Portugal campeão mundial de sub-17

by | Dec 3, 2025 | Expressamendes

 

 

Portugal campeão mundial de sub-17

Pela quarta vez, Portugal sagrou-se campeão mundial de futebol, prova promovida pela FIFA e que só existe nos escalões de sub-17, sub-20 e das seleções principais.

A seleção lusa ganhou o Campeonato Mundial de Futebol de Sub-17 de 2025, que decorreu no Qatar, ao vencer na final, dia 27 de novembro, a Áustria por 1-0, golo que foi obra de Anísio Cabral ao minuto 32 e valeu o título.

Depois do título europeu em junho passado, o título global para esta selecção e para o seu treinador, Bino Maçães, que se junta a Carlos Queiroz no grupo de técnicos portugueses campeões do mundo em futebol.

Antes disto, Portugal só havia atingido a final de um Campeonato do Mundo por três vezes, todas no escalão de sub-20: em 1989, 1991 e em 2011, saindo vencedor nas primeiras duas ocasiões.

Na primeira ocasião, em 1989, em Riade, Arábia Saudita, a seleção orientada por Carlos Queiroz bateu a Nigéria por 2-0, com golos de Abel Silva e de Jorge Couto, numa equipa que incluía nomes como João Vieira Pinto, Folha e Paulo Madeira.

Dois anos mais tarde, em 1991, de novo com Carlos Queiroz como selecionador, Portugal sagrou-se de novo campeão do mundo de sub-20 no Estádio da Luz, em Lisboa, vencendo o Brasil no desempate por penáltis (4-2) após uma igualdade sem golos, e da seleção faziam parte João Vieira Pinto (de novo), Luís Figo, Jorge Costa e Rui Costa, entre outros.

Em 2011 repetiu-se a final entre Portugal e o Brasil, desta vez jogada na Colômbia. Os golos de Alex Freitas e de Nélson Oliveira não foram suficientes perante uma hat trick e uma exibição cintilante de Oscar, onde também jogavam Philippe Coutinho e Danilo. Portugal, treinado então por Ilídio Vale, contava com nomes como Cédric Soares, Mário Rui e Sérgio Oliveira.

Decorridos14 anos, em 2025, Portugal voltou à final de um Mundial, desta feita no escalão de sub-17, e os jovens talentos conseguiram aquilo que os sub-20 tinham alcançado em 1989 e 1991.

Há uma geração de ouro no futebol português a caminho, como aquela que ganhou dois títulos mundiais em 1989 e 1991.

Resta saber se a seleção principal, orientada por Roberto Martínez, consegue para o ano imitar os putos e chegar à final do Mundial na América do Norte.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

 

Pai de Neymar compra marca Pelé

A NR Sports, empresa de Neymar da Silva Santos e do filho, o Neymar Jr., futebolista do Santos FC (ex-Paris Saint Germain e ex-Barcelona), comprou os direitos de propriedade da marca Pelé até aqui administrada nos Estados Unidos pela Sport 10.

O dono do Sport 10 é Steve Ballmer, antigo CEO da Microsoft e que comprou em 2014 a equipa de basquetebol Los Angeles Clippers, por dois biliões de dólares.

Segundo os Neymar, os americanos nunca souberam gerir o nome Pelé e daí terem pago cerca de 18 milhões de dólares pela aquisição da marca Pelé, reunindo no Brasil todos os direitos de licenciamento e gestão do nome, imagem, assinatura, voz, fotografias, vídeos, caricaturas, silhuetas icónicas e até perfis oficiais nas redes sociais do maior futebolista da história, agora sob o nome Pelé Brand Brasil.

Mas ao que parece a transação não incluiu as lojas Pelé Soccer existentes nos Estados Unidos.

Ainda em vida, Pelé cedeu os direitos de exploração da sua imagem em lojas com o seu nome e pelas quais era remunerado.

As Pelé Soccer são propriedade de Gary Davis e vendem equipamentos desportivos de equipas de todo o mundo e roupas masculinas, femininas e infantis. A primeira loja abriu em 2017 na Disneyland em Anaheim, Califórnia, e seguiram-se Miami Beach (Lincoln Road Mall), Flórida; Disney Springs, Orlando, Flórida e Times Square, New York.

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido pela alcunha de Pelé, morreu em 2022, aos 82 anos, num hospital de São Paulo, devido a complicações de um cancro no cólon diagnosticado em 2021. Deixou viúva (Marcia Aoki) e sete filhos e filhas, cinco dos quais dos dois primeiros casamentos e dois de casos extra conjungais, e foram estes os herdeiros da fortuna, uma ninharia se comparado com o que os clubes pagam aos seus talentos atualmente.

Pouco se sabe sobre a fortuna de Pelé, mas em 1961 recebia no Santos o equivalente a 70 mil reais, qualquer coisa como $13.121. Mas mesmo assim já era muitíssimo bem pago. Pouco antes do apito inicial do jogo Brasil-Peru no Estádio Jalisco, em Guadalajara, no Mundial do México em 1970, Pelé pediu um instante ao árbitro para amarrar os atacadores das suas botas. As câmaras de televisão focaram as botas da marca alemã Puma, o gesto era uma ação de marketing que rendeu ao brasileiro $125.000, quantia excecional para a época.

Pelé revolucionou o futebol e foi reverenciado internacionalmente como poucos futebolistas foram, só que no seu tempo os jogadores não eram tão bem pagos.

O período em que Pelé foi mais bem pago foi em 1974, quando assinou contrato com o novaiorquino clube Cosmos ganhando 7 milhões de dólares por três épocas e o jornal New York Times considerou o contrato “indecente” por estar tão acima da média. Na altura, Pelé era o futebolista mais bem pago do mundo e ganhava por ano menos do que ganham hoje num mês os ídolos da modalidade.

Quando deixou de jogar é que Pelé começou a faturar. Em 2010, assinou contrato com a agência britânica Legends 10 e passou a ganhar mais de 18 milhões de dólares por ano em contratos publicitários. Só em 2014, durante o Mundial de futebol disputado no Brasil, Pelé ganhou 25 milhões de dólares e, quando faleceu deixou aos herdeiros uma apreciável fortuna de cerca de 100 milhões de dólares que, mesmo repartida por oito herdeiros, deu um razoável pé de meia a todos eles.

0 Comments

Related Articles