John Correia, de aprendiz de canalizador a presidente do Senado

by | Nov 26, 2025 | Décima Ilha

Na crónica anterior, recordámos aqui o nosso livro “Açores no Mundo”, editado em 2017, sobre as comunidades açorianas de Lisboa, Rio de Janeiro, Hilmar, Quebeque, Norte, São Paulo, Bahia, Nova Inglaterra, Ontário, Winnipeg, Algarve, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai e Bermuda, a propósito das Casas dos Açores então existentes, com prefácio do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

Nesta crónica e nas três seguintes, continuaremos a partilhar o essencial dos nossos cinco livros especialmente dedicados à diáspora açoriana: “John Correia – De Aprendiz de Canalizador a Presidente do Senado” (2019), “Transatlântico – As Migrações nos Açores” (2023), “Transatlântico II – Açorianidade & Interculturalidade” (2024) e “Conversas da Diáspora – 50 Açorianos pelo Mundo” (2024).

Começamos com John Correia, ou melhor, João Jacinto Faria Correia. Nasceu na freguesia açoriana dos Arrifes em 1939. Com 13 anos de idade, começou a trabalhar nos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Ponta Delgada, como aprendiz, mestre e encarregado. Emigrou para os Estados Unidos da América em 1965. Como canalizador, trabalhou em bases navais e hospitais até criar a sua própria empresa comercial de canalizações e aquecimento. Envolveu-se nas atividades cívicas da comunidade de acolhimento. Foi o primeiro diretor português e vice-presidente do East Providence Credit Union, cofundador e primeiro presidente da Casa dos Açores do Estado do Rhode Island. 

Em 1983, conseguiu ser o primeiro e, ainda, o único emigrante português a ser eleito para o Senado de Rhode Island. Recandidato vencedor em mais quatro mandatos, chegou a vice-presidente e, finalmente, a Presidente Pro Tempore do próprio Senado, tornando-se assim a terceira autoridade política do Estado. Durante 10 anos, aumentou o salário mínimo em Rhode Island, garantiu as contrapartidas norte-americanas para os Açores, defendeu a identidade portuguesa na Nova Inglaterra. 

A sua vida dava um livro… E deu!

O livro “John Correia – De Aprendiz de Canalizador a Presidente do Senado” foi editado em 2019, por ocasião do 80º aniversário natalícia do senador açoriano, e mereceu depois uma segunda edição em língua inglesa: “John Correia – From Plumber’s Apprentice to President of the Senate”.

O seu prefácio é da autoria do primeiro Presidente do Governo dos Açores, João Bosco Mota Amaral, e começa assim: “Aqui está um livro que fazia falta: um trabalho de investigação biográfica sobre um emigrante açoriano, contando as peripécias da sua decisão de emigrar, as dificuldades da sua implantação em terras americanas, o grande e meritório esforço para as vencer e, por fim, a evocação do seu sucesso, prestigiando a sua família e também os nossos Açores, sua terra de origem”.

Assim prossegue: “João Correia surge neste livro – tal como lhe corresponde na vida real – como o protótipo do emigrante bem sucedido, um autêntico self made man, conforme os parâmetros norte-americanos, capaz de subir na vida a pulso, agarrando as oportunidades e correndo riscos, talvez num sobressalto permanente, que no fim da aventura produz satisfação e prémios bastantes”.

E assim termina: “A biografia de João Correia, da autoria de José Andrade, é um livro de leitura obrigatória para quem se interesse em conhecer a saga dos emigrantes açorianos na América!”.

O livro encontra-se estruturado em três partes.

A primeira, Dos Arrifes a East Providence, subdivide-se em 10 capítulos: O berço insular, O moço de recados, A graça de Cidália, De canalizador a plumber, Paroquiano de S. Francisco Xavier, Empresário de sucesso, Porta-voz da comunidade, Primeiro diretor português, Primeiro presidente da casa dos Açores e O convite do Governador.

A segunda, De candidato a Presidente, desenvolve-se por 11 capítulos: No lugar de Bill Castro, Ao lado de Claiborne Pell, À frente de 100 personalidades, O primeiro emigrante no Senado, O aumento do salário mínimo, Vice-Presidente do Senado, Em defesa da base das Lajes, Em luta pela identidade, Presidente Pro Tempore do Senado de Rhode Island, Um presidente com os pés na terra e O fim da dinastia portuguesa. 

A terceira, Valeu a Pena, compreende os sete capítulos finais: Um regresso às origens, O orgulho açoriano, O sonho americano, Debbie e Richard, Reconhecimento cívico, Distinção Política e O Senhor Comendador. 

Este livro já se encontra esgotado e a sua venda reverteu a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.

 

Diretor Regional das Comunidades do Governo da Região Autónoma dos Açores

0 Comments

Related Articles