Breeze Airways pretende ligar Providence a Lisboa e Açores a partir de 2025

 

A companhia aérea norte-americana Breeze Airways, fundada em 2018 em Utah pelo conhecido empreendedor da aviação comercial, David Neeleman, natural de São Paulo, Brasil, fundador da JetBlue, WestJet e da brasileira Azul, e antigo acionista da TAP Portugal, pretende ligar o TF Green Airport, em Warwick, Rhode Island, a Portugal Continental (Lisboa) e Açores (Ponta Delgada), a partir de 2025.
A notícia foi tornada pública numa conferência de imprensa realizada no passado dia 22 de maio no TF Green Airport, com a presença de David Neeleman (atualmente a residir no Utah), de Iftikhar Ahmad, presidente da Rhode Island Airport Corporation, do governador de RI, Daniel McKee e outras entidades, e durante a qual foi revelado um ambicioso plano de expansão das operações da Breeze no aeroporto TF Green na grande Providence (Warwick), RI. 
Portugal Continental, Açores, Cabo Verde, Irlanda, Islândia, Reino Unido, França, Bermuda, Bahamas, Costa Rica, Aruba, Jamaica República Dominicana e México são as rotas internacionais que a Breeze pretende efetuar a partir de setembro de 2025.
Desconhece-se ainda a frequência das operações para os Açores e Portugal Continental a partir do TF Green Airport, mas tudo leva a crer que serão sazonais e com pelo menos dois voos semanais.
A Breeze Airways, com mais de 50 rotas nos EUA, começou a ligar Providence a várias cidades norte-americanas, incluindo Los Angeles e San Diego desde 2021, esperando-se que até 2029 o TF Green seja base (“hub”) ligando a 35 destinos nos EUA.
Esta expansão da companhia aérea no aeroporto de Providence resultará num total de 200 voos semanais e permitirá criar 400 novos postos de trabalho estando ainda nos planos um acordo “code-share” com outras companhias aéreas que voam para Providence.
Tony Ávila, conhecido agente de viagens em Bristol, RI, e que esteve presente na referida conferência, falou com David Neeleman, o qual terá confirmado que “sim, os Açores e Portugal Continental fazem parte do nosso plano de expansão para operações internacionais e talvez lá para o fim do verão de 2025 começaremos a voar do TF Green Airport para Lisboa e Ponta Delgada”, informou ao PT Ávila, um açoriano da ilha do Faial com larga experiência no ramo de turismo e viagens.
Segundo David Neeleman, a companhia aérea norte-americana aguarda apenas autorização das entidades competentes para efetuar os referidos voos internacionais.
Refira-se que a frota da Breeze Airways é atualmente constituída por 41 aparelhos (10 Embraer 190, 16 Embraer 195 e 15 aparelhos Airbus A220-300 (capacidade máxima de 160 passageiros), estando em encomenda 65 novos Airbus A220-300). Na ligação non-stop Providence-Los Angeles, de duração aproximada de 6 horas, a companhia opera um Airbus A220-300, aparelho com capacidade de efetuar voos transatlânticos, como por exemplo New York-Londres, com a duração de 7 horas.
Entretanto Portuguese Times aguarda contacto direto com David Neeleman para entrevista e mais pormenores sobre as operações entre o aeroporto de Providence e Portugal Continental e Açores.
Recorde-se que, em 2016, aquando do regresso da TAP ao aeroporto Logan, em Boston, Massachusetts, David Neeleman, na altura acionista da companhia aérea portuguesa, em entrevista ao Portuguese Times havia confidenciado que os Açores seriam um destino apetecível, atendendo ao facto de numerosa comunidade açoriana residir na Nova Inglaterra admitindo na altura a possibilidade do reforço da frota da TAP para a inclusão de novos rotas internacionais, designadamente a ligação entre Providence e os Açores.
Agora, como acionista principal da Breeze Airways, os Açores e Portugal Continental estão novamente no mapa de expansão da operação internacional desta companhia área norte-americana low-cost.