Montanha Pico Festival exibe 35 filmes na ilha do Pico em janeiro
A 12.ª edição do Montanha Pico Festival, que decorre de 08 a 29 de janeiro, na ilha do Pico, apresenta 35 curtas e longas-metragens, em 10 sessões, divididas por três salas.
Ao todo serão exibidos 35 filmes, entre curtas e longas metragens, nacionais e estrangeiras, de vários géneros cinematográficos.
Às quintas-feiras, os filmes serão exibidos no Auditório Municipal das Lajes do Pico, às terças no Auditório do Museu dos Baleeiros, também nas Lajes do Pico, e no fim de semana de 23 a 25 de janeiro no Auditório da Madalena. O festival arranca no dia 8 de janeiro, no Auditório Municipal das Lajes do Pico, com uma sessão dedicada às obras produzidas nos Açores, que tem entrada livre.
A sessão de abertura apresenta as curtas-metragens “First Date”, de Luís Filipe Borges, “Calhau”, de Paulo Abreu, “Ilhoa”, de Margarida Saramago, “Reviralha”, de Sara Massa, e “Reflexos”, de Francisco Rosas, com imagens das ilhas do Pico, Faial, Corvo e São Miguel. Será também exibida a curta-metragem “Ainda (Não) em Casa”, de Kateryna Kondratieva, que relata a experiência de mulheres ucranianas que abandonaram as suas casas na sequência da guerra e se mudaram para os Açores.
A sessão termina com o documentário “Alice: Mulher Moderna”, de Tiago Rosas, da Palco Ilusões, que explora a vida e o legado de Alice Moderno.
Há uma nova sessão de curtas-metragens, no dia 13, com “A Gralha do Algar da Malhada”, de Joana Saraiva Marques, “Estou a Sentir Qualquer Coisa”, de Nuno Pimentel, “Raiano”, de Marina Schneider, “Mãos na Terra”, de Luís Sequeira, “80 for 80”, de Tamara Susa, e “The (Bi)Cycle”, de Jarro Teslár.
No dia 15, é exibido o filme “A Savana e a Montanha”, de Paulo Carneiro, e no dia 20, há uma sessão de documentários em inglês, com “The Bride of Mont Blanc”, de Grace T.S.P., “The Unlimited World”, de Lukas Berger, “Soar”, de John Hamlet, e “The Eyes of the Earth, the Call of the Andes”, de Matias Grez e Bernardita Lira.
Segue-se outra sessão de curtas-metragens, no dia 22, com “O Incêndio”, de Joana Cabete, “O Último Pastor do Sabugueiro”, de Laurène da Palma Cavaco, “Porta-te Bem”, de Joana Alves, “Talhados na Pedra”, de Tiago Cerveira, “À procura de um Lobo”, de Daniel José Pereira, e “Palavras ao Vento”, de Miguel Chichorro.
O festival encerra com a exibição de três filmes portugueses no Auditório da Madalena: “Banzo”, de Margarida Cardoso, no dia 23, “Grand Tour”, de Miguel Gomes, no dia 24, e “O Teu Rosto Será o Último”, de Luís Filipe Rocha, no dia 25.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Açores iniciam projeto-piloto da semana de quatro dias com 400 trabalhadores
O Governo dos Açores iniciou o projeto-piloto da semana de quatro dias na administração pública, que vai envolver 400 trabalhadores de 13 serviços e analisar as consequências da redução para 32 horas de trabalho semanais.
“Este projeto-piloto, em termos de flexibilidade laboral na administração pública regional dos Açores, que designamos por semana de quatro dias, iniciou-se agora em janeiro, com uma duração de seis meses, e termina no final de junho deste ano”, explicou o diretor regional da Organização, Planeamento e Emprego Público.
Délio Ormonde Borges adiantou que o projeto envolve 13 serviços da administração pública, num total de 400 trabalhadores que aderiram de forma voluntária.
“O projeto-piloto tem duas premissas essenciais. Por um lado, verificar se a redução da carga horária de 35 para 32 horas semanais terá impacto no aumento ou diminuição da produtividade de equipas e trabalhadores. Por outro, verificar se, em resultado da carga horária, temos variações na satisfação de trabalhadores ao nível de bem-estar e motivação”, adiantou.
O diretor regional da Organização, Planeamento e Emprego Público assegurou que a medida não representará “custos adicionais” para os trabalhadores e garantiu que a prestação de serviços vai funcionar “normalmente”.
O projeto-piloto, apresentado aos dirigentes superiores e sindicatos em junho de 2025, vai ser acompanhado pela Universidade de Reading, na Inglaterra, e pelos professores universitários Rita Fontinha e Pedro Gomes.
Integram o projeto-piloto as direções regionais da Ciência, Desporto, Desenvolvimento Rural e das Pescas, a divisão administrativa da Direção Regional da Cultura, o Fundo Regional de Apoio à Coesão e Desenvolvimento Económico, a Inspeção Administrativa Regional, as inspeções das Pescas e do Ambiente, o Laboratório Regional de Engenharia Civil, a Rede Integrada de Apoio ao Cidadão, o gabinete central da Secretaria da Saúde e Segurança Social e a Secretaria dos Assuntos Parlamentares e Comunidades.
Em 07 de novembro, a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores (CCIA) manifestou a sua insatisfação com a decisão do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) em desenvolver o projeto-piloto da semana de quatro dias na administração pública.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Governo confirma morte de cidadã portuguesa no incêndio em bar suíço
O Governo português confirmou e lamentou a morte da cidadã portuguesa que estava desaparecida após o incêndio ocorrido numa estância de esqui em Crans-Mointana, na Suíça, na noite do fim de ano.
“O Ministério dos Negócios Estrangeiros confirma e lamenta profundamente a morte da cidadã de nacionalidade portuguesa, Fany Pinheiro Magalhães, que estava desaparecida na sequência da tragédia ocorrida em Crans-Montana, na Suíça. Quer as autoridades suíças, quer o Estado português já apresentaram condolências à família”, indica o executivo num curto comunicado.
No incêndio ficou também ferida uma outra cidadã portuguesa, que se encontra, contudo, livre de perigo.
O anúncio do Governo português surge no mesmo dia em que a polícia suíça identificou mais 16 vítimas do incêndio da véspera de Ano Novo em Crans-Montana, elevando o número de vítimas confirmadas para 24, de um total de 40 mortos.
Com a vítima portuguesa, o total sobe para 25 corpos identificados.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Açores abrem concurso para 23 apartamentos em Vila Franca do Campo
O concurso público para a atribuição de 23 novos apartamentos no empreendimento dos Foros Sol Mar, em Vila Franca do Campo foi aberto segunda-feira, destinando-se a habitação própria permanente em regime de arrendamento com opção de compra.
Os 23 apartamentos, quatro de tipologia T1, nove de T2 e 10 de T3, sitos à rua do Relvão, na freguesia de São Pedro, em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, resultam de um investimento superior a 2,1 milhões de euros, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), explica o Governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), em nota de imprensa.
Segundo um despacho da Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, os interessados devem formalizar a sua candidatura até 04 de fevereiro de 2026.
«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Casal morre intoxicado por monóxido carbono nas Caldas da Rainha
Um casal morreu nas Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, intoxicados por monóxido de carbono, disse o comandante dos bombeiros voluntários.
De acordo com Nelson Cruz, os Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha foram acionados e, quando chegaram ao local, depararam-se com duas vítimas em paragem cardiorrespiratória.
Nelson Cruz especificou ainda que as vítimas são ambas de nacionalidade brasileira e que a mulher tinha 48 anos e o homem 56.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Rapaz de 9 anos morre e outro de 14 fica ferido após disparo em Setúbal
Um menino de 9 anos morreu e um adolescente de 14 ficou ferido, na sequência de um alegado disparo acidental de caçadeira efetuado por um familiar num bairro de Setúbal.
Segundo fontes policiais, o acidente ocorreu no Bairro da Bela Vista, em Setúbal, quando os dois menores estariam “a brincar com uma caçadeira” e a arma alegadamente encravou.
“Um adulto, familiar das vítimas, terá tentado revolver” o eventual problema da arma “e terá efetuado um disparo que atingiu as crianças”, adiantou.
Fonte da Polícia Judiciária (PJ), que está a investigar o caso, adiantou que está a fazer diligências para identificar e localizar o suspeito do disparo.






0 Comments