Notícias, Comunidades Ⅱ

by | Jan 7, 2026 | Notícias das comunidades

 

Universidade Brown em Providence reforça segurança

Hugh T. Clements Jr., antigo chefe do Departamento da Polícia de Providence, iniciou funções como vice-presidente interino de segurança pública da Universidade Brown e escreveu à comunidade universitária sobre as medidas para criar um campus seguro e protegido, definido pela preparação, vigilância e cuidado mútuo. “O que aconteceu no dia 13 de dezembro nunca se deve repetir – na Brown ou em qualquer outro lugar – e devemos enfrentar este imperativo para a nossa comunidade com firmeza e determinação”, escreveu Clements referindo-se ao trágico tiroteio de 13 de dezembro em que dois estudantes da Brown foram mortos (Mukhammad Aziz Umurzokow e Ella Cook) e nove ficaram feridos.

Clements descreveu ações para manter uma presença elevada e visível de segurança pública no campus até ao semestre da primavera de 2026.

Entretanto, o tiroteio continua sendo investigado pela polícia de Providemce, polícia estadual e FBI, mas pouco há acrescentar ao que já se sabe.

No dia 13 de dezembro, por volta das 4h da tarde, o português Cláudio Manuel Neves Valente, 48 anos e residente em Miami, Flórida, entrou mascarado pelas traseiras do Auditório Tanner, da Brown, e abriu fogo contra estudantes numa sessão de estudo.

Disparou 44 tiros, 29 no auditório e 15 no corredor, antes de sair pela porta, meter-se no carro e conduzir até à zona de Boston, onde, no dia 15 de dezembro, por volta das 9h da noite, mataria o português Nuno Filipe Gomes Loureiro, 47 anos, professor do Massachusetts Institute of Technology de Cambridge.

Loureiro foi morto à porta do seu apartamento em Brookline, onde vivia com a mulher e três filhas. O homicída bateu à porta e, quando Loureiro abriu, abateu-o com três tiros.

Cláudio Neves Valente seguiu depois no carro para Salem, New Hampshire, onde alugara uma arrecadação num armazém e, na madrugada do dia 16 de dezembro, suicidou-se com um tiro na cabeça.

Nessa altura, a polícia já tinha conseguido identificar o atirador através do carro que tinha alugado e conhecia alguns dos seus movimentos nos últimos dias, apurando que alugou o carro e foi visto nas proximidades da Brown várias vezes até ao dia do tiroteio, sempre com máscara no rosto. A grande pista surgiu quando um sem-abrigo que se cruzou com o suspeito e forneceu à polícia a descrição do carro.

A polícia usou câmaras de leitura de matrículas da Flock para obter a matrícula do carro, descobriu que tinha sido alugado em Boston a 1 de dezembro, e obteve o nome e a fotografia de Neves Valente na empresa de aluguer de automóveis.

Conhecida a identidade do suspeito veio a saber-se que Cláudio e Nuno Loureiro tinham sido colegas no Instituto Superior Técnico de Lisboa no curso de Física Tecnológica entre 1995 e 2000, embora com diferentes anos de conclusão do curso, com Loureiro tendo concluído antes de Valente.

Cláudio Valente também frequentou a Brown entre 2000 e 2001 num programa de mestrado com doutoramento em Física, tendo abandonado formalmente o curso em 2003.

Desistindo da licenciatura na Brown, Cláudio regressou a Portugal e trabalhou alguns anos como informático para a Portugal Telecom, mas em 2017 regressou aos Estados Unidos com visto de imigrante e a sua última morada conhecida era em Miami, mas a polícia ainda procura descobrir o que é que ele fazia, sabendo-se que nunca contatou a mãe residente em Portugal.

Tudo indica que Cláudio não casou e não teve filhos para viver a sua raiva pelo sucesso dos outros e o seu ódio à universidade que tinha frequentado, mas mesmo assim os investigadores pretendem saber o que foi a sua vida nos EUA.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Homem acusado de despejo ilegal de lixo

Um homem de Woonsocket enfrenta acusações de deposição ilegal de lixo após ter sido encontrado estacionado numa área arborizada.

Um polícia viu atividade suspeita em torno de uma carrinha de caixa aberta estacionada na Wilson Road, e viu um homem sair da carrinha e caminhar em direção a uma área arborizada. Quando o polícia se aproximou, o homem da carrinha fugiu, mas foi mais tarde detido na Pond Hill Drive. O homem foi identificado como Kyle Correia, 30 anos. A caixa da carrinha de Correia continha entulho de construção e num local de deposição ilegal de lixo próximo. Correia foi detido e acusado de conduzir sem carta, sem seguro, invasão de propriedade e deposição ilegal de lixo.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Reunião preparativa do Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas em Rhode Island

Terá lugar quinta-feira, 15 de janeiro, pelas 7:00 da noite, na sede do Clube Juventude Lusitana, Cumberland, a primeira reunião tendente a dar início aos preparativos para as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e Comunidades Portuguesas em RI.

Como é natural, será este o primeiro encontro da comunidade com vista às celebrações, onde são sempre bem aceites novas ideias, desde que sejam direcionadas ao contínuo êxito das celebrações do Dia de Portugal em Rhode Island.

Segundo o comunicado tornado público a ordem de trabalhos será:

– Apresentação do relatório e atualizacão da Comissão Executiva 2025.

– Apresentação dos recipiendários das bolsas de estudo 2025.

– Tomada de posse da Comissão Executiva 2026.

– Apresentação da programação para 2026.

Como já vem sendo habitual, esta reunião está aberta às organizações, mola real do êxito das celebrações. Associações culturais, empresas e todo aquele que queira dar o seu contributo às celebrações.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Aumento do salário mínimo em 19 estados, entre os quais RI

Em 1 de janeiro de 2026, 19 estados dos EUA aumentaram o salário mínimo seguindo leis aprovadas anteriormente ou mecanismos automáticos de correção pela inflação e aprofundando as diferenças salariais entre os estados americanos.

Washington continua com o salário mínimo estadual mais alto do país, acima de $17 por hora, enquanto Califórnia e New York também mantêm pisos acima de $15, pressionados pelo alto custo de vida.

Texas, por outro lado, continuará adotando o salário mínimo federal de $7.25, congelado desde 2009, mesmo com o aumento dos preços e o crescimento populacional em grandes cidades como Austin e Dallas.

Na Flórida, o aumento segue um calendário próprio. O salário mínimo sobe para $15 por hora em 30 de setembro de 2026, concluindo o plano de reajustes graduais aprovado por eleitores em 2020.

Vejamos os aumentos em cinco estados onde residem numerosas comunidades portuguesas.

Em Rhode Island, o salário mínimo aumentou para $16 por hora em 1 de janeiro de 2026, e depois para $17 em 2027, conforme legislação sancionada pelo governador McKee em 2025, com o objetivo de atingir $18 até 2028 e $20 até 2030.

Em Connecticut, o salário mínimo aumenta de $16.35 para $16.94 por hora devido a uma lei estadual que vincula o salário aos índices económicos, especificamente o Employment Cost Index (Índice de Custo de Emprego). Este ajuste anual automático garante que o salário mínimo se mantenha atualizado com o custo de vida, refletindo um aumento de 3.6% com base em dados de junho de 2025.

Em New Jersey, o salário mínimo aumenta para $15.92 por hora, um acréscimo de $0.43. Para trabalhadores de pequenas empresas e sazonais, o salário sobe para $15.23, enquanto trabalhadores agrícolas passam a receber $14.20/hora.

Em New York, o salário mínimo aumenta para $17/hora na cidade de New York, condado de Westchester e Long Island, e para $16/hora no restante estado, com aumentos futuros a partir de 2027 indexados à inflação.

Na Califórnia, o salário mínimo estadual aumenta de $16.50 para $16.80. Com este aumento, os trabalhadores assalariados na Califórnia passam a ganhar $70.300 por ano.

Qual o salário mínimo que uma família média deve ganhar em 2026 para manter um nível de vida confortável face à inflação? Segundo os especialistas, uma família precisa ganhar entre $80.000 e $90.000 por ano para cobrir as despesas essenciais sem cair em dívidas constantes.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Casal de Rhode Island detido por assaltos em Massachusetts

Um casal residente em Rhode Island foi detido em Massachusetts por assalto à mão armada em várias localidades.

A polícia de Duxbury foi chamada a investigar o assalto a um homem que caminhava na rua quando junto dele parou um carro conduzido por uma mulher e o homem que a acompanhava abeirou o transeunte ameaçando-o com uma faca e roubou o relógio Apple e o casacão da vítima.

A descrição dos suspeitos correspondia à descrição fornecida pelos departamentos da polícia de Plymouth e Kingston em relação a outros crimes ocorridos no mesmo dia.

Entretanto, a polícia apurou que o carro tinha sido dado como roubado em Rhode Island. Foi dado o alerta e mais tarde a polícia de Pembroke localizou o veículo num posto de combustível e deteve os suspeitos, que foram identificados como Fernando Torres, 37 anos, de Providence, e Victoria Lambert, 29 anos, de Warwick.

Torres foi acusado de assalto à mão armada e agressão com arma perigosa. Lambert foi acusada de cumplicidade.

Dentro do carro foram encontrados vários artigos roubados.

 

0 Comments

Related Articles