Cataratas

 

As cataratas são afeções dos olhos caracterizadas por uma turvaçao ou obscurecimento da lente, o que resulta em diminuição da visão. As cataratas normalmente evolvem lentamente, podendo afetar um ou ambos os olhos. Os sintomas mais comuns incluem a perda de sensação de cor, visão desfocada, dificuldade em ver com luzes fortes ou durante a noite. Isto resulta frequentemente em incapacidade de ler ou conduzir, e riscos acrescidos para quedas e depressão.

Esta doença oftalmológica pode ser devido à idade, mas também pode ocorrer em consequência de trauma, radiação, ou pode já existir desde o nascimento. Os factores de risco incluem diabetes, fumo do tabaco, exposição prolongada ao sol, ou álcool. Uma deposição de proteínas ou de um pigmento amarelo causa a perda de transparência da lente e o diagnóstico é feito por simples exame à vista.

A prevenção é feita pelos métodos recomendados habitualmente: não fume, controle a sua diabetes, mas também pelo uso de óculos de sol. Visite o seu cirurgião oftalmologista ou optometrista regularmente para um exame à visão, quer tenha sintomas ou não. Numa fase inicial, o uso de óculos pode melhorar os seus sintomas, mas se as cataratas começam a causar demasiados problemas, a única solução é a cirurgia, a remoção da lente embaciada e substituí-la por uma lente artificial. Infelizmente, esta cirurgia simples não está disponível em muitos países e consequentemente 20 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de cegueira devido a cataratas. Nos Estados Unidos os casos de cegueira são atribuíveis a cataratas em apenas 5% dos invisuais, mas em África cerca de 60% dos casos de cegueira são devido a cataratas. Mais ainda, as crianças dos países pobres sofrem de cegueira devido a cataratas em níveis 10 vezes maiores do que nos países desenvolvidos, muitas vezes devido a infeções ou malnutrição.

O tratamento para cataratas é a intervenção cirúrgica, que é a mais comum nos EUA, já que 25 milhões de americanos têm esse problema. A doença começa geralmente cerca dos 40 ou 50 anos de idade, e pelos 60 anos já dá sintomas significativos. Pelos 80 anos de idade 70% dos americanos de raça branca têm cataratas, o que afeta somente 53% dos afro-americanos da mesma geração, e as estatísticas indicam que mais de 90% dos indivíduos sujeitos a cirurgia indicam que a visão melhorou. Bom prognóstico.

Finalmente e em termos preventivos adicionais, recomenda-se que coma pelo menos 5 porções diárias de fruta e vegetais, particularmente alimentos ricos em vitaminas C e E.

Haja saúde!