13 dez 2025 (Lusa) – O bicampeão nacional Sporting regressou hoje às vitórias na receção ao AVS (6-0), da 14.ª jornada da I Liga de futebol, ficando provisoriamente a dois pontos do líder isolado FC Porto e agravando a crise do lanterna-vermelha da prova.
No Estádio José Alvalade, em Lisboa, os ‘leões’ contaram com golos do colombiano Luis Suárez (32 e 53 minutos), do uruguaio Maxi Araújo (35 e 47) e do moçambicano Geny Catamo (37 e 90+3), para reeditarem a sua vitória mais expressiva esta temporada, que havia sido alcançada em casa diante do Arouca, logo na segunda ronda do campeonato.
Se a equipa treinada por Rui Borges fortaleceu o ataque mais eficaz da I Liga, agora com 38 golos, Suárez subiu à liderança isolada dos melhores marcadores, ao chegar aos 11 remates certeiros, contra 10 do grego Pavlidis (Benfica) e do brasileiro Clayton (Rio Ave).
O colombiano ‘bisou’ pela terceira vez e chegou aos 14 golos em 23 jogos na temporada de estreia em Alvalade, números aos quais junta duas assistências nas diversas provas.
O Sporting vinha de um empate fora com o Benfica (1-1), para o dérbi lisboeta da ronda anterior do campeonato, que antecedeu a derrota fora face ao campeão alemão Bayern Munique (3-1), na sexta e antepenúltima jornada da fase de liga da Liga dos Campeões.
Voltando a ter uma série de cinco jogos caseiros sem sofrer golos ao fim de três anos, o bicampeão nacional continua na segunda posição, com 35 pontos, a dois do líder invicto FC Porto, anfitrião do Estrela da Amadora, 13.º, na segunda-feira, no encerramento da jornada, e seis acima do Benfica, terceiro, que visitará o Moreirense, oitavo, no domingo.
Já o AVS perdeu pela 11.ª vez, e terceira seguida, e sofreu a derrota mais dilatada esta época, sendo a única equipa sem vitórias na I Liga, na qual só soma três pontos em 42 possíveis, sete abaixo do derradeiro lugar de permanência e a seis da vaga de play-off.
Longe dos êxitos segue o Gil Vicente, quarto, com 25 pontos, após ter empatado com o Casa Pia (1-1), em Rio Maior, onde o espanhol Antonio Espigares adiantou os visitantes (38 minutos), mas o francês Kelian Nsona (53) ripostou para os anfitriões, 15.ºs, com 10.
Os minhotos não ganham há quatro jornadas e empataram pela terceira vez consecutiva fora, ao passo que os lisboetas, que vinham de duas derrotas, aumentaram para nove o número de partidas seguidas sem vencer na prova e falharam o primeiro triunfo em casa.
À sexta posição subiu, de forma provisória, o Vitória de Guimarães, ao derrotar o Rio Ave (1-0), em Vila do Conde, com um golo do francês Oumar Camara (35 minutos), volvida a expulsão do capitão grego Marios Vrousai pelos anfitriões ainda na meia hora inicial (29).
Ao voltarem às vitórias, os vimaranenses conseguiram o terceiro êxito nos últimos quatro jogos e passaram a somar 21 pontos, contra 16 dos vila-condenses, 10.ºs, que estavam imbatíveis há três jornadas e também viram o treinador Sotiris Silaidopoulos ser expulso.
O dia inaugural da 14.ª jornada também incluía o desafio entre Nacional, 14.º, e Tondela, 16.º e antepenúltimo, em vaga de play-off de manutenção, que foi adiado para segunda-feira, após o mau tempo ter levado ao cancelamento de diversas partidas e chegadas no Aeroporto Internacional da Madeira, para onde os beirões deviam ter viajado na véspera.
RTF // AJO






0 Comments