Sónia Bettencourt

by | Aug 27, 2025 | Acústico na Radio, Fotos

Sónia Bettencourt foi a convidada de Dino Garcia no programa “Paralelo Unplugged”, na edição de quarta-feira, 20 de agosto.

A fadista foi acompanhada nas guitarras por Chris Castelo e Viriato Ferreira. O rocker Chris faz parte da popular banda Eratoxica e o venerável Viriato Ferreira é um dos mais conceituados guitarristas de fado na Nova Inglaterra.

Sónia é natural de Timor-Leste mas passou a sua infância em Lisboa, na zona de Cascais, em Paço d’Arcos. Nasceu e vive para a música, é sobrinha dos músicos Roberto Bettencourt, elemento da banda de Jorge Ferreira e vocalista dos Sombras; Luís Bettencourt, produtor, escritor, compositor, e organizador de festivais musicais sedeado na ilha Terceira, Açores e que já atuou em vários países da Europa e mais recentemente no Japão; e Nuno Bettencourt, o rock guitarrista par-excellence, e co-fundador da banda Extreme e considerado um dos melhores guitarristas de rock de sempre, sendo muito solicitado para tocar nas grandes bandas de pop-rock. Participou no mega concerto em junho deste ano em Birmingham, Inglaterra marcando o ultimo espetáculo do Black Sabath e Ozzy Osbourne. Nuno atuou neste épico espetáculo vestido com a camisola de Diogo Jota, número 20 do Liverpool homenageando o então falecido jogador português.

Filha de pais portugueses, a mãe oriunda da Praia da Vitoria e o pai de Vila Nova de Famalicão, e vivendo em Lisboa, entra no mundo da música em criança e adolescente como elemento do prestigioso Coro de Santo Amaro de Oeiras, sob a liderança do influente maestro César Batalha. Apaixonou-se pela música clássica e mais tarde pelo fado da Amália. Ao longo da sua carreira musical, Sónia participou em diversos festivais de música vencendo prémios de melhor interpretação.

Conhecida como fadista roqueira, na América fez parte da Banda Faith onde permaneceu durante oito anos. Gravou “Make a Stand” com o conceituado escritor, compositor e produtor Scott MacAlister em Portugal.

Como sempre teve o sonho de cantar fado, decide em 2014 dedicar-se ao mundo do fado, tendo gravado “covers” de fado e mais tarde “Fado Meu”, conquistando o prémio de “Best Fado Performance 2018” atribuído pelo International Portuguese Music Awards.

É dotada de excelente voz incutindo o seu próprio cunho pessoal, com emoções e profundos sentimentos em cada interpretação e a atestá-lo o facto de ter conquistado numeroso público.

O que Cantou:

– Cancão do Mar (Dulce Pontes)

– Barco Negro (Mariza)

– Dona do Meu Nariz (Maria Emília)

– Cheira a Lisboa (Amália Rodrigues)

Influências Musicais

– Família de músicos Bettencourt

– Amália Rodrigues

– Mariza

– Raquel Tavares

Pratos Favoritos:

– Açorda de Camarão

– Arroz de Marisco

– Bife a Portuguesa

 Lugares Favoritos:

Lisboa, Algor (Algarve), Braga.

Fotogaleria de WJFDimages:

 

0 Comments

Related Articles