As geminações municipais, se forem celebradas com critério e concretizadas com vantagem, são um excelente instrumento de cooperação com o exterior e de afirmação no exterior.
Para além dos poderes nacional e regional, também o poder local pode dar, e tem dado, um contributo importante na aproximação a outras geografias com afinidades comuns e na ligação a outras comunidades com benefício mútuo.
A cooperação e o intercâmbio de âmbito intermunicipal, designadamente nos domínios cultural, social e económico, ajuda a aproximar e a valorizar territórios e populações geograficamente distantes, mas estrategicamente cúmplices, num esforço conjunto que favorece as duas partes.
Os protocolos de cooperação entre cidades-irmãs de dois países implicam, desde logo, as duas respetivas comunidades locais, mas interessam, também, às relações bilaterais de dimensão regional ou nacional.
Aproximamos os povos por via das suas cidades ou vilas, que constituem a expressão maior da proximidade e, portanto, da afetividade.
Foi neste contexto que decorreu em Ponta Delgada, de 25 a 27 de junho de 2025, a Sister Cities Summit, uma primeira cimeira de cidades-irmãs, por iniciativa conjunta e organização partilhada da FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, no âmbito das comemorações dos seus 40 anos, e do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, com o Alto Patrocínio do Presidente da República.
Em pleno Atlântico Norte, a meio caminho entre a Europa e a América, a Região Autónoma dos Açores acolheu e entusiasmou as cidades de Portugal e dos Estados Unidos que se encontram geminadas entre si para estabelecerem e desenvolverem novos caminhos tendentes a dinamizar as geminações existentes e a concretizar geminações emergentes.
Identificámos 57 geminações entre cidades e vilas de Portugal e dos Estados Unidos, 37 das quais asseguradas por municípios açorianos.
A geminação mais antiga, dos Açores e até de Portugal, é Angra do Heroísmo com Tulare, na Califórnia, que agora comemoram 60 anos de cidades-irmãs. A mais recente é Vila Franca do Campo com East Providence, em Rhode Island, formalizada no dia 25 de junho, por ocasião da própria Sister Cities Summit.
Curiosamente, o movimento transatlântico das cidades-irmãs acompanha o percurso da emigração açoriana nos Estados Unidos: os municípios micaelenses mais relacionados com as cidades da costa leste; os municípios da Terceira, como das outras ilhas do grupo central, mais virados para as comunidades da Califórnia. Aliás, a cidade de Fall River, no Estado de Massachusetts, encontra-se geminada com os seis municípios da ilha de São Miguel.
Os Estados Unidos da América representam 35% das geminações municipais da Região Autónoma dos Açores. Os 19 municípios açorianos celebraram 104 acordos de geminação com comunidades locais de 13 países, incluindo Portugal, designadamente, Estados Unidos (38), Brasil (16), Cabo Verde (12), Canadá (4), Espanha (2), Bulgária (1), China (1), Colômbia (1), Itália (1), Japão (1), São Tomé e Príncipe (1) e Uruguai (1). No território nacional, os municípios açorianos encontram-se geminados com outros nove municípios dos Açores, com seis municípios da Madeira e com 10 municípios do continente português.
Angra do Heroísmo (16), Ribeira Grande (11) e Lagoa (10) são os municípios açorianos com maior número de geminações.
A cidade terceirense de Angra do Heroísmo está geminada com Alenquer (Portugal), Cartagena das Índias (Colômbia), Évora (Portugal), Florianópolis (Brasil), Funchal (Portugal), Gilroy (EUA), Golegã (Portugal), Gramado (Brasil), Gustine (EUA), Jining (China), Porto Novo (Cabo Verde), Ribeira Grande (Cabo Verde), São Salvador (Brasil), São Vicente (Brasil), Taunton (EUA) e Tulare (EUA).
A cidade da Ribeira Grande, na costa norte de São Miguel, está geminada com Brampton (Canadá), East Providence (EUA), Fall River (EUA), Lagos (Portugal), Porto Alegre (Brasil), Ribeira Grande (Cabo Verde), Santo Antão (Cabo Verde), Somerville (EUA), Uji (Japão), Laval (Canadá) e Viana (Brasil).
A cidade da Lagoa, na costa sul de São Miguel, está geminada com Bristol (EUA), Dartmouth (EUA), Fairhaven (EUA), Fall River (EUA), Lagoa (Portugal), New Bedford (EUA), Rehoboth (EUA), Santa Cruz (Cabo Verde), Taunton (EUA) e Saint Thérese (Canadá).
Mas esta dinâmica de geminações municipais perpassa os demais municípios açorianos: Ponta Delgada (9), Povoação (9), Praia da Vitória (7), Horta (5), Lajes do Pico (5), Velas (5), Vila Franca do Campo (5), Nordeste (4), Vila do Porto (4), Madalena (3), São Roque (3), Lajes das Flores (2), Santa Cruz da Graciosa (2), Corvo (1) e Santa Cruz das Flores (1).
(Continua na próxima edição)
José Andrade, Diretor Regional das Comunidades do Governo da Região Autónoma dos Açores





0 Comments