Breves, comunidades

by | Aug 6, 2025 | Notícias das Comunidades

Mayor Mitchell tenta impedir encerramento da Alfândega de New Bedford

O mayor Jon Mitchell opôs-se ao possível encerramento da U.S. Customs House de New Bedford (Alfândega), em carta enviada dia 29 de julho ao Public Buildings Reform Board, conselho encarregado de aconselhar o Governo federal sobre a redução das suas instalações.

“Numa altura em que a confiança no governo, particularmente no Governo federal, está provavelmente no seu nível mais baixo de sempre, reduzir a ligação do Governo federal aos residentes é a última coisa que o Governo federal deve fazer numa região que não faz parte de uma grande área metropolitana”, disse Mitchell a Paul Waldron, diretor executivo da Public Buildings Reform Board.

Propor o encerramento da Alfândega e do Edifício Federal Hastings Keith “é difícil de justificar como medida de redução de custos e vai contra as necessidades de uma governação federal eficaz e os interesses da cidade”, acrescentou o mayor de New Bedford.

Projetada por Robert Mills, o arquiteto do Monumento de Washington, a Alfândega de New Bedford, localizada em 37 N. 2nd Street tem servido os residentes da área de New Bedford há 190 anos. Construída pela Administração Jackson, serviu a indústria baleeira de New Bedford no seu auge e foi recentemente renovada para ficar “como nova”, sublinhou Mitchell.

New Bedford é o centro de uma região de 250.000 pessoas com amplos interesses federais. O porto de New Bedford é o porto de pesca comercial com maior volume de negócios nos Estados Unidos e também atua como líder nacional na indústria eólica offshore. Com a indústria pesqueira comercial da Costa Leste a continuar a consolidar-se em New Bedford, o mayor Jon Mitchell escreveu que a cidade deveria ser examinada para a expansão dos serviços e agências federais.

“A possível colocação de pessoal da NOAA de toda a Nova Inglaterra em New Bedford tem sido ativamente discutida, o que resultaria numa força de trabalho federal maior aqui”, escreveu Mitchell, acrescentando que o Internal Revenue Service, a Drug Enforcement Agency, a Guarda Costeira e o Corpo de Engenheiros do Exército têm escritórios na cidade.

O mayor escreveu a carta antes de uma reunião pública realizada dia 30 de julho em Boston e onde foi discutido o possível encerramento de seis edifícios federais em Massachusetts.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Torneio de golfe Eric Fernandes em Acushnet

Desde a trágica morte do bombeiro de New Bedford, Eric Fernandes, em 2011, familiares e amigos têm trabalhado para manter a sua memória viva num torneio de golfe destinado a angariar dinheiro para atribuir bolsas de estudo aos filhos dos bombeiros de New Bedford que desejam frequentar a universidade.

Dois dos amigos mais próximos de Fernandes, os irmãos Wade e Garrett Gomes, juntaram-se à família para angariar dinheiro através de torneios de póquer.

O Torneio de Golfe Eric Fernandes Memorial Scholarship terá lugar dia 24 de agosto no Acushnet Valley Golf Club.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas online. Patrocínios e donativos também são aceites.

O Torneio de Golfe da Bolsa Memorial Eric Fernandes começou há cinco anos e tem crescido a cada ano.

Nos últimos 11 anos, o Eric Fernandes Memorial Trust Fund atribuiu $130.000 em bolsas de estudo a filhos de bombeiros de New Bedford.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Festa do Espírito Santo em Santa Cruz, Califórnia

A comunidade lusa de Santa Cruz, na Califórnia, celebrou a sua 97ª Festa Anual do Espírito Santo com desfile pela Pacific Avenue, no centro da localidade e até à Igreja da Santa Cruz, onde foi celebrada a missa da coroação.

O cortejo seguiu depois para o C.P.D.E.S. Portuguese Hall no bairro Harvey West Park, onde foram servidas as tradicionais Sopas, seguidas de bazar, arrematações e baile.

A Festa do Espírito Santo é uma celebração cultural e religiosa significativa para a comunidade portuguesa em Santa Cruz, uma das cidades mais bonitas da Califórnia, conhecida por ser o lar da Universidade da Califórnia, Santa Cruz, bem como do calçadão da praia de Santa Cruz.

Tem uma costa deslumbrante e inúmeras florestas de sequoias, e os primeiros portugueses eram baleeiros e começaram a aparecer por ali em 1770.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Faleceu José Finete, capitão atuneiro de San Diego

José Finete faleceu dia 19 de julho, aos 79 anos, em San Diego. Foi capitão de atuneiros e era um membro respeitado da American Tunaboat Association.

Nasceu a 12 de abril de 1946, em Paul do Mar, Madeira, de onde são oriundas muitas das famílias residentes em Point Loma, o Little Portugal de San Diego.

José Finete deixa viúva Jeanette Caboz, estiveram casados 55 anos e tiveram três filhos: Joseph, James e Jeanette Diana. Era avô de Júlia Madeira Finete e sogro de Cookie Finete.

Era o filho mais velho de Pedro e Conceição Finete, e foi precedido na morte pelos pais, o irmão Justino J. Finete, a irmã Maria Rosária Faria e os cunhados Manuel e Nazary Caboz.

Veio para San Diego aos 15 anos e naturalizou-se americano em 1971. Inicialmente trabalhou como jardineiro enquanto frequentava o liceu. Foi dançarino do grupo folclórico português e jogou num clube de futebol luso-americano.

Após concluir o ensino secundário, José Finete tornou-se pescador de atum e começou por costurar as redes. Progrediu na carreira e tornou-se chefe de convés em 1972 e capitão de pesca em 1973. Foi proprietário de quatro barcos: o F/V Jeanette Diana (1075 toneladas), o F/V Jeanette (1500 toneladas), o F/V Diana (1250) e o F/V Toro Bravo (1800 toneladas), além do seu barco de recreio, no qual gostava de viajar e esteve na Samoa Americana, Nova Zelândia, Austrália, Singapura, Ilhas Cook, Fiji, Panamá e Ilhas Salomão, entre outros destinos.

O capitão Finete e a sua tripulação do F/V Jeanette Diana estiveram no centro das “Guerras do Atum” da Zona Económica Exclusiva (ZEE). As Ilhas Salomão, procurando tratados mais favoráveis com os EUA, apoderaram-se do navio e da tripulação, desencadeando uma disputa diplomática com o governo americano. José esteve preso durante seis semanas e, na luta pela libertação da sua tripulação, foi sujeito a um julgamento fraudulento antes da intervenção dos EUA resultar na libertação de Finete e do seu barco.

A 21 de abril de 1993, o F/V Jeanette Diana pegou fogo a meio da noite. A tripulação conseguiu cortar a linha de cortiça da rede e lançá-la à água. O capitão Finete e os seus 18 homens saltaram para o oceano enquanto as chamas consumiam a embarcação. Na água, a tripulação manteve-se unida, amarrando-se uns aos outros e a um farol de emergência. Estiveram à deriva durante 36 horas em águas infestadas de tubarões, até um avião que voava a 30.000 pés de altitude conseguir localizar a tripulação. Foi considerado um dos resgates oceânicos mais bem-sucedidos da Guarda Costeira e, após este resgate, a Guarda Costeira começou a equipar os seus botes de salvamento com luzes.

José Finete tinha grande devoção pela Festa do Espírito Santo e todos os anos ajudava a angariar fundos, a descascar batatas e a limpar lulas.

Durante mais de 35 anos, José e Jeanette organizaram uma festa de Ano Novo, ele cozinhava polvo suficiente para alimentar centenas de pessoas, e depois dançava até às 2 da manhã.

Duas vezes por mês, José encontrava-se com os amigos para jogar às cartas, comer caldeirada e beber poncha. Como um verdadeiro madeirense, era um apaixonado por frutas e marisco. Tinha a sua própria receita de poncha usando os seus próprios limões, maracujás e outros ingredientes secretos, por isso adorou e ganhou o apelido de “Poncha Joe”.

O funeral de José Finete realizou-se dia 11 de agosto com missa na igreja de Santa Inês e, após o funeral, houve uma celebração da sua vida no Salão Português da UPSES, sito na Avenida de Portugal, em San Diego.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Assaltante de bancos condenado  a oito anos de prisão

 O procurador público do condado de Bristol, Thomas Quinn III, anunciou que Christopher DaPonte, 47 anos, de Acushnet, declarou-se culpado no Tribunal Superior de Fall River e foi condenado por cinco assaltos à mão armada a bancos e uma farmácia na cidade de New Bedford, num período de seis meses, de abril de 2021 a outubro de 2021, e foi sentenciado a uma pena de 6 a 8 anos em prisão estadual.

No dia 23 de abril de 2021, às 21h20, a farmácia Walgreens na Acushnet Avenue foi assaltada por um homem vestido todo de preto e com uma máscara facial preta, que apontou uma pistola à empregada, uma jovem de 17 anos, e ordenou-lhe que entregasse todo o dinheiro. A vítima deu $50 que tinha na caixa.

No dia 29 de abril, às 17h25. a St. Anne’s Credit Union, na Acushnet Avenue, foi assaltada por um indivíduo branco corpulento com um blusão cinzento escuro com capuz e uma máscara facial. O assaltante entregou um bilhete à caixa, dizendo que tinha uma arma e que ela deveria fornecer dinheiro, e fugiu com $2.144.

Em 12 de maio, às 15h50, o mesmo indivíduo entrou na mesma St. Anne’s Credit Union vestindo a mesma roupa, disse estar armado e entregou à caixa um saco de compras escuro dizendo para encher de dinheiro, Nesse dia fugiu com $5.174.

Em 24 de setembro de 2021, às 15h45, o Mechanics Cooperative Bank, na Kempton Street, foi assaltado pelo mascarado do blusão cinzento, que entrou no banco brandindo uma arma e exigiu dinheiro dos três caixas. Duas caixas colocaram $1.717 no saco, a terceira caixa disse não ter dinheiro na gaveta e o assaltante ameaçou que voltaria e esperava que houvesse mais dinheiro disponível.

No dia 5 de outubro, às 15h38, o mesmo Mechanics Bank na Kempton Street foi assaltado pelo mesmo indivíduo corpulento vestindo as mesmas roupas e empunhando a mesma pistola preta, e desta vez levou $2.530.

Mas a polícia não estava parada e conseguira apurar que o assaltante do Mechanics Bank conduzia um Mazda MX30 SUV azul e que o carro estava no nome da mãe do arguido e que nos assaltos à St. Anne’s Credit Union o indivíduo usara o seu próprio Chevy Traverse. No dia 8 de outubro de 2021, Christopher DaPonte foi detido em casa, em Acushnet e a polícia encontrou a roupa que correspondia às usadas nos assaltos, uma arma de pressão preta, máscaras cirúrgicas pretas e sacos de compras pretos, juntamente com $640.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Brian G. Medeiros assume chefia dos Bombeiros de New Bedford

O Corpo dos Bombeiros de New Bedford tem novo chefe e novo chefe adjunto, que foram empossados durante reunião do Conselho Municipal.

Brian G. Medeiros assumiu a chefia do departamento e Daniel Coons é chefe adjunto, funções que ambos já exerciam a título interino.

O chefe Medeiros e o subchefe Coons foram formalmente empossados durante uma cerimónia que contou com a presença de familiares, amigos e antigos e atuais membros do Corpo de Bombeiros de New Bedford.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Governador McKee assina projeto de lei que aumenta o salário mínimo de Rhode Island

O governador Dan McKee sancionou ontem, terça-feira, um projeto de lei que aumenta o salário mínimo de Rhode Island de 15 dólares para 17 dólares num período de dois anos.

A partir de 1 de janeiro de 2026, o salário mínimo aumentará para 16 dólares e, a 1 de janeiro de 2027, para 17 dólares. Estima-se que 50.000 habitantes de Rhode Island estejam atualmente a receber o salário mínimo.

“O trabalho árduo deve ser recompensado com uma remuneração justa. Ao aumentar o salário mínimo nos próximos dois anos, estamos a enviar uma mensagem clara de que o nosso compromisso com os habitantes trabalhadores de Rhode Island nunca foi tão forte”, disse o governador Dan McKee. “Quero agradecer aos autores, defensores e legisladores do projeto de lei que deram prioridade à luta pela classe trabalhadora.”

“Nos últimos anos, aumentámos o nosso salário mínimo para ajudar a compensar o aumento do custo de vida, ajudando as nossas famílias trabalhadoras a sustentarem-se e mantendo-nos competitivos com os estados vizinhos. Mas é importante mantermos este progresso”, disse por sua vez o deputado David A. Bennett (D-Dist. 20, Warwick, Cranston).

“Esta legislação mantém o nosso salário mínimo a aumentar de forma previsível e estável, permitindo que as empresas de Rhode Island planeiem confortavelmente os próximos aumentos, ao mesmo tempo que mantemos o nosso compromisso com salários dignos para os nossos eleitores.”

“Milhares de trabalhadores em Rhode Island ganham menos do que um salário digno”, disse por seu turno o senador John Burke (D-Dist. 9, West Warwick), que preside à Comissão de Trabalho e Jogos do Senado. “Aumentar o salário mínimo regularmente, como a assembleia geral tem vindo a fazer, garante que estes trabalhadores podem satisfazer as suas necessidades básicas de alimentação, habitação e saúde. Tende também a estimular a economia, aumentando o seu poder de compra.”

“Aumentar o salário mínimo garante que dezenas de milhares de trabalhadores de Rhode Island ganhem dinheiro suficiente com o seu trabalho não só para sobreviver, mas também para desfrutar de tudo o que o nosso estado tem para oferecer”, disse Patrick Crowley, presidente da AFL-CIO de Rhode Island. “Aumentar o salário mínimo também beneficia toda a economia de Rhode Island, uma vez que os trabalhadores gastam os seus salários na economia diária, aumentando a procura, o que leva ao crescimento do emprego. Uma economia forte começa com uma força de trabalho bem remunerada.”

Em 2021, o governador McKee sancionou uma lei para aumentar o salário mínimo de 11,50 dólares para 15 dólares em quatro anos.

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Bispo de Providence no piquenique anual da igreja de Nossa Senhora de Fátima

O Bispo de Providence, Bruce Lewandowski, viu-se rodeado pela magia de bem receber de mais de 450 paroquianos de Nossa Senhora de Fátima em Cumberland, reunidos no  seu piquenique anual. O bispo expressou a simpatia da receção, assente nos valores espirituais e porque não dizê-lo, gastronómicos, que o deliciaram. Sobretudo as cavacas de Ana Cerqueira, que levou consigo para tomar o café. O padre Fernando Cabral não cabia em si de contente ao ver a reação do senhor bispo perante esta sua visita a Nossa Senhora de Fátima, que lhe valeu grandes elogios.

Foto: Augusto Pessoa

 

0 Comments

Related Articles