No Dia Mundial da Língua Portuguesa

 


Hoje, 05 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebrado em vários cantos do mundo e onde a língua de Camões é falada: Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, sendo também uma língua oficial da Região Administrativa de Macau, na China e nos países onde existem comunidades lusófonas, com particular destaque para a América do Norte e Europa.
O Dia da Língua Portuguesa foi instituído a 25 de novembro de 2019 pela UNESCO, numa proclamação subscrita por 193 estados-membros da organização e numa iniciativa proveniente de uma proposta apresentada por todos os estados da CPLP. Calcula-se que seja falada atualmente por mais de 265 milhões de pessoas em todos os continentes, sendo a língua mais falada no Hemisfério Sul, graças ao Brasil.
As comemorações do Dia da Língua Portuguesa decorrem em todos os países de língua portuguesa, com iniciativas da Educação, Ciência e Cultura. Aqui nesta região, o LusoCentro, do Bristol Community College, em Fall River, agora sob a direção de Carlos Almeida, celebra amanhã, quinta-feira, 06 de maio, entre as 9:00 e as 10:30 da manhã, num evento gratuito e aberto ao público, incluindo mensagens de várias entidades, nomeadamente de João Caixinha, coordenador do Ensino de Português para os EUA, da cônsul de New Bedford, Shelley Pires, Laura Douglas e do próprio Carlos Almeida, havendo ainda uma apresentação dos alunos de português da Global Learning Charter Public School, em New Bedford, focando a imigração cabo-verdiana. O evento, refira-se, tem como convidada de honra, a dra. Helena Santos-Martins, tendo lugar um concerto pela cantora guineense Karina Gomes e sua banda. (ver notícia noutro local).
A celebração deste dia da nossa língua manifesta-se através de concertos, leitura de obras literárias, competições, exposições culturais, palestras, peças teatrais, apresentações culturais e populares e, enfim, tudo que seja evento para dar a conhecer a riqueza cultural e social da nossa língua.
A principal ferramenta de divulgação de um país e da sua cultura e é a língua, sendo portadora de um conjunto de expressões culturais e veicula a identidade de um povo. Há quem diga que o português foi a primeira língua da primeira globalização da era moderna e de um grande encontro cultural-civilizacional, tornando-se na língua da recém-criada economia global do intercâmbio de ideias, filosofias e produtos culturais.
Viva o Dia da Língua Portuguesa e todos os falantes da língua de Camões, na sua diversidade fonética, de sotaques diferentes e que contribuem grandemente para a riqueza do nosso idioma.