Dieta mediterrânica

by | Oct 8, 2025 | Haja Saúde

Muito se tem dito sobre os benefícios desta ou de outras dietas, muitas vezes sem qualquer justificação científica, e de outras vezes dirigidas por interesses duvidosos. Desta vez, a prestigiosa Harvard Gazette publicou uma avaliação dos hábitos e sobrevida de mais de 110 mil indivíduos do Reino Unido com idades enter os 40 e os 75, tirando diversas conclusões, as quais devemos todos aproveitar.

Mas o que é o “Mediterranean Lifestyle”?  Não se trata só de uma dieta, é um modo de vida que inclui uma alimentação rica em fruta, vegetais, e grãos/sementes, limitando o sal e açúcar, mas também promover o descanso apropriado, atividade física e socialização. Quem segue este modo de vida tem uma mortalidade menor de todas as causas, mas particularmente de doenças cancerosas, e menor risco de doença e mortalidade cardiovascular. Esta foi a conclusão publicada pela Mayo Clinic.

Os diversos estudos feitos às vantagens desta dieta e tipo de vida concentraram-se nessa região geográfica, e como tal não havia certeza das suas vantagens em indivíduos fora do Mediterrâneo. Além disso, havia que adaptar as dietas aos ingredientes culinários de outras zonas e seus contextos culturais. Neste caso, investigadores espanhóis da Universidade Autónoma de Madrid chegaram à conclusão que os benefícios são sim “transmissíveis” entre regiões diversas. Outro estudo feito na Inglaterra, País de Gales e Escócia avaliou dezenas de milhar de indivíduos quanto aos hábitos dietéticos mediterrânicos, descanso e atividade física, com seguimento durante 9 anos.

Os resultados foram claros: quem seguiu a dieta e estilo de vida mediterrânico tinha quase 30 por cento menor risco de mortalidade (de qualquer causa), incluindo cancro e doença cardio-vascular, duas das grandes causas de morte nos EUA e em todo o mundo.

A nossa cultura lusa não se distingue muito da italiana, grega, ou principalmente da espanhola. A nossa alimentação tradicional sempre incluiu fruta, vegetais e muito peixe, particularmente em zonas costeiras, mas em certas zonas também (infelizmente) incluia carnes e peixe salgados, enchidos menos saudáveis (alguns conservados com nitratos), e agora, em tempos de maior riqueza, maior quantidade de carne de vaca. Evidentemente, estes últimos devem ser limitados, assim como açúcares refinados e outros alimentos com grande teor de hidratos de carbono, como massas, batatas, e pão. A epidemia de diabetes e obesidade não acontece por acaso. Deve-se ao sedentarismo e obesidade associada à dieta moderna.

Evidentemente, nutrição não é o meu forte, pretendo apenas dar conselhos em geral, pelo que deve sempre aconselhar-se com o seu médico ou enfermeiro de família que lhe recomendará uma dieta e regime de exercício adequado ao seu estado de saúde. Mesmo assim, esta nova informação merece ser divulgada.

Haja saúde!

0 Comments

Related Articles