
Nina Anastácio e Clemente Anastácio. AUGUSTO PESSOA
Nina Anastácio é o exemplo real que se integra neste especial que Portuguese Times dedica às Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra.
A jovem Anastácio foi criada em ambiente de bandeiras, coroas, domingas, terços, missas, procissão de coroação e sopas do Espírito Santo.
Deixou-se contaminar neste ambiente em que o Espírito Santo era relembrado em cada ação, tendo-a iluminado na decisão de nova mordoma das festas do Espírito Santo da igreja de Santo António, prestes a celebrar 100 anos de existência.
“Desde tenra idade fui abençoada por fazer parte de uma comunidade que nos eleva e nos encoraja a crescer nas melhores versões de nós mesmos. Estar aqui hoje, no salão da igreja de Santo António em Pawtucket é um reflexo desse amor e apoio e sou verdadeiramente grata”, sublinha Nina Anastácio, acrescentando em seguida:
“As nossas tradições são o coração da nossa comunidade, lembrando-nos quem somos e de onde viemos, pelo que é importante que continuemos a transmiti-las à próxima geração com orgulho e cuidado… Sinto-me abençoada pelo Espírito Santo por ter esta oportunidade de retribuir à comunidade que me criou, me ensinou e ajudou a moldar a minha fé e valores. Este papel não é apenas uma honra, é uma forma de servir e agradecer.
A todos os mordomos do passado – obrigado por pavimentar o caminho. A vossa dedicação manteve viva estas tradições.
Um agradecimento especial à família Ponceano, especialmente Fátima e Stephanie. Lideraram este ano, com graça, amor e força. Aprendi muito e vou valorizar tudo quanto fizemos”, afirma Nina, que não esqueço o padre Nuno Rodrigues.
“Ao nosso pároco Nuno Rodrigues obrigado por me confiar este papel. Estou ansiosa por poder trabalhar a seu lado. A liderança do padre Nuno Rodrigues significa muito para a nossa igreja e nossa comunidade. Saiba que é amado e respeitado”, reafirma Nina, que destaca os avós:
“Sempre orei para que os dois estivessem aqui para ver este momento. Agradeço ao Espírito Santo que isso acontecesse. Este é um momento que guardarei para sempre. Ambos significam para mim do que jamais saberão e espero deixá-los orgulhosos”.
Nina Anastácio é a mordoma da Irmandade do Espírito Santo da igreja de Santo António em Pawtucket para 2026.
Esta escolha anual acontece após o serviço das Sopas do Espírito Santo.
Neste caso específico, ligada a um nome incontornável nas festas da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, não só junto da igreja de Santo António em Pawtucket como das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra em Fall River. Seu avô, Clemente Anastácio, foi um dos fundadores da Irmandade do Espírito Santo da igreja de Santo António em Pawtucket, a 27 de fevereiro de 1977.
“Quero cumprir a promessa ao Espírito Santo e continuar a tradição que me ensinaram”.
De referir ainda que Clemente Anastácio fez parte do “triunvirato” Victor Satos, Francisco Santos, Clemente Anastácio que satisfazendo o pedido de Heitor Sousa dotaram as Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra de um cortejo etnográfico capaz de mobilizar centenas de figurantes e milhares a viver os costumes e as tradições entre o parque das Portas da Cidade e o Kennedy Park.
Nina Anastácio é o fruto desta devoção ao Espírito Santo a quem foi apresentada pelo avô e que seguiu os passos na direção da igreja de Santo António em Pawtucket, onde tem desenvolvido um trabalho meritório sob as diretrizes do ativo padre Nuno Rodrigues, que tem sabido captar as novas gerações no apoio à sua igreja e ao seu apostolado.




0 Comments