantinas, célticas e germânicas do norte da Europa que abriram caminho à evolução tecnológica através da invenção da imprensa.