XIII Festival de Sopas do Clube Juventude Lusitana traduzido em 10 especialidades gastronómicas

by | Jan 14, 2026 | Eventos Comunitários

 

O XIII Festival de Sopas do Clube Juventude Lusitana aconteceu no passado domingo, 11 de janeiro iniciando as celebrações dos 105 anos de existência daquela presença lusa em terras americanas. 

Este evento gastronómico surge sob a responsabilidade de Luís Candeias, natural da São Paio, Gouveia onde em visita de férias deparou com o Festival de Sopas da Serra da Estrela. 

Foi uma inspiração dos ares serranos que em Cumberland encontra condições de nascer e crescer, surgindo o Festival de Sopas do Clube Juventude Lusitana, pondo à prova mãos hábeis de quem sabe manusear os produtos e concluir numa sopa de qualidade. 

A “catedral erguida em nome de Portugal” está recheada de componentes que se ordenaram sob as suas tendências, desportivas e culturais formando um todo capaz de constituir um festival de sopas, que atrai centenas de pessoas pela reconhecida qualidade das sopas e ao mesmo tempo num apoio constante às atividades que ali se realizam. E como de pode constatar com uma enorme componente jovem atraída pela escola portuguesa, danças e cantares, filarmónica, futebol e mesmo cavaquinhos.

O presidente João Marques e a esposa e coordenadora do festival Susana Marques, rodeados por ativos elementos atrairam um salão cheio de gente que não perderam uma oportunidade para demonstrar que estão de mãos dadas com os corpos diretivos numa aposta ao sucesso. 

Como se depreende, depois do êxito da festa de passagem de ano, entramos em mais um calendário anual de atividades que se traduz em sucessos contínuos de adesão dos associados. 

É um evento anual que celebra a cultura gastronómica aliado à cultura musical (banda filarmónica e Grupo de Cavaquinhos) que ali se exibiram numa sobremesa caseira fruto do entusiasmo de gente a quem corre nas veias a seiva da portugalidade, num contributo ao manter viva a nossa presença em terras americanas. Faltou o Danças e Cantares devido ao “fruto do tempo”, nome mais pomposo para se chamar gripe, que impediu as jovens dançarinas de atuar e ao mesmo tempo precaução da contaminação a um salão cheio.

 

 


– OS PARTICIPANTES –

Sopa de Pedra

Danças e Cantares do CJL

Caldo Verde

Núcleo Sportinguista

Red Chowder

Casa do Benfica

Sopa à Lusitana

Clube Juventude Lusitana

Sopa de Grão

Senhoras Auxiliares

White Chowder

Lusitana Sports

Sopa de Agrião

Cavaquinhos

Sopa de Feijão

Escola Portuguesa

Sopa de Abóbora:

Banda Filarmónica

Cachupa Caboverdiana

Especial do Cozinheiro


 

 

0 Comments

Related Articles