Campanha “Rise Up for Homes”

(pt/USAimages)
O Café Restaurante Mimo, ao norte da cidade de New Bedford, foi palco na noite da passada quinta-feira para um jantar de angariação de fundos em benefício da “Rise Up for Homes”, uma iniciativa conjunta do Bristol County Continuum of Care (BCCC) dedicada a conscientizar e arrecadar fundos para indivíduos e famílias em situação de rua ou prestes a ficar sem moradia na comunidade.

(pt/USAimages)
O evento, com o apoio do Café Mimo e da Prince Henry Society, reuniu algumas dezenas de bem sucedidos empresários luso-americanos da região, numa clara resposta solidária para com indivíduos e famílias necessitadas de ajuda na região de New Bedford.
A iniciativa tem tido resposta positiva ao longo dos anos por parte da comunidade portuguesa e luso-americana desta área.
Entretanto, os interessados em fazer o seu donativo, devem aceder ao site www.bristolcountycoc.com
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Não é fácil viver em New York
O elevado custo da habitação na cidade de New York é um problema generalizado que afeta tanto os americanos como os imigrantes. Dados recentes do portal imobiliário Zillow indicam que a renda média de um apartamento estúdio na cidade é atualmente de $3.250 (2.810 euros) por mês.
No entanto, a questão da insegurança e da criminalidade é tão preocupante como o custo de vida para o jovem português entrevistado, Francisco Felisberto, 31 anos, e nem o facto do Departamento de Polícia da Cidade de New York (NYPD) ser o maior do país o tranquiliza. Paulo Pereira, um engenheiro informático de 30 anos, também está bastante preocupado com a segurança, sobretudo nos transportes públicos e relatou ter já presenciado agressões físicas, embora nunca tenha sido vítima.
Carolina Rodrigues, uma arquiteta de 26 anos, nunca assistiu a qualquer crime, mas mantém-se vigilante diariamente e considera que New York é uma cidade onde se vê muita riqueza, mas por outro lado, muita pobreza, e “há um problema grave com a droga, muitos sem-abrigo e até o sistema escolar é frágil”.
Bárbara Silva, artista, investigadora e estudante de 26 anos, indicou que o custo de vida, principalmente da habitação, e a falta de acesso a um sistema nacional de saúde são as suas principais preocupações.
Nenhum dos portugueses inquiridos tem cidadania americana e, por isso, não votaram nas recentes eleições que deram um novo mayor a New York.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Zohran Mamdani vence as eleições em New York e torna-se o primeiro mayor muçulmano da cidade
Os eleitores na primeira grande eleição do segundo mandato de Donald Trump, dia 4 de novembro, votaram em cerca de metade dos 50 estados dos EUA, incluindo duas disputadas eleições para governador na Virgínia e em New Jersey, onde elegeram candidatos democratas. O imigrante Zohran Mamdani foi eleito mayor de New York culminando uma campanha impressionante para este legislador estadual de 34 anos, que se tornaria o primeiro mayor muçulmano da cidade e o mais liberal em gerações.
Numa vitória para a ala progressista do Partido Democrata, Mamdani derrotou o ex-governador Andrew Cuomo e o republicano Curtis Sliwa. Mamdani deve agora lidar com as intermináveis exigências da maior cidade dos EUA e cumprir as promessas de campanha ambiciosas.
Com a vitória, o socialista democrático irá marcar o seu lugar na história como o primeiro mayor muçulmano da cidade, o primeiro de ascendência sul-asiática e o primeiro nascido em África. Ele também se tornará o presidente da câmara mais jovem da cidade em mais de um século quando assumir o cargo a 1 de janeiro.
De acordo com a Comissão Eleitoral da cidade, mais de 2 milhões de nova-iorquinos votaram na eleição, a maior participação numa corrida para mayor em mais de 50 anos.
New York é a terra natal do presidente Donald Trump, mas ele continua amplamente impopular na cidade.
Os seus frequentes comentários e publicações nas redes sociais alertando que a maior cidade do país entraria em ruína se Mamdani, um socialista democrático, fosse eleito mayor podem ter sido um tiro pela culatra.
Mamdani, filho de indianos, começou a sua campanha como um legislador estadual relativamente obscuro, pouco conhecido mesmo dentro da cidade de New York. Entrou nas primárias democratas, onde Andrew Cuomo, ex-governador estadual com reconhecimento quase universal e profundas ligações políticas, era o favorito presumido.
Mas, à medida que a corrida avançava, o charme natural de Mamdani e a sua plataforma económica populista conquistaram os novaiorquinos.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Emmanuel Fernandes é veterano do ano da Guarda Nacional em Massachusetts
Há 30 anos que a Veterans Transition House atribui o Prémio Veterano do Ano do Sudeste de Massachusetts em reconhecimento de contribuições excecionais em questões relacionadas com os veteranos e este ano anunciou a escolha do tenente-coronel Emmanuel “Manny” Fernandes, MSC, da Reserva do Exército dos Estados Unidos e residente em Fall River.
Natural de New Bedford, Emmanuel Fernandes, mais conhecido por Manny, alistou-se na Guarda Nacional do Exército de Massachusetts em 1988 como soldado de primeira classe do serviço médico de combate (MOS 91A). Prosseguiu os seus estudos na Universidade de Massachusetts Amherst, onde obteve o bacharelato em Ciências Políticas e foi comissionado como segundo-tenente do departamento médico e destacado para o 803º Grupo Médico em Boston.
Emmanuel Fernandes foi instrutor na 78ª Divisão de Infantaria em Fort Devens, oficial de operações do Grupo de Forças Especiais da Guarda Nacional do Exército de Rhode Island e oficial de Logística e Operações Médicas no 20º Grupo de Forças Especiais em Starke, Flórida.
Em 2008, o tenente-coronel Fernandes assumiu o comando do 56º Comando de Tropas (Aerotransportado) da Guarda Nacional do Exército de Rhode Island e concluiu o seu serviço como oficial de Planos e Operações Médicas no HHC em Fort Wadsworth, Staten Island, New York.
Foi mobilizado duas vezes para o Iraque, em 2003 e 2006 como oficial do Corpo de Serviço Médico, em apoio da Operação Liberdade Duradoura. Antes de se retirar de uma carreira de 33 anos na Reserva do Exército dos EUA, o tenente-coronel Emmanuel Fernandes recebeu a Medalha de Serviço Meritório do Exército e a Medalha de Louvor do Exército, entre outras condecorações.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Procurador Peter Neronha chega a acordo para manter abertos os hospitais Roger Williams e Fátima
O procurador-geral de Rhode Island Peter F. Neronha anunciou que o seu gabinete chegou a um acordo com a Prospect Medical Holdings, Inc. para financiar as operações do Roger Williams Medical Center e do Hospital Nossa Senhora de Fátima até ao final de novembro.
Neronha concordou em fornecer à Prospect acesso até 3 milhões de dólares dos cerca de 51 milhões de dólares do Fundo Hospitalar para cobrir as perdas operacionais previstas durante o mês de novembro, enquanto as partes avaliam um comprador alternativo para estas instalações.
“Manter o acesso aos cuidados de saúde é fundamental para as comunidades servidas pelo Roger Williams e pelo Hospital Nossa Senhora de Fátima, bem como para todo o nosso sistema de saúde estadual”, afirmou Peter Neronha. “Esta solução de financiamento temporário irá garantir que, até à transferência dos hospitais para uma nova administração, os doentes continuem a receber cuidados dos dedicados profissionais de saúde de ambas as unidades. Mas não se deixem enganar: o tempo é essencial e estes hospitais não sobreviverão sem uma ação rápida. Os residentes de Rhode Island contam com estes hospitais para cuidados que salvam vidas, e o Gabinete está empenhado em mantê-los abertos”.
Este acordo segue-se a uma moção apresentada pela Prospect dia 30 de outubro procurando transferir os hospitais para o estado de Rhode Island ou fechá-los até ao f inal do ano. A 7 de novembro de 2025, o Gabinete do procurador-geral e a Prospect anunciaram o acordo de financiamento de curto prazo.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Dois adolescentes mortos num acidente de viação em New Bedford
Autoridades identificaram os dois adolescentes mortos num acidente de viação na estrada 140 em New Bedford às primeiras horas do dia 1 de novembro.
O gabinete do procurador distrital do condado de Bristol anunciou que Gabriel Bertolino Sequeira, 17 anos, de West Yarmouth, e Anne Urbanski Santos de Carvalho, 15 anos, de Dartmouth, morreram no acidente que ocorreu ao quilómetro 2,1 por volta das 2h da madrugada.
Os socorristas encontraram danos significativos no lado do passageiro de um Honda Civic cinzento de 2019. O veículo tinha parado numa área arborizada próxima da rodovia e os adolescentes foram projetados.
O jovem de 17 anos, de West Yarmouth, foi encontrado junto ao veículo com ferimentos graves e foi declarado morto no local.
A jovem de 15 anos também estava junto ao veículo com ferimentos que ameaçavam a sua vida. Foi levada para um hospital local, onde foi declarada morta pouco tempo depois.
O condutor do veículo, um jovem de 18 anos de Dartmouth, foi levado para um hospital local com ferimentos que não representavam risco de vida.
Entretanto, uma igreja do Cape Cod criou uma campanha de angariação de fundos no GoFundMe para a família de Gabriel Bertolino Sequeira concretizar os últimos desejos do jovem, ser sepultado na sua cidade natal, Ponta Grossa, no Brasil.
Os jovens regressavam de uma festa quando o condutor perdeu o controlo do veículo. O acidente está a ser investigado pela Polícia Estadual de Massachusetts.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Bristol County Savings Bank atribui 100.000 dólares para combater crise de insegurança alimentar
O Bristol County Savings Bank , através da sua fundação, concedeu verbas no total de 100 mil dólares a quatro organizações sem fins lucrativos da região, em resposta à crise de insegurança alimentar agravada pela paralisação do governo dos EUA.
Desde 1996, o BCSB atribuiu cerca de 36 milhões de dólares a centenas de organizações sem f ins lucrativos. Só em 2024, a fundação concedeu um valor recorde de 2,9 milhões de dólares a diversas organizações 501(c)(3).
O BCSB identificou a United Way of Massachusetts Bay (Taunton-Attleboro), a United Way of Greater New Bedford, a United Way of Great Fall River e o Rhode Island Community Food Bank em Providence como beneficiários das doações de 25.000 dólares. Os fundos serão utilizados para a compra e distribuição de alimentos a famílias carenciadas da região.
“A paralisação do governo federal agravou a crise de insegurança alimentar, em parte devido à incerteza em relação ao f inanciamento do programa SNAP”, disse John Silva, presidente e CEO do Bristol County Savings Bank e presidente da Fundação Beneficente Bristol County Savings. “Precisamos de nos unir como comunidade, com as nossas agências parceiras, e fazer a nossa parte para garantir que nenhuma família da região vai dormir com fome”.
Silva acrescentou que o Banco também irá alargar as oportunidades para os seus funcionários fazerem trabalho voluntário em centros de distribuição de alimentos e despensas locais, e planeia oferecer as suas agências como pontos de recolha para que os seus clientes entreguem donativos de alimentos.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Concerto de Natal no Auditório Durfee Nagle
O 7º Concerto Anual de Natal terá lugar na sexta-feira, 19 de dezembro, no Auditório Durfee Nagle, em Fall River. As portas abrem às 18h30 e o espetáculo começa às 19h30. A programação deste ano conta com duas atrações: Mary McAvoy, favorita local e participante da 26ª temporada do The Voice, e Sons of Serendip, finalistas do America’s Got Talent, conhecidos pelo seu som emocionante e comovente.
Os bilhetes custam apenas $10 e podem ser adquiridos online ou pessoalmente no Gabinete do Mayor.
Cada dólar angariado será destinado à Campanha de Brinquedos da Law Enforcement Assisting Families (LEAF), ajudando a garantir que as crianças da região de Fall River tenham um Natal mais alegre e feliz.





0 Comments