FC Porto reage a golo sofrido e bate Estrela da Amadora

by | Dec 15, 2025 | Desporto

 

 

Porto, 15 dez 2025 (Lusa) – O FC Porto venceu hoje o Estrela da Amadora por 3-1, mostrando capacidade de reação ao golo apontado pelo ex-portista Abraham Marcus para levar os três pontos na 14.ª jornada da I Liga de futebol.

 

No Estádio do Dragão, os ‘azuis e brancos’ exibiram-se de forma dominadora e inauguraram o marcador por Samu, de grande penalidade, aos 17 minutos, antes de o extremo nigeriano igualar, aos 60.

 

Francisco Moura, aos 63, e Lopes Cabral, na própria baliza, 10 minutos depois, marcaram os golos que permitiram ao FC Porto manter distâncias na liderança do campeonato, somando a 13.ª vitória na presente edição – apenas cedeu um empate até ao momento, no clássico com o Benfica.

Os comandados de Francesco Farioli seguem invictos, com 40 pontos, mais cinco do que o segundo classifcado, o Sporting, e oito face ao terceiro, o Benfica, enquanto o Estrela da Amadora é 14.º, com 14.

 

Vindos ambos de vitórias nos respetivos desafios anteriores, Farioli apenas trocou Martim Fernandes e Pablo Rosario por Alberto Costa e Alan Varela, face ao encontro europeu com o Malmö (2-1), enquanto João Nuno promoveu a entrada de Alex Sola para o lugar de Jovane Cabral, titular no duelo dos ‘tricolores’ frente ao Arouca (3-1).

 

O FC Porto, embalado pelo seu melhor registo de vitórias no campeonato desde 1939/40, iniciou a partida de forma muito pressionante, perante um Estrela da Amadora remetido ao seu terço defensivo e sem capacidade de sair em contra-ataque.

 

Prontamente os ‘dragões’ criaram várias ocasiões em que o golo não surgiu por ineficácia no momento da finalização, dificuldade frequente nos últimos jogos da equipa portista.

 

Ao terceiro minuto, Pepê, lançado na profundidade por Jakub Kiwior, rematou de primeira para uma defesa difícil de Renan Ribeiro, que fez também uma intervenção atenta para parar a tentativa de Rodrigo Mora, em posição muito favorável, momentos depois.

 

Depois de ver um golo seu ser anulado por fora de jogo, aos oito minutos, Samu seria mesmo o autor do tento inaugural, aos 17, na conversão de uma grande penalidade, após falta imprudente de Bernardo Schappo sobre Alberto Costa.

 

Com um remate potente para o lado direito do guarda-redes estrelista, o avançado internacional espanhol somou o seu terceiro jogo consecutivo a marcar, tendo aberto o marcador em todos eles.

 

Na segunda parte, os ‘azuis e brancos’ mostraram-se mais complacentes – apesar do domínio claro no capítulo da posse de bola, diminuíram os índices de verticalidade, dando um maior fôlego à defensiva contrária.

 

À passagem da hora de jogo, a máxima ‘quem não marca sofre’ veio a aplicar-se, com Abraham Marcus a devolver a igualdade no marcador, respondendo da melhor forma, de cabeça, ao cruzamento de Lopes Cabral, na primeira aproximação de perigo à baliza de Diogo Costa em todo o encontro.

 

A partir daí, os jogadores do FC Porto ‘despertaram’ na urgência de restabelecer a vantagem no marcador.

 

Volvidos apenas três minutos, a equipa portista chegou ao 2-1, na sequência de um pontapé de canto que a equipa do Estrela da Amadora não conseguiu aliviar, terminando com golo de Francisco Moura, depois de vários ressaltos no interior da área.

 

Aos 73 minutos, o líder da I Liga fechou definitivamente as contas, num lance ainda mais confuso do que o anterior, em que Rodrigo Mora ganhou a linha de fundo e fez um cruzamento atrasado, com a bola a sofrer vários desvios, o último dos quais em Lopes Cabral, a quem foi atribuído autogolo.

 

A partir do segundo golo de vantagem, os ‘dragões’ geriram as incidências até ao apito final e o Estrela da Amadora não foi capaz de criar dúvidas quanto ao desfecho.

THYG/JYA // MO

0 Comments

Related Articles