Como vimos na edição anterior, os 19 municípios da Região Autónoma dos Açores celebraram 104 acordos de geminação com comunidades locais de 13 países, incluindo as três maiores nações de acolhimento da diáspora açoriana: Estados Unidos da América (38), Brasil (17) e Canadá (4).
Mais de uma centena de geminações municipais demonstra a certeza do caminho percorrido e a perspetiva de passos futuros para a crescente afirmação e a promissora dinamização das nossas relações exteriores – uma missão estratégica de todos os poderes, sejam de âmbito nacional, regional ou local.
A grande maioria dos acordos de geminação que foram celebrados pelas câmaras municipais dos Açores refere-se a cidades representativas da emigração açoriana na América do Norte e na América do Sul.
Aqui fica o interessante registo atual a inspirar um possível alargamento futuro.
Nos Estados Unidos da América:
Em Massachusetts, Cambridge está geminada com Praia da Vitória e Vila Franca do Campo; Dartmouth com Lagoa, Povoação e Nordeste; Fairhaven com Lagoa; Fall River com Ponta Delgada, Ribeira Grande, Lagoa, Vila Franca do Campo, Povoação e Nordeste; Hudson com Vila do Porto; New Bedford com Horta e Lagoa; Peabody com Santa Cruz da Graciosa; Rehoboth com Lagoa; Somerville com Vila Franca do Campo, Ribeira Grande e Nordeste; Stoughton com Santa Cruz das Flores; e Taunton com Angra do Heroísmo e Lagoa.
Em Rhode Island, Bristol está geminada com Lagoa; East Providence com Ribeira Grande e Vila Franca do Campo; Newport com Ponta Delgada; e Pawtucket com São Roque do Pico.
Na Califórnia, Artesia com Angra do Heroísmo; Freemont com Horta; Gilroy com Angra do Heroísmo; Gustine com Angra do Heroísmo; San Leandro com Ponta Delgada; Tracy com Velas de São Jorge; Tulare com Angra do Heroísmo; Turlock com Corvo; e Watsonville com Velas de São Jorge.
No Havai, Kauaí é cidade-irmã de Ponta Delgada.
No Canadá:
No Ontário, Brampton é cidade-irmã da Ribeira Grande e Cambridge de Vila do Porto.
No Quebeque, Saint Thérese encontra-se geminada com Lagoa e Laval com Ribeira Grande.
No Brasil:
Em Santa Catarina, Bombinhas está geminada com Lajes do Pico; Florianópolis com Angra do Heroísmo, Ponta Delgada, Praia da Vitória e Velas de São Jorge; Governador Celso Ramos com Santa Cruz da Graciosa; Içara com Lajes das Flores; São Francisco do Sul com São Roque do Pico; e São José com Praia da Vitória.
No Rio Grande do Sul, General Câmara está geminada com São Roque do Pico; Gramado com Angra do Heroísmo; Gravataí com Horta; e Porto Alegre com Horta e Ribeira Grande.
Na Baia, Salvador é cidade-irmã de Angra do Heroísmo.
No Espírito Santo, Viana é cidade-irmã da Ribeira Grande.
Em Minas Gerais, Resende Costa está geminada com Vila do Porto.
Para além destes três grandes destinos históricos da emigração açoriana (Brasil, Estados Unidos da América e Canadá), a República de Cabo Verde, arquipélago como os Açores no espaço comum da Macaronésia, regista 12 geminações com municípios açorianos.
Na ilha de Santiago, Praia está geminada com Ponta Delgada; Ribeira Grande com Angra do Heroísmo e Ribeira Grande; Santa Cruz com Lagoa e Praia da Vitória; São Domingos com Madalena do Pico; e Tarrafal com Povoação.
Na ilha de Santo Antão, Porto Novo é cidade-irmã de Angra do Heroísmo, Madalena do Pico e Ribeira Grande.
Na ilha de São Vicente, a cidade de São Vicente está geminada com Angra do Heroísmo.
Na ilha do Sal, a cidade do Sal está geminada com Velas de São Jorge.
Os municípios açorianos têm ainda nove geminações internacionais com nove cidades da Europa, América, África e Ásia:
Na Bulgária, Pleven com Ponta Delgada.
Na China, Jining (Shandong) com Angra do Heroísmo.
Na Colômbia, Cartagena das Índias com Angra do Heroísmo.
Na Espanha, Betancuria (Canária) com Lajes do Pico e Cangas (Galiza) com Lajes do Pico.
Na Itália, Cappannori (Toscana) com Povoação.
No Japão, Uji (Quioto) com Ribeira Grande.
Em São Tomé e Príncipe, Caué (Angolares) com Ponta Delgada.
No Uruguai, San Carlos (Maldonado) com Praia da Vitória.
São dezenas de cidades em quatro continentes que, por via de acordos de geminação com municípios açorianos, ajudam a afirmar os Açores no Mundo.
José Andrade, Diretor Regional das Comunidades do Governo da Região Autónoma dos Açores





0 Comments