Vitória histórica do Casa Pia quebra invencibilidade do líder FC Porto

by | Feb 2, 2026 | Desporto

 

Rio Maior, Santarém, 02 fev 2026 (Lusa) – O Casa Pia quebrou hoje a invencibilidade do líder FC Porto, ao vencer 2-1 o jogo da 20.ª jornada da I Liga de futebol, o primeiro triunfo dos casapianos, que deixarem a zona de risco, frente aos ‘dragões’.

No duelo que encerrou a ronda, disputado em Rio Maior, Gaizka Larrazabal adiantou os ‘gansos’, aos 12 minutos, numa primeira parte em que a formação de Álvaro Pacheco ainda beneficiou de um autogolo de Thiago Silva, já em cima dos 45.

A abrir a etapa complementar, Pablo Rosario reduziu a desvantagem, mas sem evitar aquela que foi a primeira derrota do líder do campeonato.

Com este desfecho, o FC Porto permanece na liderança, com 55 pontos, e recebe o vice-líder Sporting, num jogo marcado para o dia 09 (20:45), com pressão acrescida, uma vez que os ‘leões’ poderão encurtar a distância para apenas um ponto em caso de triunfo na visita ao Estádio do Dragão.

Já o Casa Pia, que entrou nesta ronda em zona de play-off de manutenção, chegou aos 18 pontos e ultrapassou o Santa Clara na tabela classificativa, deixando a zona de risco e estreando-se a vencer em Rio Maior na edição 2025/26 do campeonato.

Francesco Farioli procedeu a cinco alterações face à equipa titular na vitória sobre os escoceses do Rangers (3-1), a contar para a fase de Liga da Liga Europa, deixando Victor Froholdt fora do ‘onze’ pela primeira vez na presente edição do campeonato.

Além do médio dinamarquês, também Alberto Costa, Jakub Kiwior, Rodrigo Mora e William Gomes foram relegados ao banco de suplentes, sendo rendidos por Martim Fernandes, Thiago Silva, Pablo Rosario e Gabri Veiga, respetivamente.

Já do lado casapiano, o técnico Álvaro Pacheco mexeu apenas no ‘miolo’, colocando Lawrence Ofori no lugar de Renato Nhaga, em relação à equipa titular que apresentou no empate diante do AVS (3-3), na última ronda.

A equipa ‘azul e branca’ entrou decidida a resolver cedo o encontro e só não abriu o ativo logo aos cinco minutos, porque Borja Sainz escorregou já na pequena área.

No entanto, e no primeiro ataque dos ‘gansos’, aos 12 minutos, Larrazabal surgiu ao segundo poste para encostar um cruzamento de Jérémy Livolant, inaugurando o marcador.

Na reta final da primeira parte, o líder do campeonato criou boas situações para igualar, por Gabri Veiga (35) e Alan Varela (36), mas, em noite de ‘dilúvio’ em Rio Maior, novo balde de ‘água fria’, quando o experiente defesa Thiago Silva desviou para a sua baliza uma bola vinda de um livre de Abdu Conté à esquerda do ataque.

A resposta, no entanto, dificilmente poderia ter sido melhor, uma vez que no primeiro ataque da segunda parte, Pablo Rosario aproveitou um ressalto à entrada da área para rematar rasteiro e reduzir a diferença (46).

Thiago Silva podia ter-se redimido pouco depois, valendo uma excelente intervenção do guarda-redes casapiano, que voltou a estar em grande plano ao travar os intentos de Samu, já aos 63.

O costa-riquenho vestiu a capa de herói nos últimos 30 minutos e voltou a impedir o golo do empate, já aos 75, após um remate de Deniz Gül, travando as diversas investidas da formação nortenha.

A tarefa ficou ainda mais complicada para o FC Porto depois de o árbitro Pedro Ramalho ter mostrado cartão vermelho direto a William Gomes, num lance em que o brasileiro atinge com o pé a cara de David Sousa.

Em cima dos 90, Clau Mendes ainda desperdiçou uma jogada que poderia ter sentenciado o encontro, mas a vitória ao fim de 13 encontros diante do FC Porto já não escapou ao Casa Pia, que viveu uma noite histórica e colocou o líder do campeonato mais pressionado na ronda que antecede o clássico diante do Sporting.

 

 

0 Comments

Related Articles