Redação, 03 jan 2026 (Lusa) – O terceiro ‘hat-trick’ da temporada do grego Vangelis Pavlidis permitiu hoje ao Benfica vencer em casa o Estoril Praia 3-1 e aproveitar o deslize do Sporting em Barcelos (1-1), na véspera, no arranque da 17.ª jornada.
Na estreia em 2026 e no ‘adeus’ à primeira volta, os ‘encarnados’ foram tremendamente eficazes e marcaram nos três remates enquadrados que fizeram frente aos ‘canarinhos’, sempre pelo grego, que chegou aos 17 golos no campeonato.
Pavlidis inaugurou o marcador, aos 34 minutos, de penálti, detetado pelo VAR, e ampliou com um chapéu, aos 45+1, antes de ‘selar’ o triunfo, aos 80, após um passe do estreante cabo-verdiano Sidny Cabral e um corte defeituoso de um defesa.
O Estoril Praia, que criou algumas dificuldades às ‘águias’, em especial no arranque da primeira parte, ainda reduziu por João Carvalho, formado no Benfica, que marcou aos 45+3.
Ainda sem derrotas, tal como o líder FC Porto, o Benfica mantém-se no terceiro posto, com 39 pontos, a três do Sporting, e a sete dos ‘dragões’, que visitam no domingo o Santa Clara, enquanto o Estoril Praia segue num tranquilo nono lugar, com 20 pontos.
A poucos quilómetros do Estádio da Luz, na Reboleira, o Estrela da Amadora e o Sporting de Braga empataram a três golos, com os ‘arsenalistas’ a desperdiçarem a oportunidade de subirem ao quarto lugar, depois de somarem o terceiro jogo sem vencer, tal como os ‘tricolores’, mas estes estão pela primeira vez na época há três jogos sem perder.
O Sporting de Braga esteve duas vezes em vantagem – uma delas por dois tentos –, com golos de João Moutinho (12 minutos), de penálti, do espanhol Fran Navarro (51) e do uruguaio Zalazar (64), mas o Estrela chegou sempre ao empate, graças a Kikas (16), ao cabo-verdiano Jovane Cabral (69) e ao nigeriano Marcus (73).
Os bracarenses seguem assim no quinto lugar, com 27 pontos, a um do Gil Vicente, que segurou, no final da primeira volta, o posto de qualificação europeia, mantendo-se o Estrela no 10.º lugar, com 19.
No primeiro encontro do dia, o Tondela conseguiu encerrar da melhor forma uma primeira volta complicada, ao vencer em casa o Arouca, por 3-1, interrompendo uma série de três derrotas consecutivas, mas mantendo-se em zona de despromoção, na 17.ª e penúltima posição, com 12 pontos.
O Arouca até se colocou em vantagem, aos oito minutos, pelo uruguaio Trezza, mas o conjunto do distrito de Viseu deu a volta ao marcador pelo nigeriano Maviram, aos 12, pelo norte-americano Jordy Siebatcheu, aos 34, e pelo colombiano Yefrei Rodriguez, aos 60.
Os arouquenses, que não sofriam uma derrota há três encontros, estão na 16.ª posição, de play-off de manutenção, com 14 pontos, agora muito pressionados pelo Tondela, que tem menos um jogo disputado.






0 Comments