Irene Amaral, especialista bibliotecária, explica-nos sobre a vida e obra deste conceituado médico:
“O dr. João Carlos da Silva Pitta, natural da ilha do Faial, mas muito ligado à ilha Terceira, chega aos Estados Unidos em 1895, depois de ter passado por aqui com um grupo de médicos, dois anos antes, mas depois fixa-se nessa data aqui permanentemente e com dois filhos açorianos, tendo exercido a partir dessa data as funções de médico assistente no Hospital de São Lucas em New Bedford. Silva Pitta foi um médico cirurgião formado pela Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa. Exerceu as funções de delegado de saúde e médico do Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo antes de imigrar para New Bedford, Estados Unidos, onde exerceu clínica e foi vice-cônsul de Portugal. Exerceu diversas funções políticas em Angra do Heroísmo”, começa por esclarecer ao Portuguese Times Irene Amaral, que prossegue:
“Aqui nos EUA casa com uma senhora de origem açoriana da ilha das Flores e o casal tem mais três filhos, tendo visitado Portugal posteriormente, em 1911, um ano depois da implantação da República. Destaca-se aqui como médico e esteve envolvido na criação da Liga Auxiliadora, como podemos constatar num artigo publicado. Tratava-se de uma organização que ajudava no tratamento da tuberculose. Foi um dos fundadores de uma liga de assistência aos tuberculosos, a New Bedford Anti-Tuberculosis Association, que a partir de 1909 operou um sanatório em Sassaquin, zona norte de New Bedford (o Sassaquin Sanatorium)”.
João Carlos da Silva Pitta foi também vice-cônsul de New Bedford e há inclusivamente uma relação muito próxima com a família Costa, nomeadamente com Euclides Goulart da Costa, que foi cônsul de Portugal em New Bedford e em San Francisco, Califórnia (como PT deu conta numa edição anterior e sobre o qual a Casa da Saudade tem ainda patente uma exposição) e isso pode ser testemunhado na referida exposição, através de uma foto datada de 1936, com estes dois diplomatas açorianos.
Por ocasião da sua morte, em 1936 em New Bedford, que foi muito sentida na comunidade, e não só, o jornal Washington Post refere que “morreu o deão dos médicos portugueses de New Bedford”.
“Além de médico e diplomata, João Carlos da Silva Pitta desenvolveu muitas atividades na área do ativismo cultural, uma vez que esteve ligado a muitas organizações e manifestava preocupação no progresso cultural dos portugueses desta região incentivando-os a investir na educação”, refere Irene Amaral tendo adiantado que a vila de Mattapoisett era de facto o lugar preferido da família Pitta e Costa.
“Há outro facto curioso, é que Mattapoisett era o lugar preferido das famílias de Silva Pitta e Costa. Em 1925 o diplomata açoriano adquire uma propriedade chamada The Reservation, na altura custou 35 mil dólares e hoje é o Mattapoisett YMCA”.
A exposição, patente na biblioteca portuguesa Casa da Saudade, New Bedford, até 25 de novembro, inclui vários documentos e fotos, todas de Mattapoisett.
Segundo ainda Irene Amaral, “a coleção foi recolhida através de uma das filhas mais novas de Silva Pitta, que estudou na Universidade Yale, CT, que viveu durante o resto da sua vida em New Bedford. Esta coleção permite ainda ter acesso a jornais portugueses daquela época, como O Independente, A Liberdade e O Jornal do Povo”.
De referir ainda que João Carlos da Silva Pitta estudou em França e nas suas funções de delegado de saúde distinguiu-se no combate a uma epidemia de varíola que atingiu a ilha Terceira, sendo em consequência agraciado em 1892 com o hábito de cavaleiro da Ordem de Santiago da Espada. Foi um dos fundadores de uma liga de assistência aos tuberculosos, a New Bedford Anti-Tuberculosis Association, que a partir de 1909 operou um sanatório em Sassaquin, North End de New Bedford (o Sassaquin Sanatorium).
João Carlos da Silva Pitta e Euclides Goulart da Costa, dois diplomatas portugueses, oriundos da ilha do Faial, que fizeram carreira nos EUA em 1930’s, cultivavam entre si grande amizade. CASA DA SAUDADE
Fotos expostas na biblioteca portuguesa Casa da Saudade em New Bedford. CASA DA SAUDADE
Fotos expostas na biblioteca portuguesa Casa da Saudade em New Bedford. CASA DA SAUDADE






0 Comments