Universidade dos Açores encontra “vocação marítima” na ilha do Faial

by | Jan 16, 2026 | Outras Notícias

 

Ponta Delgada, Açores, 16 jan 2026 (Lusa) – O presidente da Assembleia Legislativa açoriana, Luís Garcia, considerou que a Universidade dos Açores encontra no Faial uma convicção estruturante da região, que é a “vocação marítima”.

Num evento comemorativo do 50.º aniversário da Universidade dos Açores, na quinta-feira, na Horta, ilha do Faial, Luís Garcia referiu que o mar “continua a ser, hoje, uma das maiores oportunidades estratégicas dos Açores”.

Segundo o responsável político, a vocação marítima da região “tem sido consolidada no Faial, sobretudo através da Universidade dos Açores, do Departamento de Oceanografia e Pescas, do Okeanos e da colaboração com instituições científicas, tecnológicas e empresariais”, o que permite “criar um verdadeiro ecossistema de conhecimento”.

Luís Garcia, citado numa nota de imprensa divulgada hoje, apontou que estes são “pilares estratégicos para afirmar a presença dos Açores no Atlântico e no mundo”, bem como também a Escola do Mar, o futuro Tecnopolo Martec, a Zona Livre Tecnológica, a pista de drones, o navio de investigação dos Açores e a “legítima ambição de acolher o Observatório Europeu do Mar Profundo”.

Luís Garcia lembrou que em 2026 comemoram-se igualmente os 50 anos da autonomia regional, destacando o elo indissociável entre este marco histórico e a fundação da Universidade dos Açores, considerando-a “um pilar essencial do projeto autonómico”, na formação de profissionais qualificados e no desenvolvimento do conhecimento regional.

 

 

0 Comments

Related Articles