Não será segredo para qualquer leitor que entre as causas comuns de tosse frequente e crónica serão problemas de bronquite/asma causada por poluentes atmosféricos (incluindo pólen) e fumo do tabaco. Para além de ser uma resposta aos irritantes das vias respiratórias, a tosse crónica pode causar problemas de sono e do funcionamento geral do doente. Este é um diagnóstico frequente em consulta externa, de acordo com os meus colegas de Medicina Interna ou Familiar. Para ser feito o diagnóstico, são necessárias 8 semanas da tosse num adulto, e 4 semanas numa criança.
De acordo com um artigo da dra. Neena Chandrasekaran, MD, do Departamento de Cuidados Intensivos Pulmonares no Boward Health Medical Center em Fort Lauderdale, FL, as causas mais comuns são a asma, devido à hiperreactividade das vias respiratórias, também os problemas de refluxo gastro-esofágico (devido ao ácido), e o chamado sindroma da tosse devido às vias respiratórias superiores, ou seja devido ao corrimento nasal.
Outras causas comuns incluem a bronquite eosinofílica não-asmática, que é diagnosticada por análise ao sangue e cuspo, ou secreções respiratórias, onde são encontrados níveis demasiado elevados de eosinófilos, um tipo de glóbulo branco. Se este teste for positivo o doente deverá iniciar tratamento com corticosteróides por inalação e ser visto por um gastroenterologista para avaliar se há problemas de esofagite eosinofílica.
A tosse psicogénica deve também ser considerada no caso de ausência de outras causas, tal como efeitos secundários de alguns medicamentos, como inibidores de conversão da angiotensina, frequentemente usados para tratar a hipertensão.
Os diversos testes podem contribuir rapidamente para um diagnóstico e tratamento apropriado. Estes incluem testes de função pulmonar, Raio-X dos pulmões, seguido de TAC (CT-scan), e quando necessário um ecocardiograma que possa identificar causas cardíacas. Em casos mais extremos pode ser necessário uma broncoscopia com lavagem alveolar.
Fica o meu habitual conselho a que recorra ao seu médico ou enfermeiro de família para uma consulta se sofre destre problema, antes que a situação se venha a complicar.
Haja saúde!





0 Comments