Juiz Frank Caprio, conhecido por ‘Caught in Providence’, morre aos 88 anos
Frank Caprio, que exerceu funções de juiz no Tribunal Municipal de Providence durante quase 40 anos, faleceu na passada semana. Tinha 88 anos.
“Amado pela sua compaixão, humildade e crença inabalável na bondade das pessoas, o Juiz Caprio tocou a vida de milhões através do seu trabalho no tribunal e não só. A sua cordialidade, humor e bondade deixaram uma marca indelével em todos os que o conheceram”, refere um comunicado publicado na sua página oficial de Facebook. “Será recordado não só como um juiz respeitado, mas também como um marido, pai, avô, bisavô e amigo dedicado”, continua o comunicado. “O seu legado permanece vivo nos inúmeros atos de bondade que inspirou.”
Caprio cresceu em Federal Hill, em Providence, e é o segundo de três filhos.
O seu funeral realiza-se sexta-feira, com missa de corpo presente pelas 10:00 da manhã, na catedral de São Pedro e São Paulo e com a presença de D. Richard Henning, arcebispo de Boston e antigo bispo da Diocese de Providence.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Restos mortais encontrados na casa do namorado de adolescente desaparecida e grávida de Rehoboth
O namorado de uma adolescente grávida, que foi dada como desaparecida há quase duas semanas, foi acusado na quarta-feira da passada semana de homicídio e viu a sua prisão preventiva ser decretada sem direito a fiança, menos de 24 horas depois de alegadamente ter confessado o crime, o que levou à descoberta de restos mortais na sua propriedade de 25 acres em Rehoboth, MA.
Gregory Groom, de 22 anos, compareceu perante um juiz do Tribunal Distrital de Taunton para responder às acusações de homicídio, agressão agravada e violência doméstica contra uma grávida, violência doméstica e intimidação de uma testemunha por atos cometidos contra Kylee Monteiro, de 18 anos.
Groom foi inicialmente detido na terça-feira sob acusações de violência doméstica em conexão com um incidente envolvendo Monteiro a 6 de agosto. A acusação de homicídio foi elevada quando restos mortais compatíveis com os de Monteiro, que estava grávida de 11 semanas, foram posteriormente encontrados na casa de Groom, situada na Rua County, 107.
Em tribunal, na quarta-feira, o procurador assistente Jason Mohan disse ao tribunal que Groom contactou o Departamento de Polícia de Rehoboth no dia 8 de agosto para reportar o desaparecimento da sua namorada.
“Gregory Groom informou que a Kylee Monteiro estava em sua casa, que estava à procura de um lugar para ficar, que discutiram, que acabou por sair da sua residência caminhando pela entrada da garagem e que não foi vista nem ouvida desde então”, disse Mohan. “Monteiro era conhecida por ser muito ativa nas redes sociais, e ele não teve notícias dela, nem dos seus amigos ou familiares, nos dias seguintes.”
Através de mensagens de texto que Monteiro enviou à irmã, os investigadores descobriram mais tarde que Groom terá agredido fisicamente Monteiro durante uma altercação, a 6 de agosto.
“Atirou-me para o chão, puxou-me o cabelo e estrangulou-me”, disse Monteiro nas mensagens, segundo Mohan. “O meu telemóvel está com 4% de bateria e, se eu morrer, foi o Greg.”
Uma busca subsequente na propriedade de Groom, a 14 de agosto, que incluiu cães farejadores, não resultou em nada de significativo, mas, com base na falha de Monteiro em contactar amigos e familiares, a polícia continuou a investigar o seu desaparecimento.
Mohan disse que Groom se apresentou na esquadra de Rehoboth na terça-feira para um interrogatório, admitindo ter derrubado Monteiro no chão, fazendo-a bater com a cabeça. Admitiu ainda ter derrubado o telemóvel de Monteiro da mão dela quando esta tentou pedir ajuda.
Quando os investigadores pressionaram Groom sobre o paradeiro de Monteiro, disseram-lhe que iriam revistar a sua propriedade com cães, escavadoras e membros do Laboratório Criminal da Polícia do Estado de Massachusetts. Depois, veio uma confissão, de acordo com Mohan.
“Gregory Groom fez então uma pausa. Teve a oportunidade de informar a polícia onde estava Kylee Monteiro”, disse Mohan. “O Sr. Groom acabou por desenhar um mapa rudimentar, indicando que se tinha envolvido numa discussão atrás de um barracão na propriedade onde costumava ficar e onde Monteiro ficava. Durante esta altercação, Groom admitiu ter esfaqueado Monteiro duas vezes no pescoço e uma vez no peito. Este ferimento no peito, na verdade, partiu a lâmina da faca.”
Groom confessou à polícia que depois “passou várias horas” a cavar um buraco a cerca de 18 metros do barracão, onde se desfez do corpo de Monteiro e o cobriu com mato e terra, segundo Mohan.
“Quando a polícia finalmente chamou os médicos legistas para descobrir o buraco, um corpo consistente com Kylee Monteiro foi encontrado a cerca de um metro e meio de profundidade”, disse Mohan.
Monteiro foi visto com vida pela última vez na quinta-feira, 7 de agosto, de acordo com familiares, amigos e autoridades policiais. O noivo deverá regressar ao tribunal para uma audiência de causa provável na quarta-feira, 10 de setembro. A investigação à morte de Monteiro continua em curso.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
FLAD abre candidaturas para professores visitantes na Georgetown University e Brown University
A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) anuncia a abertura de concursos para professores visitantes nas universidades norte-americanas Georgetown University (Washington, DC) e Brown University (Providence, RI) para o ano letivo de 2026-2027.
As candidaturas estão abertas até dia 1 de novembro deste ano destinando-se a docentes e investigadores portugueses que queiram desenvolver atividades académicas, de ensino ou investigação nos EUA.
Esta iniciativa insere-se na estratégia de internacionalização da academia portuguesa promovida pela FLAD, que está a celebrar este ano 40 anos de existência.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Escolas Públicas de New Bedford reconhecidas nacionalmente pela redução do absentismo
As Escolas Públicas de New Bedford (NBPS) estão a receber reconhecimento nacional pelas suas estratégias inovadoras e eficazes, que reduziram o absentismo crónico para metade desde 2021, com muitas escolas a anunciarem taxas abaixo dos níveis pré-pandemia.
O sucesso atraiu a atenção do investigador nacional Jeremy Singer, professor da Wayne State University, que participou no retiro de liderança do distrito em junho para discutir o seu livro recém-lançado, Rethinking Chronic Absenteeism: Why Schools Can’t Solve It Alone (Repensar o Absentismo Crónico: Porque é que as escolas não podem resolver sozinhas). Singer observou que muitas das intervenções comunitárias descritas no seu livro, escrito em co-autoria com Sarah Winchell Lenhoff, são já uma marca da abordagem de New Bedford.
Singer destacou o trabalho notável da NBPS na redução constante da taxa de absentismo, perguntando: “Porque é que têm observado esta trajetória ao longo do tempo, certo? Porque é que o vosso distrito teve sucesso enquanto outros distritos em todo o estado não tiveram tanto sucesso em regressar ao ponto em que vocês estavam, ou talvez até melhor do que estavam antes da pandemia?”
“Nas Escolas Públicas de New Bedford, estamos a traçar um novo rumo para melhorar a assiduidade”, disse o agente de assiduidade Ryan Saucier. “Estamos a conduzir os alunos de volta à escola com um apoio constante da comunidade, ancorando-os quando necessário para garantir que ninguém se desvia demasiado do caminho”.
Esta mudança passa por tratar o absentismo crónico como um problema distinto e sistémico, que revela barreiras complexas ao acesso à escola. A estratégia do distrito, inspirada na abordagem ecológica do trabalho de Singer, baseia-se na construção de relações e na abordagem das realidades únicas de cada aluno e família.
“As taxas persistentes de absentismo estão a dizer-nos alguma coisa”, disse o superintendente Andrew O’Leary, que adianta: “Compreender estes desafios é o primeiro passo para os enfrentar.”
Uma abordagem em equipa para superar os desafios
O crédito pela melhoria drástica é amplamente partilhado por todo o distrito. “Todo o crédito deve-se a uma abordagem de equipa desenvolvida em cada edifício escolar”, disse O’Leary. “É o trabalho dos diretores, professores, equipa de envolvimento familiar, orientadores e equipas de apoio, unindo-se com urgência e criatividade. É isso que está a fazer a verdadeira diferença para as crianças”.
Este sentimento foi partilhado por Tammy Morgan, diretora executiva dos Serviços ao Estudante. “Melhorar a assiduidade escolar é uma responsabilidade partilhada – desde diretores, professores e enfermeiros a secretários e agentes de assiduidade -, todos partilham um papel. Quando os alunos se sentem ligados e valorizados na sua comunidade escolar, a sua assiduidade melhora.” A equipa de Agentes de Frequência (AOs) do distrito está na linha da frente deste esforço. Têm-se dedicado a construir relações positivas e eficazes com as famílias, criando “Planos de Melhoria de Frequência” colaborativos que identificam e removem as barreiras à frequência regular.
“O plano é um documento de trabalho”, disse Saucier. “Pedimos frequentemente aos alunos que nomeiem três funcionários que identifiquem como apoio e depois partilhamos esse documento com eles. Trata-se de interações autênticas e compassivas”.
Laços comunitários profundos e ação baseada em dados
Uma componente-chave da estratégia alavanca os laços comunitários profundos da equipa da AO. Quando os alunos enfrentam obstáculos, os polícias ligam-nos, juntamente com as suas famílias, a canais positivos como os treinadores desportivos, o Boys & Girls Club, a United Way e o Programa Shannon.
O distrito também fez um esforço concentrado para melhorar os seus sistemas de dados. A adição de novos parceiros tecnológicos e de um departamento de TI responsivo forneceu à equipa dados fiáveis e facilmente classificáveis para identificar e apoiar rapidamente os alunos necessitados.
O impacto humano deste trabalho foi captado num momento nesta primavera. Enquanto a equipa da AO se reunia para uma fotografia de grupo, contou com a ajuda de uma aluna próxima, Alexis Genereux, da NBHS, que tinha trabalhado com um polícia no seu próprio plano de assiduidade no início do ano. Tirou a fotografia da equipa e, por coincidência, também recebeu um presente de aniversário.
“Estamos a ancorar-nos quando necessário para garantir que ninguém se desvia demasiado do caminho. Estou muito confiante de que, à medida que continuarmos a fortalecer estes esforços e a acrescentar novas formas personalizadas de envolver os alunos, veremos um crescimento contínuo”, disse Saucier.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Eleição municipal de New Bedford ganha forma: 12 candidatos concorrem ao cargo de vereador geral
Ao que tudo indica, haverá uma eleição preliminar em toda a cidade para vereador, salvo desistências de última hora.
O dia 19 de agosto foi o prazo final para a apresentação dos documentos de candidatura para certificação de assinaturas junto do Conselho de Comissários Eleitorais.
Há 12 candidatos atuais para vereador. A preliminar é realizada quando existe o dobro do número de candidatos a concorrer às vagas em aberto, mais um. Isto significa pelo menos 11 candidatos para as cinco vagas disponíveis para o conselho.
Não haverá preliminares para nenhuma das vagas distritais, nenhuma das quais teve os três ou mais candidatos necessários, nem para a Comissão Escolar.
Para “councilor-at-large em New Bedford concorrem: Shane Burgo (incumbente), Ian Abreu (incumbente), Brian K. Gomes (incumbente), Naomi R. A. Carney (incumbente), Ian Saunders, Christopher A. Cotter, Carlos Maiato, Devin Byrnes, Jennifer Arruda, James Roy e Scott Lima.
Pelo Bairro 1 ao Conselho Municipal concorrem: Leo Choquette (incumbente), Matthew Marko, 647 Church St.
Pelo Bairro 2 concorrem: Scott Pemberton e Maria Giesta (incumbente).
Shawn Oliver, pelo Bairro 3, concorre à reeleição e não tem oponente.
Pelo Bairro 4 concorrem Derek Baptiste, Joseph P. Lopes (ambos incumbentes) e R. Renee Fernandes.
Pelo Bairro 6, Ryan Pereira concorre à reeleição sem oponente.
Para o Comité Escolar de New Bedford temos Marcus Coward, Vonmarie Moniz, Melissa Costa e Richard Porter.
O incumbente Peter Berthiaume, 29 Arnold Place, é o único candidato a assessor geral.
O prazo para apresentar os documentos de nomeação certificados com a declaração de candidatura é o dia 2 de setembro, às 17h00.
O prazo para apresentar uma desistência ou objeção aos documentos de nomeação é 4 de setembro, às 17h00.
Eleição em New Bedford:
Datas importantes a saber
27 de setembro, às 17h00, é a data limite para se registar para votar na Eleição Preliminar.
30 de setembro, às 17h00, é a data limite para o pedido de voto por correspondência ou por correspondência.
6 de outubro, ao meio-dia, é a data limite para o pedido de voto presencial por correspondência.
A Eleição Preliminar será realizada no dia 7 de outubro, com as urnas a abrirem às 7h00 e a encerrarem às 20h00.
O prazo limite para o recenseamento eleitoral para a Eleição Autárquica é o dia 25 de outubro, às 17h00.
O prazo final para o pedido de boletim de voto por correio ou por correspondência é 28 de outubro, às 17h00.
O prazo final para o pedido de boletim de voto por correspondência é 3 de novembro, ao meio-dia.
A Eleição Autárquica será realizada no dia 4 de novembro, com as urnas a abrirem às 7h00 e a encerrarem às 20h00.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
MAPS encerra escritório de Brighton após 30 anos
Organização vai colaborar com outras instituições para continuar a servir a comunidade
A Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) encerrará o seu escritório em Brighton no final de agosto de 2025, após 30 anos na área de Allston/Brighton, devido a um aumento substancial da renda no contexto de cortes orçamentais e de uma comunidade local de língua portuguesa cada vez menor.
Os novos proprietários do imóvel localizado na 697 Cambridge Street comunicaram recentemente à organização de saúde e serviços sociais a sua intenção de aumentar a renda e converter o contrato de arrendamento atual num contrato triplo líquido, incluindo impostos e seguros proporcionais sobre o imóvel, paisagismo e manutenção do edifício, água, esgoto e outros custos, o que significaria um aumento potencial de $1.000 nas despesas mensais, num momento em que a organização sem fins lucrativos já enfrenta cortes de financiamento.
“Após 30 anos ao serviço das nossas comunidades na área de Allston/Brighton, esta foi uma decisão muito difícil, mas necessária”, afirmou o CEO da MAPS, Paulo Pinto, MPA. “É algo que vínhamos considerando há muito tempo, pois temos notado uma diminuição significativa no número de clientes que procuram o nosso escritório em Brighton devido ao aumento constante dos custos das casas na área. O aumento imposto pelos novos proprietários levou-nos a finalmente tomar esta decisão.”
Por enquanto, a MAPS vai continuar a servir os membros da comunidade de Allston/Brighton nos seus escritórios próximos em Cambridge, Somerville e Dorchester. Os membros da comunidade podem marcar as suas consultas ligando para o número 617-864-7600.
No futuro próximo, a organização pretende estabelecer uma parceria com outra organização sem fins lucrativos local para arrendar um pequeno espaço dentro do seu escritório, a fim de continuar a oferecer os seus diversos programas sociais e de saúde, através da rotação semanal de funcionários de vários programas, incluindo Serviços de Integração de Imigrantes (IIS), Serviços de Violência Doméstica e Abuso Sexual (DVSA), clínicas de saúde para HIV/IST, inscrição em seguros de saúde e campanhas de cidadania.
A organização tem servido a comunidade em Allston/Brighton desde 1995, quando abriu um escritório em Allston – o primeiro escritório da MAPS fora de Cambridge e Somerville. Em 2012, a organização sem fins lucrativos mudou-se para Brighton, na 697 Cambridge St., Suite 203, onde operou desde então.
A MAPS serve as comunidades de língua portuguesa de MA e outras desde 1970. A organização oferece serviços sociais e de saúde gratuitos através dos seus sete escritórios em Somerville, Cambridge, Everett, Dorchester, Framingham e Lowell.
«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Convívio de naturais do concelho da Ribeira Grande a 18 de outubro
Os naturais e amigos do concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, voltam a reunir-se em convívio a 18 de outubro no salão da Banda Nossa Senhora da Luz, em 664 Quarry Street, Fall River, MA.
O evento consta de hora social, pelas 6:00 da tarde, seguindo-se, pelas 7:00, jantar servido em estilo familiar e cuja ementa consta de sopa, salada, peixe, carne de vaca estufada com os respetivos acompanhamentos, duas garrafas de vinho por mesa, refrigerantes, café e sobremesa.
Este ano o convidado de honra será Carlos Teixeira, bem sucedido empresário residente no estado de New York. Da terra de origem virão algumas representações oficiais.
O entretenimento estará a cargo de José Maurício.
Admissão: $50 para adultos e $25 para crianças dos 5 aos 12 anos de idade.
Bilhetes à venda nos estabelecimentos comerciais da região ou contactando qualquer membro da comissão organizadora do convívio.
«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««




0 Comments