
A PRIMAVERA É UM ESPÉCIE DE ANO NOVO, porque não volta a ser possível. É o perfume a flores no ar, o Sol que já aquece a pele, a atmosfera morna a abrir as células e a espreitar o bom humor. Aliás, julgo, que todos gostamos muito da PRIMAVERA, essa estação, promessa de que melhores dias estão a chegar. É o animal que há em nós, a sair da hibernação, a abrir as narinas, a alongar os músculos e, tal como o caracol, a pôr... os corninhos ao Sol.
HÁ UM INEVITÁVEL GOSTO QUE TODOS OS SERES HUMANOS TÊM, sobretudo os que já ganharam a noção de que estão em processo de envelhecimento, no renascer que a PRIMAVERA suscita, desejando, com ansiedade, o dia em que poderão sair de casa e reparar que as árvores estão a florir. É como o primeiro dia do resto das suas vidas...
AGUARDA-SE A CHEGADA DA PRIMAVERA, como a possibilidade de, “mudança de tempo”, afastando os já prolongados períodos agrestes, com momentos de chuva, vento, frio, geada e, em alguns lugares…. neve.
AS ESTAÇÕES DEVOLVEM-NOS ao que temos de mais básico e humano. E se é verdade que já não somos esses seres naturais, dependentes delas, também não é menos certo de que a nossa vida, como seres vivos, mas também, como comunidade, depende do tempo que faz e, sobretudo, do clima.
A PRIMAVERA OFERECE-NOS a possibilidade de estar todo o dia sem os calores e os escaldões do Verão, a céu aberto e a encher os pulmões de bom ar. O ensejo de “escrever” hinos à natureza, como quem lança flores de uma varanda. Na maravilhosa Ilha de São Miguel – BERÇO DE ANTERO – há muitas flores, imensas árvores, inesquecíveis paisagens, recantos espectaculares. Há caminhadas a fazer, sítios a visitar, lugares a observar, belezas a reter. A PRIMAVERA, na Ilha de São Miguel, tem outro…. encanto!!
NA PRIMAVERA, já se nota a paisagem “coalhada de verde”, não fosse a ilha de São Miguel a “ILHA VERDE”. São Miguel reúne todas as condições para ser um “canteiro de flores”, para satisfação e orgulho dos seus habitantes, e regalo dos visitantes. É deslumbrante a beleza que qualquer vulcão fez emergir. Tão bela e tão verde, mas tão enigmática, na sua geografia vulcânica.
CIRCULANDO PELA ILHA, encontramos, permanentemente, um “manto verde” de abundantes criptomérias, e um “lençol” de pastagens verdejantes, para regalo do seu “escolhido” gado bovino.
A “PRIMAVERA” CONVIDA OS ESPÍRITOS mais sensíveis, a visitarem os maravilhosos JARDINS existentes na ilha, solicitando a um salutar e agradável passeio pelas suas alamedas, por recantos perdidos, fontes e cascatas, dotados de plantas vindas de diferentes latitudes do Mundo.
EXISTE O JARDIM “TERRA NOSTRA”, situado no Vale das Furnas, com mais de 200 anos de existência, como um autêntico “laboratório vivo”. São centenas de árvores endémicas e internacionais e considerado um dos jardins mais bonitos do mundo.
O JARDIM ANTÓNIO BORGES – hoje parque da cidade – construído por António Borges, o maior arquitecto paisagista açoriano. O PINHAL DA PAZ, localizado na Fajã de Cima, com o seu monumental “MANTO DE AZÁLEAS”, num quadro que encanta o visitante.
OUTRA MARAVILHA DA NATUREZA a visitar, é o JARDIM JOSÉ DO CANTO em plena cidade de Ponta Delgada, numa área de 6 hectares.
AS ÁRVORES NESTE JARDIM, dada a sua riqueza do solo, desenvolvem-se, quase todas, e muitas por forma espetacular, chamando a atenção pelo gigantesco porte, troncos e singularidade das raízes, na parte visível
NO PRINCÍPIO DO MUNDO, havia um jardim, o do “ÉDEN”, lugar onde, segundo a tradição judaica cristã, a humanidade terá tido o seu começo. Cada jardim tem a sua história. A ilha de São Miguel é uma “dádiva” da natureza.
UMA PRIMAVERA, BENEVOLENTE E MEIGA, é o que se deseja e se espera, como a estação das coisas boas, com o início do calor e a entrada de mansinho... no corpo desprevenido, e na alma sonhadora.
UM HINO DE LOUVOR À PRIMAVERA.
