Os mercados financeiros

 

Se é fã de dramas políticos na televisão sabe que o mundo turbulento da política afeta os mercados financeiros globais. Então como é na vida real? Será que a “arte” – se podemos chamar assim – dramas como Scandal, Veep e House of Cards “arte” – imitam a vida real, e vice-versa?

A verdade é que 2018 continua a ser um ano em que a política é pouco previsível e muito disso deve-se ao facto de Donald Trump ter sido eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Independentemente se é a favor ou contra a atual presidência dos EUA, acho que podemos concordar que o ambiente político está constantemente a mudar. Mas a verdade também é que a política do dia a dia não tem muita influência nos mercados financeiros, como a televisão gostaria que acreditássemos – a longo prazo.

Os mercados financeiros são resistentes, mas não são imunes de grandes eventos e acontecimentos no mundo. Por exemplo, quando o Reino Unido votou para sair da União Europeia, o chamado “Brexit”, os mercados caíram. Mas dentro de mais ou menos uma semana, os mercados globais recuperaram. As eleições também contribuem para estas subidas e descidas dos mercados. “Eleições podem ser vistas por investidores como casos isolados de possível instabilidade política e incerteza, que tipicamente equivale a mais volatilidade no valor da moeda de um país,” explica a Investopedia. “Uma mudança de governo muitas vezes indica uma mudança de ideologia para os cidadãos do país, que frequentemente resulta em mudanças de políticas monetárias ou fiscais. Com ambas, mas especialmente as fiscais, são grandes motores do valor de uma moeda.”

Numa escala global, a política afeta a moeda quando a confiança de qualquer país é desafiada ou até perdida. O contrário acontece quando se aproxima de um grande evento político e a mudança política do país é vista como factor positivo. “A esperança é que um novo líder pode fazer mudanças para que a economia cresce ou melhore as previsões financeiras,” de acordo com um estudo feito por Charles Schwab. O artigo analisa algumas mudanças globais quando grandes reformas políticas acontecem.

É importante não especular sobre os efeitos de mudanças políticas nos mercados financeiros. Em vez de especular, confie no aconselhamento das pessoas que vivem e lidam com todos os ambientes.