Almanaque, 29 jan 2026

by | Jan 29, 2026 | Noticias de Portugal

 

Lisboa, 29 jan 2026 (Lusa) – Hoje é quinta-feira, 29 de janeiro, vigésimo nono dia do ano e Dia Mundial do Puzzle. Faltam 337 dias para o final de 2026.

Este dia é dedicado à Beata Boleslava Maria Lament, fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias da Sagrada Família, e a São Julião e Santa Basilissa, mártires.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a fase plena. Lua cheia, dia 01 de fevereiro, às 22:09.

O Sol nasce às 07:45 e o ocaso regista-se às 17:55.

No porto de Lisboa, a baixa-mar verifica-se às 05:35 e às 18:04, a preia-mar, às 12:08.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Aquário, destacando-se o filósofo sueco Emanuel Swedenborg (1688), o autor inglês Thomas Paine (1737), o compositor francês Daniel Auber (1782), o compositor inglês Frederick Delius (1863), os atores norte-americanos W. C. Fields (1880) e John Forsythe (1918), o músico de “blues” Leadbelly (1886), o compositor italiano Luigi Nono (1924), a feminista Germaine Greer (1939), o modelo Pixie (1979) e o músico Johnny Lang (1981).

Nesta data, em 1505, morria Frei Miguel Contreiras, confessor da rainha D. Leonor e seu aliado na fundação da Misericórdia de Lisboa.

Em 1801, a França e a Espanha impunham um “ultimatum” a Portugal, exigindo o termo da Aliança com a Inglaterra.

Em 1825, era fundada a Faculdade de Medicina do Porto.

Em 1921, morria o poeta Gomes Leal.

Em 1924, era oficializada a Liga dos Combatentes.

Em 1945, era lançado o trissemanário desportivo “A Bola”.

Em 1949, o Reino Unido reconhecia, “de facto”, o estado de Israel.

Em 1975, morria o cineasta e pintor português Manuel de Guimarães.

Em 1976, a URSS anunciava que estava disposta a aceitar um acordo político sobre a questão angolana.

Em 1978, era fundada a União de Esquerda para a Democracia Socialista (UEDS).

Em 1985, um delegado do Ministério Público pedia, em Varsóvia, a pena de morte para o capitão da polícia secreta Grzegorz Piotrowski, acusado de ter organizado e dirigido o rapto e assassínio do padre Popieluszko.

Em 1989, a estação interplanetária Phobos entrava na órbita do planeta Marte.

Em 1990, várias toneladas de cloro eram libertadas para a atmosfera, quando um camião-cisterna efetuava uma descarga, em Constância.

Em 1991, o Iraque apelava à “guerra santa” contra os “inimigos do Islão”.

Em 1992, o dirigente russo Boris Ieltsine defendia a eliminação de todas as armas de destruição maciça, incluindo as nucleares, existentes no mundo, assegurando que a Rússia estava pronta a fazê-lo.

Em 1993, o Presidente norte-americano, Bill Clinton, anulava a lei que impedia a entrada de homossexuais no exército dos EUA.

Em 1996, o Gran Teatro La Fenice, em Veneza, Itália, era destruído por um incêndio

O Presidente francês, Jacques Chirac, anunciava o fim dos testes nucleares franceses.

Em 2001, os Baltimore Ravens ganhavam, pela primeira vez, a Super Bowl norte-americana, vencendo os New York Giants.

Em 2003, a provedora da Casa Pia de Lisboa, Catalina Pestana, depunha perante a Comissão Parlamentar de Direitos, Liberdades e Garantias, sobre o processo, em investigação, relativo a acusações de práticas de abuso sexual de menores, à guarda da instituição.

Em 2004, o ator e encenador Jorge Silva Melo recusava o Prémio Almada para teatro, atribuído pelo Instituto das Artes.

A escritora Agustina Bessa-Luís recebia o Prémio Vergílio Ferreira, da Universidade de Évora.

Em 2005, um incêndio destruía grande parte dos arquivos do Liceu Camões, em Lisboa.

Em 2006, uma vaga de frio provocava a queda de neve em Lisboa, pela primeira vez em 52 anos.

Em 2007, era publicado em Diário da República o decreto-lei que obriga as empresas que façam obras a entregar o IVA diretamente ao estado e não ao empreiteiro.

O parlamento israelita aprovava a nomeação de Ghaleb Majadleh para o cargo de ministro sem pasta, o primeiro árabe israelita muçulmano a integrar o governo de Telavive.

Em 2008, o primeiro-ministro anunciava a substituição, a seu pedido, dos ministros da Saúde e da Cultura e do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, numa remodelação acolhida com fortes críticas à ação de Correia de Campos e a Isabel Pires de Lima.

Ana Jorge é a nova ministra da Saúde e José António Pinto Ribeiro fica com a pasta da Cultura.

A PT Multimédia anunciava a mudança do nome comercial para ZON, reforçando assim o seu posicionamento enquanto concorrente direta da Portugal Telecom.

A Eslovénia, que detinha a presidência rotativa da União Europeia, ratificava, por votação parlamentar, o Tratado de Lisboa, que substitui o projeto de Constituição europeu e tornava-se, depois da Hungria, o segundo dos 27 Estados membros a ratificar este texto.

Pela primeira vez, as mulheres da GNR integravam uma missão internacional em Timor-Leste.

Em 2012, morria, com 93 anos, Oscar Luigi Scalfaro, Presidente da República de Itália de 1992 a 1999.

Morria Camilla Williams, soprano norte-americana e primeira cantora negra de ópera a atuar com uma companhia nos Estados Unidos. Tinha 92 anos.

Em 2013, o primeiro visto dourado era atribuído ao investidor indiano Nesamani Maran Muthu pelo vice-primeiro-ministro Paulo Portas, em Lisboa.

Morria Lawrence “Butch” Morris, maestro e compositor norte-americano considerado o criador do método de “improvisação dirigida”. Tinha 65 anos.

Em 2014, a Fundação José Saramago anunciava que a obra do escritor português José Saramago, Nobel da Literatura, passaria a ser publicada pela Porto Editora.

Em 2015, morria, com 77 anos, Colleen McCullough, escritora australiana, autora do romance “Pássaros feridos”. Morria, com 60 anos, José da Ponte, músico que fez parte da direção da Sociedade Portuguesa de Autores.

Em 2016, morria Jacques Rivette, realizador francês que ganhou o Grande Prémio do festival de cinema de Cannes com o filme “La Belle Noiseuse”. Tinha 87 anos.

Em 2017, o Moreirense conquistava a sua primeira Taça da Liga de futebol, ao bater na final, disputada no Estádio Algarve, o Sporting de Braga por 1-0.

Morria, aos 74 anos, Armando Lacerda, médico, sócio e vice-presidente da assembleia-geral do Sporting Clube de Portugal.

Em 2019, o Governo brasileiro ordenava a inspeção de todas as barragens de mineração no país depois da rutura de uma barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, no estado de Minas Gerais, que provocou 65 mortos e 279 desaparecidos.

Em 2020, o Parlamento Europeu aprovava, em Bruxelas, o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia, a última formalidade que faltava para que o ‘Brexit’ se concretize a 31 de janeiro.

Morria, aos 71 anos, Manuel Resende, engenheiro, jornalista, tradutor, escritor e poeta, autor de “Em Qualquer Lugar” (1998) e “O Mundo Clamoroso, Ainda” (2004).

Em 2021 – O parlamento aprovava a despenalização da morte medicamente assistida, com os votos de grande parte da bancada do PS, do BE, PAN, PEV, Iniciativa Liberal e 14 deputados do PSD e votos contra do CDS-PP, Chega e PCP.

A Agência Europeia do Medicamento autorizava a utilização da vacina da farmacêutica AstraZeneca contra a covid-19 na União Europeia, a terceira vacina a ser aprovada pelo regular europeu, apropriada para todos os adultos.

Morria, aos 76 anos, Calane da Silva, jornalista e escritor moçambicano. Em 2011 recebeu o Prémio José Craveirinha, o maior galardão literário moçambicano.

Em 2022, o Sporting conquistava pela quarta vez a Taça da Liga em futebol, ao vencer o Benfica por 2-1, na final da 15.ª edição da prova, em Leiria.

Em 2023, a Dinamarca conquistava o Campeonato do Mundo de andebol pela terceira vez consecutiva, depois de vencer na final a França por 34-29, em jogo disputado em Estocolmo, na Suécia.

A judoca portuguesa Patrícia Sampaio conquistava a medalha de ouro no Grand Prix de Portugal, na categoria de -78 kg, ao vencer na final a ucraniana Yelyzaveta Lytvynenko, por ippon.

Em 2024, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetava os decretos do parlamento sobre escolha de nome próprio neutro e medidas a adotar pelas escolas para a implementação da lei que estabelece a autodeterminação da identidade e expressão de género, “considerando que o decreto não garante um equilíbrio no respeito do essencial princípio da liberdade das pessoas”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgava o novo decreto do parlamento que regula o acesso a metadados de comunicações eletrónicas para fins de investigação criminal, que foi aprovado após um veto por inconstitucionalidade, “considerando que a conservação dos dados de tráfego e de localização fica agora dependente de autorização judicial”.

(Fonte: Informação de dados astronómicos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e do Instituto Hidrográfico)

0 Comments

Related Articles