Três bispos e Santo Cristo

 

Decorria o ano de 2019 quando publiquei o livro “TRÊS BISPOS DO SÉCULO XXI”, D. José Avelino Bettencourt, D. Myron Cotta, e D. Steven Lopes, depois de os ter contactado pessoalmente. O contacto com D. José Avelino foi efetuado na residência episcopal da ilha Terceira, numa das suas viagens à terra natal. O contacto com D. Myron Cotta foi efetuado na Diocese de Stockton, Califórnia, onde é Bispo. D. Steven Lopes exigiu uma deslocação de avião da Califórnia ao Texas, à cidade de Dallas, onde exerce o seu múnus no Ordinariato Pessoal da Cátedra de São Pedro, viagem essa com a preciosa ajuda de João Manuel Dias seu meio-irmão.
O livro foi lançado, numa cerimónia marcada para o efeito, na Igreja da Assunção dos Portugueses, em Turlock, (Diocese do Bispo Myron Cotta), com a presença marcada dos três Bispos, mas que D. José Avelino, por motivos familiares de última hora, não pode estar presente.
À data, o Arcebispo D. José Avelino Bettencourt, natural da ilha de São Jorge, tinha recebido a consagração episcopal e foi nomeado Núncio Apostólico para a Geórgia e Arménia, duas das antigas repúblicas da ex-URSS. Nesta data, exerce o mesmo cargo nos Camarões, em África.
Em janeiro de 2018, D. Myron Joseph Cotta, natural de Dos Palos, Califórnia, com ascendência nas freguesias de São Bartolomeu e Cinco Ribeiras, ilha Terceira, foi nomeado bispo de Stockton, Califórnia, depois de ter exercido os cargos de Administrador da Diocese de Fresno e de Bispo Auxiliar de Sacramento.
D. Steven Joseph Lopes, natural de Fremont, Califórnia, com ascendência na ilha de São Jorge (que nunca visitou), foi o primeiro Bispo Católico Romano nomeado para um Ordinariato de Ex-Anglicanos que abrande 42 paróquias e/ou comunidades na América e Canadá.
Estes três clérigos têm em comum terem participado ou presidido às grandes Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.
No ano de 2011, o Cardeal William Levada (Oliveira), a residir na área de São Francisco, Califórnia, também com ascendência na ilha de São Jorge, foi convidado para presidir às Festas de Santo Cristo e fez-se acompanhar do seu então secretário Steven Joseph Lopes. Este, tentou deslocar-se à sua ilha de ascendência – São Jorge – mas dificuldades de transporte e tempo não o permitiram. Foi pena porque teria visto a casa dos seus antepassados e o escritório da casa como o seu avô paterno o deixou.
No ano de 2019 foi D. José Avelino Bettencourt o convidado para presidir a essas Grandes Festas religiosas dos Açores, quando exercia a sua atividade diplomática na Geórgia e Arménia.
Agora, em 2024, foi convidado para presidir às festas referidas, que se realizaram de 27 de abril a 9 de maio, D. Myron Cotta, que se fez acompanhar do padre Larry Machado, natural de Turlock, filho de pais oriundos da ilha de São Jorge, que frequentou o Colégio Pontifício Norte-americano em Roma, onde estudou teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, seguido de uma especialização em Teologia Litúrgica na Pontifícia Universidade da Santa Cruz. O Pe. Larry foi ordenado sacerdote em 2019, na Diocese de Stockton, e agora serve como administrador paroquial na Igreja de Nossa Senhora da Assunção dos Portugueses em Turlock.

 

Por Liduíno Borba
liduinoborba@gmail.com