Taça de Portugal: FC Porto vence Benfica rumo às ‘meias’, Fafe surpreende Braga

by | Jan 14, 2026 | Desporto

 

Redação, 14 jan 2026 (Lusa) – O FC Porto acedeu hoje às meias-finais da Taça de Portugal de futebol, ao bater em casa o Benfica (1-0), no clássico dos ‘quartos’ da competição, enquanto o Fafe surpreendeu o Sporting de Braga (2-1).

No Estádio do Dragão, no Porto, o segundo golo do polaco Jan Bednarek na prova, aos 15 minutos, desequilibrou a partida a favor dos anfitriões, líderes isolados da I Liga, que estrearam o reforço brasileiro Thiago Silva, três dias depois da renovação com o treinador italiano Francesco Farioli.

O FC Porto atingiu a oitava vitória seguida esta época e não ganhava ao Benfica desde março de 2024, tendo batido o único adversário que não conseguiu derrotar na primeira volta do campeonato, encerrada com um recorde de 49 pontos em 51 possíveis em edições jogadas por 18 clubes.

Ao triunfarem pela primeira vez sobre as ‘águias’ na presidência de André Villas-Boas, após um empate e duas derrotas, os ‘dragões’ voltam a ser duas épocas depois semifinalistas da Taça de Portugal, na qual ocupam o segundo lugar do palmarés, com 20 troféus, a seis do opositor desta noite.

O Benfica vinha de uma derrota nas ‘meias’ da final a quatro da Taça da Liga face ao Sporting de Braga (3-1) e não perdia dois jogos seguidos há um ano, sendo que já não pode arrebatar a Taça de Portugal, prova que não ganha desde 2016/17 e da qual foi finalista vencido na época passada.

As ‘águias’ começaram a temporada a conquistar a Supertaça Cândido de Oliveira diante do Sporting, no Algarve, mas, desde então, já perderam dois troféus nacionais, complicaram a passagem à ronda a eliminar da Liga dos Campeões e ocupam o terceiro lugar da I Liga, já a 10 pontos do FC Porto.

O Benfica foi afastado pela 10.ª vez nos ‘quartos’ da Taça de Portugal, fase na qual não cedia desde 2022/23 e contabiliza duas passagens (1940/41 e 1981/82) e outras tantas eliminações (1990/91 e 2025/26) ante os ‘azuis e brancos’ – nas restantes rondas, conta mais 10 êxitos e cinco insucessos.

O treinador José Mourinho ainda não ganhou em jogos ‘grandes’ desde o regresso às ‘águias’ nem venceu fora os ‘dragões’, um dos seus antigos clubes, volvidos dois empates e quatro derrotas nas várias competições.

No sorteio das ‘meias’, que vai ser realizado na quinta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, o FC Porto terá a companhia do Torreense, triunfante na receção à União de Leiria (3-1), no domingo, num jogo disputado entre clubes da II Liga, bem como do Fafe, da Liga 3, terceiro escalão nacional.

Últimos ‘resistentes’ das divisões não profissionais nesta edição da prova, os fafenses impuseram-se em casa ao Sporting de Braga, com golos de João Santos, aos 42 minutos, e do brasileiro Carlos Daniel, aos 70, numa margem diluída pelo costa-marfinense Mario Dorgeles a acabar, aos 90+5.

O Fafe já tinha ultrapassado os primodivisionários Moreirense e Arouca na terceira e quarta eliminatórias, respetivamente, qualificando-se agora pela terceira vez para as ‘meias’ da Taça de Portugal, após 1976/77 e 1978/79.

Quatro dias depois da derrota na final da Taça da Liga com o rival Vitória de Guimarães (2-1), em Leiria, o Sporting de Braga voltou a perder ante oposição minhota e saiu de uma competição por si vencida por três vezes.

A próxima fase terá um clube não profissional pela segunda época seguida, já que, em 2024/25, o Tirsense representou o Campeonato de Portugal (CP), quarta divisão nacional, na ronda de acesso à final da prova ‘rainha’.

O programa dos ‘quartos’ deverá terminar em 04 de fevereiro, quando o bicampeão português Sporting, terceiro mais titulado, com 18 êxitos, e detentor do troféu, receber o AVS, último classificado da I Liga.

As ‘meias’, que vão deixar de ser jogadas a duas mãos a partir da próxima época, estão originalmente previstas para 03 a 05 de março e 21 a 23 de abril, ao passo que a final da 86.ª edição da Taça de Portugal disputa-se em 24 de maio.

 

 

0 Comments

Related Articles