Lisboa, 25 jan 2026 (Lusa) – Hoje é domingo, 25 de janeiro, vigésimo quinto dia do ano. Dia Mundial dos Leprosos. Faltam 341 dias para o final de 2026.
Este dia é dedicado à Conversão de São Paulo.
Nos céus, a Lua encontra-se na fase crescente. Quarto crescente, dia 26, às 04:48.
O Sol nasce às 07:48 e o ocaso regista-se às 17:50.
No porto de Lisboa, a baixa-mar verifica-se às 00:42 e às 13:12, a preia-mar, às 07:15 e às 19:45.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Aquário, destacando-se o poeta escocês Robert Burns (1759), o escritor britânico Somerset Maugham (1874), a inglesa Virginia Woolf (1882) e António Ramalho Eanes (1935), antigo Presidente da República Portuguesa.
Nesta data, em 1554, a atual cidade brasileira de S. Paulo era fundada pelo padre Manuel da Nóbrega.
Em 1576, nascia a cidade de Luanda, capital de Angola.
Em 1831, o Parlamento polaco proclamava a independência do país.
Em 1947, morria, aos 48 anos, em Miami, EUA, o gangster Al Capone.
Em 1949, era fundado o COMECON, organização económica do bloco de Leste e, em Israel, realizavam-se as primeiras eleições.
Em 1964, decorria a primeira experiência espacial conjunta soviético/norte-americana, com o lançamento do satélite Echo II.
Em 1971, Charles Mason e três mulheres eram condenados pelo assassínio da atriz Sharon Tate e de outras sete pessoas.
Em 1975, realizava-se o primeiro congresso do CDS.
Em 1984, começava o debate sobre a despenalização do aborto no Parlamento português.
Em 1985, uma explosão de gás na escola secundária do Cartaxo, provocava 17 feridos, seis dos quais em estado grave, uma das alunas viria a morrer dois dias depois.
Em 1989, decorria o enterro do pintor surrealista espanhol Salvador Dali, no Museu de Figueras, Espanha.
Em 1990, João Paulo II chegava a Cabo Verde.
Morria, aos 67 anos, a atriz norte-americana Ava Gardner.
Em 1991, Washington acusava o Iraque de ter provocado, no Golfo, a pior maré negra da história.
Em 1992, Mário Soares chegava a Nova Deli, no início da primeira visita à Índia de um Presidente português.
Em 1993, o futebolista Futre era comprado ao Atlético de Madrid pelo Benfica, por quatro milhões de euros (800 mil contos).
Em 1996, o Conselho da Europa aprovava a entrada da Rússia na organização.
Em 1999, entrava em vigor, em Portugal, a nova Lei de Saúde Mental e Internamento Compulsivo.
Um sismo na Colômbia provocava mais de 800 mortos.
Em 2001, a EDP lançava a oferta pública de aquisição sobre a Hidroelétrica del Cantábrico, num valor próximo de 1200 milhões de euros (240 milhões de contos), que seria travada pelo Governo de Madrid, no dia seguinte.
Em 2003, o Presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, aceitava o acordo de reconciliação para o termo de quatro meses de violência no país.
O português António Gomes Santos, 40 anos, batia o recorde mundial da imobilidade voluntária.
Em 2004, morria, aos 24 anos, o futebolista húngaro Miklos Fehér, vítima de uma paragem cardíaca súbita, durante o encontro Guimarães-Benfica.
A fadista portuguesa Mariza recebia o recém-criado prémio Border Breaker, iniciativa da Comissão Europeia com a Federação Internacional da Indústria Fonográfica.
Em 2005, António Lobo Antunes recebia a Grã-Cruz da Ordem de Santiago e o Prémio Literário Fernando Namora.
José Mourinho era eleito o melhor treinador de futebol do mundo em 2004.
Em 2006, o Hamas, movimento da resistência islâmica, vencia as eleições legislativas nos territórios palestinianos, com maioria absoluta.
Era publicada a primeira encíclica do Papa Bento XVI.
Em 2007, era publicado em Diário da República o despacho que determina o fim da Caixa de Previdência e Abono de Família dos Jornalistas, com efeitos a partir de 01 de janeiro.
Portugal ratificava a Convenção Internacional Contra a Dopagem.
O escritor português José Maria Vieira Mendes vencia a primeira edição do Prémio luso-brasileiro de dramaturgia António José da Silva, com a peça “A minha mulher”.
O matemático luso-brasileiro Marcelo Viana, especialista na área dos Sistemas Dinâmicos, vencia a edição de 2007 do Prémio Universidade de Coimbra.
Morria, aos 38 anos, Paula Castro, coreógrafa e bailarina.
Morria, aos 53 anos, Luís Ribeiro, economista, antigo jornalista, ex-presidente do Público, administrador da Portugal Telecom Investimentos Internacionais.
Em 2008, o Prémio D. Dinis 2008, um dos mais prestigiados galardões literários portugueses, era atribuído ao poeta Manuel Alegre pelo livro “Doze Naus”.
A ópera “Das Märchen”, do compositor português Emmanuel Nunes, que estreava no Teatro Nacional de São Carlos, era transmitida em direto para teatros de todo o continente e ilhas.
Em 2011, o professor e jurista Paulo Pinto de Albuquerque era eleito juiz representante de Portugal no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para um mandato de nove anos.
Morria, aos 91 anos, o sociólogo Daniel Bell, autor de “O Fim da Ideologia” e professor emérito da Universidade de Harvard.
Em 2014, o novo partido +Democracia Participativa (+DP) realizava o primeiro encontro nacional em Lisboa.
Em 2015, morria, aos 68 anos, Demis Roussos, cantor grego.
Em 2016, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vetava o diploma que permitia a adoção por casais do mesmo sexo, tendo igualmente devolvido à Assembleia da República as alterações à lei da interrupção voluntária da gravidez (IVG).
Em 2017, morria, aos 89 anos, Mário Ruivo, biólogo e especialista em oceanografia.
Em 2019, morria, aos 86 anos, Pavla Lidmilová, tradutora checa da literatura portuguesa, agraciada com a Ordem de Infante D. Henrique em Portugal.
Em 2020, o filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, vencia o prémio de Melhor Curta Metragem.
Sérgio Martins vencia a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo filme “Klaus” nos prémios Annie (Annie Award).
Portugal terminava em sexto lugar o Europeu de andebol, naquela que era a melhor classificação de sempre na competição, ao perder por 29-27 frente à Alemanha no jogo de atribuição da quinta posição, em Estocolmo, na Suécia.
Morria, aos 72 anos, Rob Rensenbrink, futebolista internacional holandês, “estrela” do clube belga Anderlecht na década de 1970.
Em 2021, uma equipa internacional de astrónomos, incluindo portugueses, descobria um sistema formado por seis planetas que desafia as teorias de formação e evolução planetária.
Em 2022, morria, aos 75 anos, Wim Jansen, ex-futebolista internacional neerlandês, integrava a seleção conhecida como a laranja mecânica.
Em 2023, a Alemanha autorizava o envio de carros de combate Leopard 2 de fabrico alemão para os militares ucranianos combaterem a invasão russa e aprova os pedidos de outros países no mesmo sentido.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciava o envio de 31 tanques Abrams para a Ucrânia, numa comunicação em que garantia que os aliados “estão totalmente unidos” para ajudar Kiev.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pedia aos aliados ocidentais o envio de mísseis de longo alcance e aviões de combate, após o aval da Alemanha e Estados Unidos ao envio de tanques pesados para as forças armadas de Kiev.
Em 2024, o Tribunal da Relação de Lisboa decidia que Carlos Santos Silva, empresário e amigo de José Sócrates, vai ser julgado por 23 crimes, dois de corrupção, 14 de branqueamento de capitais e sete de fraude fiscal, que o ex-banqueiro Ricardo Salgado vai ser julgado por três crimes de corrupção e oito crimes de branqueamento e que o ex-primeiro-ministro José Sócrates vai ser julgado por corrupção passiva.
Em 2025, morria, aos 73 anos, Drazen Dalipagic, lenda do basquetebol jugoslavo.
(Fonte: Informação de dados astronómicos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e do Instituto Hidrográfico)






0 Comments