A Casa dos Açores de Hilmar deu um passo histórico rumo à salvaguarda do futuro da instituição, com a cerimónia de lançamento da primeira pedra da sua nova sede. Fundada em 1977, a Casa dos Açores estabeleceu-se inicialmente na East Ave erm Turlock, antes de adquirir, em 1988, a sua atual sede localizada na Lander Ave, em Hilmar.
Embora estas instalações — alvo de diversas remodelações ao longo dos anos — tenham servido adequadamente a organização durante várias décadas, tornou-se evidente o desejo de, um dia, se construir uma sede nova, mais ampla e funcional. Foi sobretudo a partir do ano de 2013, que o sonho começou a ganhar forma. Com a conquista de importantes objetivos financeiros através de angariação de fundos, chegou o momento de avançar com a obra, adotando o lema e parafraseando Fernando Pessoa: “O homem sonha, Deus quer, a obra nasce”.
Contrariando a tendência generalizada de muitas instituições socioculturais da comunidade portuguesa da Califórnia, que lutam arduamente pela sua sobrevivência e pela preservação do seu valioso património — fenómeno resultante do decréscimo acentuado, nas últimas décadas, dos índices de emigração portuguesa, da inevitável aculturação dos luso-descendentes e o crescente desinteresse pela cultura e tradições dos seus predecessores — os responsáveis da Casa dos Açores decidiram enfrentar o desafio e apostar em soluções construtivas, adquirindo em 2019 um terreno adjacente à sede atual com a intenção da construir as futuras instalações.
Na passada quinta-feira, várias centenas de amigos e apoiantes da Casa dos Açores de Hilmar, representantes e líderes políticos e comunitários, bem como diversos membros da comunicação social luso-americana, marcaram presença na cerimónia de lançamento da primeira pedra do novo edifício, conduzida por Zeto Carvalho, Conselheiro da Diáspora Açoriana para a Califórnia.
Para além do presidente George Costa Jr., o evento contou com a presença de Manuel Eduardo Vieira (vice-presidente), Dr. Elmano Costa (secretário) e Jonine Barreiro (tesoureiro); os 12 membros da Comissão de Construção; Nicole Silveira, Procuradora de Justiça do Condado de Merced; Lisa Mantarro, em representação do Congressista Estadual Adam Gray; Lloyd Pareira, Supervisor do Condado de Merced; Isabel Cabral-Johnson, da Câmara de Comércio e do Distrito Escolar de Hilmar; o Padre Isaque Meneses, pároco da Igreja do Santo Rosário de Hilmar; o representante do empreiteiro, Huff Construction Co. de Modesto; e o arquiteto do projeto, Barrett Lipomi.
A construção das novas e modernas instalações da Casa dos Açores de Hilmar terá início imediato. A conclusão da obra e a respetiva inauguração oficial estão previstas para o final de 2026. As atuais instalações serão demolidas, dando lugar a uma área de estacionamento.
O novo edifício, de um só piso, contará com cerca de 11 500 pés quadrados de área útil, incluindo salão de festas, bar, cozinha, escritório, biblioteca, despensas e outras dependências, proporcionando condições mais adequadas e dignas para as atividades recreativas, culturais e sociais que compõem o vasto, diversificado e apreciado programa da Casa dos Açores de Hilmar.
Após a cerimónia do lançamento da primeira pedra, a organização ofereceu um almoço a todos os presentes, num ambiente marcado pela partilha, amizade, entusiasmo e votos de sucesso para o novo empreendimento. O ambiente poderia ter sido utilizado para granjear apoio para a dispendiosa obra, mas a organização surpreendeu os presentes com a hospitalidade e generosidade típicas das comunidades portuguesas do Vale de San Joaquim.
A concretização deste sonho — a nova sede da Casa dos Açores de Hilmar, única na Califórnia e no oeste do Estados Unidos — representará uma inestimável mais-valia para a preservação e expansão da cultura entre as novas gerações de luso-americanos, e ficará indelevelmente ligada ao singular empreendedorismo, dinamismo e liderança do casal Comendador Manuel Eduardo e Laurinda Vieira, reconhecidos empresários industriais, filantropos e incansáveis defensores da cultura e tradições e do associativismo comunitário português na Califórnia.
Fotos Tony Goulart:






0 Comments