Vasco Rocha Vieira, o algarvio que foi o último governador do Império

by | Jan 28, 2026 | A Descoberta

 

As imagens que ficaram daquele 19 de dezembro de 1999 mostram o descer da bandeira portuguesa no Palácio da Praia Grande, em Macau, bandeira que, depois de dobrada, foi entregue ao general Vasco Rocha Vieira, que a apertou junto ao coração. Era a despedida de Portugal de Macau, ao fim de mais de quatro séculos de presença, com a cidade a ser devolvida à China. Rocha Vieira naquele momento era não só o último governador de Macau, como também o último governador de um Império iniciado em 1415 com a conquista de Ceuta. Estava terminada a descolonização portuguesa.

Nascido em 1939 em Lagoa, o algarvio Rocha Vieira cedo foi viver para Moçambique, a acompanhar os pais. Em 1950, ingressou no Colégio Militar, em Lisboa, e acabou por seguir uma carreira de armas, licenciando-se ao mesmo tempo em engenharia civil pelo Instituto Superior Técnico. Durante a Guerra do Ultramar, fez uma comissão de serviço em Angola, entre 1965 e 1968. Em 1973, foi destacado para Macau, o seu primeiro contacto com a cidade.

Integrou o Movimento das Forças Armadas, que fez a Revolução de 25 de Abril de 1974. Entre 1976 e 1978 foi chefe do Estado-Maior do Exército.

Nas várias missões que teve durante a década de 1980 destaca-se a de ministro da República para a Região Autónoma dos Açores. 

Foi o presidente Mário Soares quem confiou ao general em 1991 a missão de preparar a transição de Macau para a administração chinesa. Portugal, que se instalou na foz do Rio das Pérolas em 1557 com o acordo da dinastia Ming, negociou com a República Popular da China a devolução do território em 1999. Também a Grã-Bretanha devolveu Hong Kong à China, em 1997.

O último governador de Macau morreu em janeiro de 2025 e foi sepultado na sua Lagoa natal. A Fundação Jorge Álvares, da qual foi fundador e curador, criou agora em sua homenagem o Prémio General Vasco Rocha Vieira – Amizade Portugal-China que visa incentivar o estudo e a investigação das relações entre Portugal e a República Popular da China, através de Macau. E o historiador Alfredo Gomes Dias acaba de publicar o livro  ‘Macau – A Última Transição – Vasco Rocha Vieira (1991-1999)’.

 

* Jornalista do DN. É doutorado em História e autor do livro ‘Encontros e Encontrões de Portugal no mundo’.

 

0 Comments

Related Articles