Braga, 22 jan 2026 (Lusa) – Um autogolo de Ryan Yates deu hoje uma importante vitória ao Sporting de Braga, 1-0, sobre o Nottingham Forest, na sétima jornada da Liga Europa de futebol, ficando muito perto do acesso direto aos oitavos de final.
O único golo surgiu aos 54 minutos, com Ryan Yates a introduzir a bola na própria baliza após jogada de insistência de Ricardo Horta, lance praticamente seguido à grande penalidade desperdiçada pelos ingleses, com Hornicek a brilhar na baliza.
Com este resultado, o Sporting de Braga continua a sua excelente caminhada na Liga Europa, ficando muito perto do acesso direto aos ‘oitavos’, o que só uma sucessão de vários resultados impedirá.
Contudo, pelo menos o ‘play-off’ de acesso a essa fase ficou garantido com o triunfo sobre os ingleses, que partem para a última jornada com essa esperança.
Carlos Vicens operou uma mini revolução na equipa, com seis alterações em relação ao jogo de Tondela (vitória por 1-0), merecendo destaque a titularidade de Diego Rodrigues no meio-campo.
Numa primeira parte muito ‘morna’ de parte a parte, mas com mais iniciativa para os visitantes que criaram o primeiro lance de muito perigo: Gibbs-White, de livre direto, obrigou Hornicek a defesa difícil (10).
O Nottingham Forest, que já venceu o FC Porto (2-0), na terceira jornada da competição, exercia muita pressão sobre a primeira fase de construção de jogo dos minhotos que, por causa disso, sentiram muita dificuldade em ligar o seu jogo ofensivo e criar lances de perigo.
A melhor – e única – ocasião para a equipa da casa na primeira parte surgiu aos 37 minutos, com Gabri Martínez a aproveitar um ‘buraco’ na defesa inglesa e a cabecear rente ao poste direito, após bom cruzamento de Victor Gómez.
Vítor Carvalho entrou para o lugar do ‘amarelado’ Niakaté após o intervalo e, logo aos 47 minutos, Ricardo Horta dispôs de uma boa ocasião, mas atirou muito por cima, após rápida incursão de Gabri Martínez pela esquerda.
O extremo espanhol esteve no pior pouco depois ao cometer uma falta sobre James McAtee, grande penalidade que Gibbs-White se encarregou de bater.
Contudo, Hornicek, que admitiu na véspera ter o moral em alta por ter defendido um penálti em Tondela, voltou a parar um castigo máximo, atirando-se para o lado esquerdo e parando o remate de Gibbs-White (53).
No minuto seguinte, surgiu o golo dos minhotos, com alguma felicidade, porque foi um golo na própria baliza de Ryan Yates ao tentar cortar o passe de Ricardo Horta, que, ganhando alguns ressaltos e após tabelar com Fran Navarro, internou-se na área com perigo (54).
O Nottingham Forest reagiu e podia ter marcado num par de situações, mas Gibbs-White, em excelente posição, atirou por cima (58), e pouco depois, Aiuna disparou com violência fora da área à barra (62).
João Moutinho e Pau Victor entraram para refrescar o meio-campo e ataque dos bracarenses (62) e o avançado espanhol quase marcou aos 66 minutos, mas o remate foi ao poste.
A turma britânica, que na última jornada da ‘Premier League’, tinha parado, em casa, o líder isolado Arsenal (0-0), voltou a ficar perto do golo, mas Hornicek voltou a ser uma ‘muralha’ não deixando passar o remate de Ndoye (83) e segurando o precioso triunfo que embala os minhotos para a fase seguinte.






0 Comments