FC Porto bate Famalicão e assegura ‘clássico’ nos ‘quartos’ da Taça

by | Dec 18, 2025 | Desporto

 

Porto, 18 dez 2025 (Lusa) – O FC Porto venceu hoje o Famalicão por 4-1, no Dragão, garantindo a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal de futebol, fase em que irá receber o Benfica, no primeiro ‘clássico’ da atual edição.

No último jogo que os portistas realizaram no seu reduto antes da época natalícia, os comandados de Francesco Farioli presentearam os seus adeptos com uma vitória expressiva, diante de um Famalicão mais ‘apagado’ comparativamente aos últimos duelos com os ‘grandes’.

William Gomes inaugurou o marcador aos seis minutos, com Justin de Haas a igualar, aos 13, antes de Froholdt, aos 38, o suplente Samu, aos 79, e Pepê, aos 89, garantirem a continuidade do FC Porto na prova ‘rainha’.

Num encontro em que ambos os conjuntos se apresentaram com seis alterações face às equipas que iniciaram os respetivos encontros da passada jornada da I Liga, o FC Porto entrou praticamente a vencer, a partir de um erro fatal de Mathias de Amorim.

O jovem médio famalicense, ao participar na construção junto da sua área, escorregou e permitiu o roubo de bola de William Gomes, que não hesitou em atirar para o fundo das redes diante do guardião Ivan Zlobin, volvidos apenas seis minutos.

Ainda assim, o sétimo golo do extremo brasileiro na presente época não foi suficiente para garantir que os ‘dragões’ tivessem uma noite tranquila, com o Famalicão a chegar ao empate pouco depois.

Se os anfitriões pareciam ter o domínio da partida, Justin de Haas, ao minuto 13, trouxe nova emoção à partida, aproveitando um canto cobrado por Gil Dias e a falha de marcação da defensiva portista para cabecear vitoriosamente.

A partir do tento do central neerlandês, os minhotos ‘agigantaram-se’ e o encontro tornou-se renhido e disputado longe das balizas, à exceção de um lance em que o Famalicão até poderia ter passado para a frente do marcador, numa boa oportunidade desperdiçada por Simon Elisor, aos 32 minutos.

Na fase final do primeiro tempo, o FC Porto subiu de nível e acabou recompensado com o 2-1, aos 38 minutos, na sequência de uma boa combinação entre Deniz Gül e Gabri Veiga, com o galego a rematar para defesa incompleta de Zlobin e proveito de Victor Froholdt, que atirou a contar na recarga.

Em cima do intervalo, Gabri Veiga ficou próximo do golo num livre direto, em lance polémico que originou longos protestos dos ‘azuis e brancos’, que pediam que a infração fosse marcada no interior da área, levando, inclusive, à expulsão de um elemento do banco portista.

Na segunda parte, os anfitriões conseguiram ‘congelar’ o jogo, através da imposição de um ritmo lento e de posse, que impossibilitou o Famalicão de conseguir criar situações para igualar.

Aos 79 minutos, Samu aproveitou um pontapé de canto de Rodrigo Mora e, após um desvio da defensiva famalicense, surgiu ao segundo poste para fazer, de cabeça, o 3-1, que praticamente selava a passagem aos ‘quartos’.

Porém, o FC Porto chegou ainda ao quarto golo, novamente com o internacional espanhol em plano de destaque, ao cabecear a cruzamento de Mora para uma intervenção muito difícil de Zlobin, que deixou a bola à mercê de Pepê e o extremo só precisou de encostar, aos 89, fechando o marcador.

THYG/JYA // PFO

0 Comments

Related Articles