Romaria de Fall River congregou 381 romeiros em caminhada de oração

by | Apr 8, 2026 | Eventos Comunitários

 

Aconteceu em Sexta-feira Santa, dia 3 de abril, quando o salão paroquial da igreja do Espírito Santo, fundada a 19 de julho de 1904 em Fall River, começou a receber romeiros pelas 5:00 da manhã.

Pelas 7:00 formou-se um cordão humano entre o salão e a igreja.

Tomás Saraiva (guia) e Bruno Pimentel (mestre) deram a cruz a beijar de romeiro em romeiro ao mesmo tempo que procediam à contagem dos presentes.

Seria Bruno Pimentel (mestre) que havia subido ao altar para dar inicio às leituras. Levantou a voz transbordando de alegria. “SOMOS 381 ROMEIROS”.

Estavam no altar para proceder às leituras o contra-mestre Jeffrey Clemente e o padre Maurice Gauvin, que tem sido instrumental no apoio aos convidados eclesiásticos às Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra e que teve palavras de elogia ao romeiro, terminando com a bênção. 

Antes da saída para a estrada

Do Espirito Santo partimos

De oração em oração

Pedimos a Deus que nos guie

Nesta nossa devoção

 

Passamos em Santo António, São Miguel 

Santo Cristo e Santa Maria 

Ao Espírito Santo regressamos

Com fé redobrada, devoção e  alegria

 

E transbordando de alegria estava João Jacob, coordenador da romaria e um dos fundadores em 1984. Esteve com os saudosos José Simões natural da Ajuda da Bretanha, São Miguel, e António Medeiros, de Santa Bárbara, Ponta Delgada.

“Quando começámos saímos com cerca de 30 romeiros. Gradualmente a nossa romaria foi recebendo maior adesão. Pelo dia da sua realização, Sexta-Feira Santa, começou a atrair um número cada vez maior de romeiros. Parecia-me que parávamos pelos 300. Mas o número registado na passada sexta-feira, 381, foi a demonstração da religiosidade das nossas gentes”.

E João Jacob prossegue: “Sinto uma alegria imensa, pelo que começamos, direi, amedrontados há 42 anos, com cerca de 30 romeiros, regista neste ano de 2026 a bonita conta de 381, que com os acompanhantes ultrapassou as 400 pessoas.”

João Jacob foi guia com Tomás Saraiva que o vimos na romaria em Bristol e que em Fall River desempenhou papel relevante com João Jacob. 

Ouviu-se do mestre Bruno Pimentel, ao deixar a igreja do Espírito Santo:

“Seja Bendita e Louvada a Vida Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Numa demonstração de civismo, concentração no lugar de romeiro, atenção às ordens dos mestres Bruno Pimentel, Jeffrey Clemente, José Soares, aos guias João Jacob e Tomás Saraiva.

Percorreram-se todas as igrejas de Fall River entre Pai Nosso e Avé Maria. Grande parte das orações pedidas por crentes. Completando-se uma romaria histórica e que nos deu prazer trazer às páginas do Portuguese Times: Dando VOZ aos romeiros.

 

0 Comments

Related Articles