Redação, 24 jan 2026 (Lusa) – Um golo tardio de Luis Suárez permitiu hoje ao Sporting vencer em Arouca (2-1), na 19.ª jornada da I Liga de futebol, e evitar novo deslize na luta pelo tricampeonato, pressionando o líder isolado FC Porto.
Quatro dias depois de terem vencido em casa os franceses do Paris Saint-Germain (2-1), campeões europeus e intercontinentais, para a sétima ronda da fase de liga da Liga dos Campeões, os ‘leões’ quase voltaram a ceder pontos no campeonato, mas atingiram o 15.º triunfo nos descontos.
Luis Suárez marcou aos 90+6 minutos e repetiu o papel decisivo exercido na reta final do duelo frente ao tetracampeão gaulês, para impedir o terceiro desaire nos últimos quatro encontros fora do Sporting na I Liga, já depois de o espanhol Iván Barbero (48) ter ripostado o golo inicial do colombiano (35).
A liderança dos melhores marcadores passou a ser repartida por Suárez e pelo grego Vangelis Pavlidis, ambos com 17 golos, tendo o sul-americano ‘bisado’ pela sexta vez, e segunda sucessiva, ao serviço da equipa ‘leonina’.
Instantes depois do golo decisivo do embate, e numa fase em que tinham sido substituídos, o brasileiro Matheus Reis, do Sporting, e o uruguaio Matías Rocha, do Arouca, foram expulsos com cartões vermelhos diretos.
Os bicampeões consolidaram o segundo lugar e somam 48 pontos, quatro abaixo do líder invicto FC Porto, que receberá o Gil Vicente, quarto classificado, na segunda-feira, no encerramento da jornada, um dia depois de o Benfica, terceiro, com 42, defrontar o Estrela da Amadora em casa.
O Sporting venceu pela segunda ronda consecutiva e chegou aos três triunfos sucessivos em todas as competições, quatro dias antes de visitar os espanhóis do Athletic Bilbau para a oitava e decisiva jornada da fase principal da Liga dos Campeões, na qual tem, pelo menos, presença garantida no play-off e ainda pode aceder diretamente aos oitavos de final.
O Arouca voltou aos desaires e prossegue na 15.ª posição, derradeira de manutenção, com 17 pontos, dois acima do antepenúltimo Casa Pia, em vaga de acesso ao play-off de permanência, e provisoriamente com cinco sobre a zona de descida, formada por Tondela (menos um jogo) e AVS.
Horas antes, um golo tardio do brasileiro Maracás (87 minutos) garantiu o regresso aos triunfos do Moreirense na receção ao Santa Clara (1-0), que voltou a perder e não ganha há seis partidas na prova.
Os minhotos cimentaram o sexto lugar e têm provisoriamente os mesmos 30 pontos do Sporting de Braga, quinto e anfitrião Alverca no domingo, ao passo que os açorianos ainda não venceram em 2026 e ocupam a 14.ª posição, com 17, a par de Nacional (13.º), que ainda não jogou, e Arouca.
O dia fechou com o triunfo caseiro do Estoril Praia sobre o Vitória de Guimarães (4-2), selado pelos ‘bis’ do marroquino Yanis Begraoui (29 e 78 minutos) e do venezuelano Alejandro Marqués (56 e 65), em resposta aos golos contrários do capitão Samu Silva (27) e do sérvio Matija Mitrović (34).
Ao ganhar pela quarta vez, e segunda seguida, nas últimas cinco rondas, período no qual fez 15 golos, o Estoril Praia passou o Vitória de Guimarães no oitavo lugar e passou a ter 26 pontos, face aos 25 dos minhotos, novamente derrotados duas semanas depois da inédita conquista da Taça da Liga.
A 19.ª jornada começou com um empate entre Casa Pia e AVS (3-3), em Rio Maior, na sexta-feira, num desafio em que os nortenhos recuperaram de uma desvantagem de três golos e marcaram por duas vezes de penálti nos instantes finais, mas mantiveram-se no fundo da tabela e sem triunfos.






0 Comments