Dores de estômago

by | Aug 20, 2025 | Haja Saúde

HAJA SAÚDE

Todos nós já passamos por isto: indisposição abdominal, dores de barriga, azia, etc. O desconforto abdominal é comum, na maior parte das vezes benigna, mas potencialmente muito séria.

O aparelho digestivo tem bastantes órgãos que podem dar origem a problemas: o intestino delgado e grosso, o pâncreas, o fígado e a vesícula biliar, todos situados na cavidade abdominal e potencialmente origem de dores, para além da própria parede muscular, e desconforto nessa área pode também estar relacionado com afeções da coluna, da zona pélvica, ou do tórax. São todas essas razoes porque as “dores de barriga” serem tão comuns.

Uma das queixas mais frequentes – de acordo com os meus colegas de Medicina Familiar e Interna – são as dores de estômago depois de comer. As causas são múltiplas: inchaço, obstipação (prisão de ventre), ou comer demais, para além de alimentos específicos, já que é no estômago que se faz a maior parte da digestão dos alimentos. Algumas pessoas sofrem de sensibilidade a certos alimentos ou intolerâncias (caso da lactose). Neste caso, a falta da enzima que digere os açúcares presentes no leite causa um aumento de gases que por sua vez causam inchaço e dor. Outros necessitam de evitar o glúten (uma proteína de certos cereais), nozes e marisco. O refluxo gastro-esofagíaco, o comer demais ou demasiado rápido podem também causar desconforto, tal como comer alimentos crus contaminados.

De acordo com a dra. Uma Naidoo, diretora de Psiquiatria Nutricional e de Tipo de Vida do Massachusetts General Hospital e autora do livro “Calm Your Mind with Food” (Acalme a sua Mente com Comida), alguns alimentos são causa mais comum de problemas, particularmente alimentos ultraprocessados, que contêm grande quantidade de açúcares, ingredientes artificiais, e certo tipo de óleos, que habitualmente encontramos em snacks, alimentos assados, e claro, “fast foods”. O nosso organismo não evoluiu para consumir estes novos tipos de alimentos e como tal são de difícil digestão para muitos. Além disso o consumir alimentos gordos, muito temperados, e ácidos pode causar refluxo, digestão demorada, e outras formas de dores de estômago. A cafeína em excesso e as bebidas alcoólicas também estão implicadas. Por outro lado, alimentos ricos em fibras sempre recomendados por médicos e nutricionistas, como feijões e certos vegetais também podem causar gases e consequente desconforto especialmente a quem não os consome habitualmente.

Finalmente, se está a tomar medicamentos de venda livre, vitaminas ou suplementos “naturais”, não se esqueça de dar essa indicação ao seu médico quando se queixar de dores abdominais. Tudo isto é muito importante pois há também causa muito graves de descomforto abdominal, e estas incluem aneurismos da aorta, apendicite, cistites (inflamações da bexiga), gravidez ectópica, ataque cardíaco, infeções renais, abcessos do fígado, infeção urinária e “pedras nos rins” (nefrolitíase), pancreatite, pneumonia, rotura do baço, etc. Se a dor for súbita, se progredir, se for relacionada com um acidente, se nunca ocorreu nesse local, e particularmente se acompanhada de febre, vómitos, ou mudanças extremas da sua regularidade intestinal é altura de consultar o seu médico o mais rápido possivel. Aliás, as dores de barriga são a causa mais comum de visitas aos Centros de Urgência.

Haja saúde!

0 Comments

Related Articles