Sporting de Braga goleia frágil Alverca e sobe ao quarto provisoriamente

by | Jan 25, 2026 | Desporto

 

Braga, 25 jan 2026 (Lusa) – O Sporting de Braga goleou hoje o Alverca por 5-0, na 19.ª jornada da I Liga de futebol, num jogo praticamente de sentido único, que ficou decidido com uma excelente primeira parte dos minhotos.

Vítor Carvalho, com o ‘contributo’ de Sabit, fez o primeiro golo (17 minutos), Zalazar o segundo (23), Pau Victor o terceiro (30), Ricardo Horta, de grande penalidade, o quarto (45), e Fran Navarro fechou a maior goleada dos bracarenses no campeonato na segunda parte (79).

Com esta vitória, o Sporting de Braga assume à condição o quarto lugar, esperando um deslize do Gil Vicente no Estádio do Dragão, diante do líder FC Porto, na segunda-feira.

Sem os defesas centrais Lagerbielke, castigado, e Niakaté, lesionado, o treinador dos minhotos, Carlos Vicens, apostou no reforço Barisic para o ‘onze’ titular, uma das cinco alterações que fez na equipa em relação à que iniciou a partida com o Nottingham Forest, quinta-feira, na Liga Europa (vitória por 1-0).

O Alverca apresentou apenas uma alteração, com Isaac James a surgir na equipa em vez de Chissumba (emprestado pelos bracarenses), mas a turma ribatejana não confirmou de todo o mini-ciclo positivo de duas vitórias seguidas e deixou uma imagem muito pálida em Braga, sem conseguir sequer assustar Hornicek em toda a partida.

O Sporting de Braga começou dominante e, mesmo sem ter criado uma clara ocasião para marcar, colocou-se na frente com um golo feliz de Vítor Carvalho na sequência de um canto.

O agora central brasileiro rematou de primeira, com o pé esquerdo, à entrada da área, mas a bola embateu em Sabit traindo totalmente o guarda-redes André Gomes (17).

Pouco depois, o Sporting de Braga foi letal a aproveitar um mau passe de Lincoln em zona ‘proibida’, com Zalazar a rematar cruzado depois de bom trabalho individual (23) – 15.º golo do internacional uruguaio na época (oitavo no campeonato).

Sete minutos depois, Zalazar tirou da ‘cartola’ um grande passe que Pau Vitor não enjeitou e, com um belo ‘chapéu’, de cabeça, aumentou a contagem (30).

Os minhotos não acabariam a primeira parte sem engordar o marcador, com Ricardo Horta, de penálti, após falta imprudente de Meupiyou sobre Gabri Martínez, a fazer o quarto golo.

Custódio Castro fez três alterações logo na reabertura da segunda parte e, sobretudo, Chiquinho acrescentou alguma agressividade e velocidade que faltou ao ataque ribatejano, mas o Sporting de Braga, num ritmo mais baixo, controlou sempre a partida.

O técnico espanhol aproveitou mesmo para fazer descansar as principais figuras da equipa, as primeiras das quais Zalazar e Ricardo Horta, lançando Diego e Fran Navarro (67).

O Sporting de Braga ainda fez o quinto golo, aos 79 minutos, com Fran Navarro a aproveitar um desentendimento entre os centrais e o seu guarda-redes, e quase fez o sexto, por Gabri Martínez (90+3).

 

 

0 Comments

Related Articles