Teve lugar sábado, 8 de novembro, no Holy Ghost Beneficial Brotherhood of Rhode Island, mais conhecido por Phillip Street Hall, em East Providence, a tradicional Noite de São Martinho.
Grace Mota, natural do Cabouco, Lagoa, São Miguel, assumiu a presidência do Grupo da Amizade, responsável pela Noite de São Martinho, junto daquela organização de East Providence.
Grace Mota veio para os EUA em 1988 radicando-se em Bristol.
Mudou-se para East Providence onde foi atraída pelo Phillip Street Hall e onde tem integrado as mais diversas comissões de apoio à organização culminando agora com o Grupo da Amizade, e que assumiu a presidência.
Estão com Grace Mota (presidente), Mary Joe Nobrega (vice-presidente), Nélia Carvalho (secretária), Robert Coelho (tesoureiro), Cláudia Coelho (secretária). Tony Mota e Missy Mota são os mordomos.
Mantendo a tradição e desta vez entregue aos mordomos das festas do Espírito Santo 2026, Tony e Missy Mota, o vinho brotava do pipo e era distribuído pelas mesas cheias de apreciadores da boa gastronomia e como a noite o obrigava, castanhas assadas.
No livro “Old World Traditions & New World Politics”, Paul Tavares, antigo senador e tesoureiro de RI, imortalizou em escrita simples e ao alcance do mais feliz dos mortais a história do Phillip Street Hall, que teimou pela força dos seus associados, atingir os 125 anos de existência.
Esta organização fraternal foi fundada em 1900. A 1 de janeiro de 1915 foi designada a igreja provisória de São Francisco Xavier com a primeira missa a ser celebrada a 10 de janeiro de 1915.
O serviços religiosos ali continuaram até 21 de maio de 1916, quando o Bispo Harkins inaugurou a hoje já centenária igreja de São Francisco Xavier, que se ergue imponente na Carpenter Street em East Providence, constituindo a maior paróquia de Rhode Island.
E a par com a maior paróquia de Rhode Island temos o Phillip Street Hall como a segunda organização mais antiga. A mais antiga é a Associação D. Luís Filipe em Bristol. E esta a terceira em todos os EUA.
E para completar esta história de antiguidades, temos a igreja de Nossa Senhora do Rosário em Providence, nos seus 135 anos, constituindo a mais antiga ativa nos EUA.
Como se depreende, enquanto se descascava uma castanha virava-se uma página do historial da comunidade em Rhode Island, onde o Phillip Street Hall é marco incontornável da presença lusa neste estado.
Fotogaleria de pT/A.Pessoa:
A nova direção do Grupo da Amizade do Phillip Street Hall, com Mary Joe Nóbrega, vice-presidente e restantes elementos na festa de São Martinho. pT/A.Pessoa
A comissão de festas. pT/A.Pessoa
O grupo responsável pela cozinha. pT/A.Pessoa
Orlando Machado, presidente do Phillip Street Hall, com Mário Carvalho, Anna Willis, Roberto Coelho e Ricardo Tavares. pT/A.Pessoa
O casal Tony e Missy Mota. pT/A.Pessoa






0 Comments