Num livro agora editado pela embaixada mexicana em Portugal, consta um ensaio intitulado ‘O legado português na construção das Califórnias. Exploradores, soldados e benfeitores’, no qual os historiadores Francisco Alberto Núñez Tapia e Alberto Gárate Rivera falam de Sebastião Rodrigues Soromenho, que foi capitão do Galeão de Manila, também chamado de Galeão de Acapulco. Nascido em Sesimbra em 1560, terá morrido no México em 1602. Pelo menos, o seu testamento foi validado nesse último ano no que era então o vice-reino da Nova Espanha. Manila e Acapulco eram os portos da rota espanhola que durante 250 anos cruzou o Oceano Pacífico, comerciando produtos vários entre as Filipinas e o atual México.
Apesar de mais conhecido pelo nome espanholizado de Sebastián Rodriguez Cermeño, não há dúvidas da origem portuguesa. Como muitos pilotos portugueses da época, servia Felipe II, o nosso Filipe I desde que em 1580 se consumou a União Ibérica. Do que se sabe deste navegador é que estaria a bordo do galeão ‘Santa Ana’, capturado em 1587 pelo corsário inglês Thomas Cavendish, e que depois lhe foi incubida em 1595 a missão de na viagem de Manila para Acapulco rumar mais a norte antes de ir para o porto de destino a fim de cartografar o litoral do que é hoje a Califórnia. De facto, identificou ali uma baía a que chamou de San Francisco, mas que não é a atual baía de São Francisco. Aliás, o naufrágio do galeão ‘San Agustin’ em finais de 1595 obrigou à construção improvisada de um barco mais pequeno, e a caminho de Acapulco não se avistou a baía onde hoje está a grande cidade americana. Soromenho conseguiu chegar com os sobreviventes do naufrágio ao porto mexicano de Chacala e a informação recolhida foi apesar de tudo considerada relevante, acrescentando novos dados cartográficos aos recolhidos meio século antes por João Rodrigues Cabrilho, outro português ao serviço de Espanha.
Quem tem estudado em Portugal a vida de Soromenho é a historiadora Carla Delgado de Piedade, que identificou também que o navegador era casado com Beatriz Afonso, de Lagos. Desta autora, está publicado o livro ‘Sebastião Rodrigues Soromenho – Um navegador de Sesimbra’.





0 Comments