O que causa a tosse?

 

 

Encontrei há tempos numa mercearia luso-americana rebuçados São Brás para a tosse (um produto tradicional julgo importado de Portugal). Note-se que São Brás é o padroeiro dos doentes respiratórios, tal como Santa Lúcia o é dos pro­blemas da vista, ou São Cristóvão dos Viajantes.

A tosse é essencialmente um mecanismo de de­fe­sa. Inconveniente, mas necessário. Tal como a comichão, a tosse não passa de um reflexo e pode ajudar a limpar as vias respiratórias de vírus, bactérias e muco. A tosse frequentemente aparece durante uma infeção respiratória, mas infelizmente costuma durar muito para além da febre, rinorreia e espirros. Apesar de em geral ser uma situação benigna, se a tosse é acompanhada de dores torá­xicas, febre, sangue, ou se tem tosse há mais de dois meses, recorra imediatamente ao seu médico.

Mas vamos ao que pode causar a tosse: primeiro, e mais frequentemente, uma irritação das vias respiratórias superiores (laringe, traqueia) e in­feriores (brônquios e bronquiolos). Estas passagens têm muitos recetores nervosos que quando irritados por um vírus, por exemplo, ficam inflamados e causam a tosse. Mesmo depois do nosso sistema imune ter acabado com a infeção, a inflamação e tosse podem continuar. Causas mais comuns: a constipação e a gripe. Defenda-se lavando as mãos frequentemente.

A irritação do nervo Vago pode ser também causa de tosse, pois este nervo, se irritado, envia sinais ao cérebro que responde com o reflexo de tosse. Por outro lado, a zona medular da tosse (no cérebro) está sempre envolvida e é aqui que agem medicamentos como o Dextrometorfano, que reduz o impulso de tossir. Cuidado, este medicamento pode ter interações maiores com outros fármacos, incluindo alguns antidepressivos.

A bronquite é devido à acomulaçao de muco e a musculação do tórax tenta através da tosse limpar as vias repiratórias. De tanto tossir são frequentes as dores do peito. Uma situação semelhante é a das bronquiectásias, que devem ser avaliadas pelo seu médico.

Finalmente, inflamações da garganta podem também irritar o nervo vago, com consequente tosse irritativa. Para acalmar a inflamação reco­menda-se que use pastilhas de mentol ou mesmo uma colher de sopa de mel, muito mais saboroso.

Haja saúde!