Almanaque, 27 de jan 2026

by | Jan 27, 2026 | Noticias de Portugal

 

Lisboa, 27 jan 2026 (Lusa) – Hoje é terça-feira, 27 de janeiro, vigésimo sétimo dia do ano, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto ou Dia da Shoah. Faltam 339 dias para o final de 2026.

Este dia é dedicado a Santo Henrique de Ossó Y Cervelló, fundador da Companhia de Santa Teresa de Jesus, e ao Beato Jorge Matulaitis-Matulewicz, Arcebispo, restaurador dos Clérigos Regulares Marianos e fundador das Irmãs da Imaculada Conceição e das Escravas de Jesus Eucarístico.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a fase plena. Lua cheia, dia 01 de fevereiro, às 22:09.

O Sol nasce às 07:47 e o ocaso regista-se às 17:52.

No porto de Lisboa, a baixa-mar verifica-se às 02:44 e às 15:24, a preia-mar, às 09:20 e às 22:04.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Aquário, destacando-se o compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756), o compositor francês Edouard Lalo (1823), o escritor inglês Lewis Carroll (1832), o compositor norte-americano Jerome Kern (1885) e o bailarino de origem soviética Mikhail Baryshinikov (1945).

 

Nesta data, em 1668, as Cortes de Lisboa nomeavam D. Pedro, irmão de Afonso VI, regente e sucessor da Coroa.

Em 1901, morria, aos 88 anos, em Milão, Itália, o compositor Giuseppe Verdi.

Em 1944, na II Guerra Mundial, as forças nazis eram expulsas da cidade soviética de Leninegrado.

Em 1956, a RDA aderia ao Pacto de Varsóvia.

Em 1967, três astronautas norte-americanos morriam quando testavam a cápsula Apollo-1, na rampa de lançamento.

Em 1973, eram assinados, em Paris, os acordos que punham termo à guerra do Vietname.

Em 1981, morria, aos 76 anos, Silva Pais, último diretor da PIDE- DGS, a polícia política do regime ditatorial do Estado Novo.

Em 1984, o Parlamento português aprovava o projeto de lei do PS que definiu as circunstâncias de despenalização do aborto.

Em 1990, o Papa João Paulo II visitava a Guiné-Bissau.

Em 1994, a Assembleia da República apoiava por unanimidade a candidatura do Bispo de Timor, Ximenes Belo, a Prémio Nobel da Paz.

Um Tribunal de Milão decidia julgar por corrupção o antigo primeiro-ministro italiano e ex-secretário-geral do Partido Socialista, Bettino Craxi.

Em 1997, eleições presidenciais e parlamentares na Tchechénia davam a vitória a Aslan Maskhadov, antigo chefe do estado-maior dos guerrilheiros independentistas.

Em 1999, a Indonésia admitia, pela primeira vez, considerar a independência de Timor-Leste.

Em 2001, Marta Godinho, do JOMA, batia, em Espinho, o recorde nacional feminino do salto em comprimento em pista coberta, com a marca de 6,34 metros.

Em 2003, o Parlamento Sérvio aprovava a Carta Constitucional do futuro Estado da Sérvia-Montenegro.

Em 2004, a Organização Mundial de Saúde e a FAO alertavam para a possibilidade de a gripe das aves representar uma grave ameaça à saúde humana e dar origem a uma pandemia (epidemia mundial).

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, rejeitava o envio de “capacetes azuis” para o Iraque mas admitia a possível constituição de uma “missão” para as futuras eleições no país.

Em 2005, a Associação Internacional de Críticos de Arte distingue Helena Almeida nas artes plásticas e Ruy Athouguia na arquitetura.

Eram assinalados os 60 anos da libertação do campo de extermínio de Auschwitz, para que “o mundo que não esqueça” o Holocausto Nazi.

Em 2006, era apresentado o Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa, Simplex, instrumento do plano de reforma da administração, do Governo português.

Morria, aos 76 anos, Orlando da Costa, romancista e poeta.

Em 2007, o documentário “Cartas a uma Ditadura”, realizado por Inês Medeiros, era galardoado com o FIPA de Prata do Festival Internacional de Programas Audiovisuais em Biarritz, França.

Morria, aos 82 anos, Cláudio Guillén, escritor francês, especialista em Literatura Comparada.

Em 2008, o senador democrata Barack Obama vencia as primárias da Carolina do Sul por uma grande diferença sobre a sua principal adversária, Hillary Clinton.

Morria, aos 86 anos, o antigo ditador indonésio Suharto, num hospital de Jacarta.

Em 2009, decorria a primeira audição de Dias Loureiro na Comissão Parlamentar de Inquérito ao Caso BPN, enquanto a Polícia Judiciária realizava buscas às instalações do Banco Privado Português, em Lisboa e no Porto.

Morria, aos 76 anos, John Updike, escritor norte-americano, permanente candidato ao Nobel da Literatura, autor de “Corre, Coelho, Corre” e “As Bruxas de Eastwick”.

Em 2013, morria, aos 75 anos, Jaime Neves, general que chefiou o Regimento de Comandos no golpe militar de 25 de novembro de 1975.

Em 2014, morria, aos 94 anos, Pete Seeger, cantor e compositor considerado como uma das principais figuras de folk e também um ativista dos direitos humanos.

Em 2015, morria, aos 74 anos, Suzana de Moraes, realizadora e atriz, filha de Vinícius de Moraes e mulher da cantora Adriana Calcanhoto.

Morria, aos 84 anos, Manuel Pereira Dias, histórico socialista abrantino e deputado eleito para a Assembleia Constituinte em 1975.

Em 2017, morria, aos 65 anos, Ernesto Vecchio, o primeiro treinador do jogador argentino do FC Barcelona Lionel Messi.

Em 2018, o Sporting conquistava pela primeira vez a Taça da Liga de futebol, ao derrotar nas grandes penalidades o Vitória de Setúbal por 4-3, após 1-1 no tempo regulamentar, em final disputada em Braga.

Morria, aos 99 anos, Edmundo Pedro, militante antifascista, fundador e dirigente histórico do PS.

Em 2020, morria, aos 36 anos, Lina Ben Mhenni, destacada ativista tunisina na revolta popular de 2011 que derrubava o regime de Zine el Abidine Ben Ali.

(Fonte: Informação de dados astronómicos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e do Instituto Hidrográfico)

 

 

0 Comments

Related Articles