A época das eleições municipais está a aproximar-se em Massachusetts, com os eleitores das quatro cidades do condado de Bristol a prepararem-se para escolher mayors, conselheiros municipais e membros de comités escolares.
Três dos quatro mayors em exercício no condado de Bristol concorrem à reeleição e a eleição geral será a 4 de novembro em toda a região, mas o calendário das eleições primárias varia de acordo com a cidade.
2025 é ano ímpar e, historicamente, eleições municipais em anos ímpares atraem muito menos eleitores do que as eleições em ano de eleições presidenciais ou para governador. Em 2023, a participação foi apenas 22% em Taunton, 20% em Fall River, 14% em Attleboro e 13% em New Bedford.
Ainda assim, Fall River terá a mais renhida disputa para mayor dos últimos anos, com o atual titular, Paul Coogan, que está no terceiro mandato, a enfrentar quatro oponentes: Gabriel Amaral, Carlos César, Christopher Silvia e Michael Vandal.
Christopher Silvia desistiu a semana passada da corrida declarando que “não se sentia confortável com o que a candidatura a mayor implicava, como pedir dinheiro e ter cartazes de campanha”.
Michael Vandal também parece ter desistido, mas, embora desistentes, Vandal e Silvia participaram no debate realizado dia 4 de setembro no Liberal Club, na Star Street, em Fall River.
Na primeira pergunta da noite, os candidatos foram questionados sobre as suas prioridades caso sejam eleitos e uma das questões levantadas por Amaral foram as rendas em Fall River, “que estão mais elevadas do que em Newport e Cape Cod” e que muitos dos novos residentes são indigentes que não pagam taxas.
Os candidatos foram questionados se os quase 86 milhões de dólares que a cidade recebeu do financiamento federal da ARPA relacionado com a COVID e Vandal disse que “quase 1,5 milhões de dólares foram num programa de boxe”, mas Coogan contestou a alegação e apresentou o relatório dos gastos.
Os candidatos também foram questionados sobre a revitalização de 20 acres da frente ribeirinha, mas ainda não se sabe se a liderança do projeto será municipal ou estadual.
As eleições primárias em Fall River realizam-se dia 16 de setembro e os dois candidatos a mayor mais votados passarão à eleição geral.
Em Taunton, a atual mayor, Shaunna O’Connell, terá como oponente a conselheira municipal Estelle Borges, que O’Connell derrotou em 2019, quando ambas se enfrentaram para suceder ao mayor Thomas Hoye.
Há apenas duas candidatas a mayor, uma vez que um terceiro candidato, Rudy Alves, foi retirado do boletim de voto depois da comissão eleitoral da cidade o ter considerado inelegível por não ser residente em Taunton. Como tal, não se realizam eleições primárias em Taunton, que teriam lugar a 23 de setembro, e os eleitores apenas irão votar no dia 4 de novembro.
Em Attleboro também não haverá eleições primárias e os eleitores só votarão dia 4 de novembro. Quanto à corrida para mayor, a atual titular, Cathleen DeSimone, eleita pela primeira vez em 2023, não terá oponente uma vez que o seu concorrente, Timothy Barone, foi removido do recenseamento eleitoral pelas autoridades eleitorais da cidade por ter feito falsas declarações sobre o seu registo eleitoral em Attleboro, quando na verdade é residente de Tampa, na Flórida.
Como resultado da decisão, Barone, que também se candidatou a um lugar no conselho municipal, deixou de ser um eleitor qualificado, o que o torna inelegível para se candidatar a um cargo eletivo em Attleboro.
New Bedford, a maior cidade do condado de Bristol, não tem eleições para mayor este ano devido à mudança para mandatos de quatro anos decidida em referendo nas eleições de 2019. O mandato do atual mayor, Jon Mitchell, só termina em 2027, portanto este ano só teremos eleições autárquicas para o conselho municipal e comité escolar.






0 Comments