Perguntas e Respostas

P. — O meu marido está a receber benefícios do Seguro Social por incapacidade há cerca de um ano. O nosso pri­meiro filho nasceu em novembro e queriamos saber se ela terá direito a benefícios e quando será o primeiro mês de elegibilidade?

R. — A administração do Seguro Social aplica uma regra semelhante a uma outra que é aplicada em Inglaterra que indica que um indivíduo atinge a sua idade o dia antes do aniversário atual. Por exemplo, se nasceu no dia um ou dois do mês, o mês de elegibilidade a benefícios será o mês do seu aniversário. No caso de nascer em qualquer outro dia durante o mês, o mês da sua elegibilidade a benefícios será o mês a seguir ao mês do seu aniversário.

 

P. — Meu pai faleceu o mês passado, com 84 anos de idade. O meu pai faleceu o mês passado com 84 anos de idade. A minha mãe tem 83 anos de idade e estava a receber parte da reforma do meu pai. Será que temos de fazer alguma coisa ou contactar o Seguro Social para a minha mãe receber benefícios como sobrevivente?

R. — Geralmente se um indivíduo já estava a receber benefícios do Seguro Social sob os créditos de um cônjuge, quando recebemos a informação do faleci­mento os benefícios devem mudar logo depois auto­maticamente para o recipiendário sobrevivente. No caso de isto não acontecer deve contactar-nos.