Redação, 12 abr 2026 (Lusa) – O líder FC Porto regressou hoje às vitórias no reduto do Estoril Praia (3-1), em jogo da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e manteve os cincos pontos de vantagem para o perseguidor Sporting.
Quando falta uma semana para o dérbi eterno entre Sporting e Benfica, os ‘dragões’, que têm mais um jogo do que o bicampeão nacional, reinaram no difícil campo dos ‘canarinhos’.
A equipa portista vinha de duas igualdades para o campeonato com o Famalicão (2-2) e para a Liga Europa com o Nottingham (1-1), mas deu hoje a resposta esperada, com golos de Pepê (minuto 14), Xeka (32), na própria baliza, e Froholdt (72), ao passo que Begraoui (78) marcou o tento de honra dos lisboetas.
Desta forma, o FC Porto continua a depender de si próprio para conquistar o campeonato, que lhe foge desde 2021/22, ficando a faltar as receções ao Tondela, Alverca e Santa Clara e as visitas aos campos do Estrela da Amadora e do quase despromovido AVS.
No topo da classificação, os ‘dragões’ contabilizam 76 pontos, mais cinco do que o Sporting, segundo posicionado, que ainda tem de receber o Tondela, em Alvalade.
A sete pontos do líder está o Benfica, no último lugar do pódio, enquanto o Estoril Praia, que averbou o terceiro desaire seguido, é sétimo, com 37.
Hoje, os ‘encarnados’ mantiveram a invencibilidade na I Liga impondo-se ao Nacional, por 2-0, e o Sportong de Braga bateu, em casa, o Arouca por 1-0.
Na Luz, depois do empate da ronda passada frente ao Casa Pia, o Benfica regressou às vitórias graças aos remates certeiros de Schjelderup (minuto 03) e Rafa (14), numa partida em que Pavlidis desperdiçou um penálti (58).
O Sporting de Braga superiorizou-se pela margem mínima ao Arouca, que podia ter conseguido chegar ao empate, não fosse a grande penalidade falhada por Barbero, aos 83.
Antes, o golo dos ‘arsenalistas’, que terminaram em inferioridade numérica, depois de Gabri Martinez ter sido expulso, foi apontado por Pau Victor, aos 66, suficiente para a formação do Minho passar a contabilizar 52 pontos, no quarto lugar.
No Ribatejo, o anfitrião Alverca somou um importante segundo triunfo seguido na prova rumo à manutenção, diante do Casa Pia (3-1), após reviravolta.
João Marques foi quem colocou os ‘gansos’ no comando do marcador, nos primeiros segundos do jogo, mas Figueiredo, Chiquinho viraram o jogo a encontro dos ribatejanos, antes de Rhaldney fechar a contagem.
Este triunfo permitiu ao Alverca passar a ocupar um confortável 10.º posto, com 35 pontos, e o conjunto casapiano, ainda com uma partida por disputar, segue numa perigosa 16.ª e antepenúltima posição, com 25, sendo que não sabe o que é vencer há seis encontros.





0 Comments