COMENTÁRIO: Benfica e Sporting anulam-se no dérbi lisboeta

by | Dec 5, 2025 | Desporto

 

Lisboa, 05 dez 2025 (Lusa) – Com um golo para cada lado na primeira parte, Benfica e Sporting anularam-se hoje na Luz e empataram 1-1, em jogo da 13.ª jornada da I Liga de futebol, mantendo-se separados por três pontos na classificação.
Os ‘leões’ adiantaram-se ainda numa fase inicial da partida, aos 12 minutos, por intermédio de Pedro Gonçalves, mas os ‘encarnados’ responderam ainda na primeira metade e igualaram aos 27, com um golo de Sudakov.

Se os ‘encarnados’ continuam sem perder no campeonato, ao mesmo tempo averbaram o quarto empate em sete partidas no Estádio da Luz, enquanto os ‘verdes e brancos’ deixaram fugir os primeiros pontos fora do seu reduto na prova. O desfecho do dérbi pode, assim, beneficiar o líder FC Porto, que, em caso de triunfo sobre o Tondela no domingo, ficará com cinco pontos de vantagem sobre os ‘leões’, segundos colocados, e oito face às ‘águias’, terceiras.

No arranque de jogo, o Sporting chamou a si o comando das operações, enquanto o Benfica mostrava-se mais expectante e, quando com bola, a desenvolver mais lentamente e de forma denunciada os seus lances de ataque.

Ainda na fase de estudo das duas equipas, o Sporting quase marcava, ao beneficiar de um erro de Aursnes, que perdeu a bola para Luis Suárez, mas Trubin, com o pé direito, evitou o golo certo.

Com os ‘leões’ a pressionar mais, ao segundo erro infantil, desta vez de Enzo Barrenechea, o Sporting inaugurou o marcador, aos 12 minutos, num lance em que Hjulmand aproveitou a asneira contrária e entregou a bola a Pedro Gonçalves, que, completamente isolado dentro da área, bateu a bola por baixo de Trubin, também ele mal batido no lance.

O primeiro sinal do Benfica surgiu apenas ao minuto 22, num livre apontado por Sudakov, em que a bola saiu muito por cima da baliza ‘leonina’, tendo o Sporting ainda beneficiado de um terceiro erro ‘encarnado’, num lance em que Aursnes perdeu a bola para Maxi Araújo ainda no meio-campo ‘verde e branco’, tendo o uruguaio progredido até à área contrária, mas o remate saiu a rasar o poste.

O golo do empate surgiu aos 27 minutos, num lance em que Ríos entregou a bola em Dedic, tendo este progredido na área e cruzado rasteiro para Sudakov, que, com a baliza à mercê, igualou a contenda. Após o golo, o Benfica foi tomando conta do jogo e fazendo aproximações mais perigosas, embora sem criar um real lance de golo, enquanto o Sporting, menos afoito no ataque, espreitou sempre a possibilidade de contra-ataque e podia ter voltado para a frente em cima dos 45, mas Suárez viu a bola ser cortada ‘in extremis’ por Ríos na área benfiquista, quando tinha tudo para marcar.

Embora com ligeiro ascendente do Benfica, o jogo ficou mais ‘morno’ no arranque da segunda parte, tendo o primeiro remate apenas surgido aos 54 minutos, por Dedic, por cima da baliza contrária. Na resposta, aos 60, o Sporting respondeu com um cruzamento de Catamo a que Suárez chegou atrasado, mas, a partir deste momento, o Benfica foi ficando cada vez mais senhor do jogo, criando várias situações próximas da área, mas com remates fracos e denunciados.

Aos 74, um livre de Sudakov, descaído para o lado esquerdo, encontrou Ríos no lado contrário, tendo este de cabeça endossado para o centro da área, onde o compatriota Suárez cortou um lance extremamente perigoso, para, sete minutos depois, num lance rápido de ataque do Benfica, o médio colombiano, na esquina da área, atirar com perigo a rasar a barra.

Apesar de ter ficado a atuar os últimos minutos com menos um, por expulsão de Prestianni, numa decisão muito discutível por parte do ‘juiz’ leiriense António Nobre, o Benfica, que até então revelava-se superior ao Sporting, acabou por segurar o resultado, perante um último assédio contrário.

VR // MO

0 Comments

Related Articles