CULINÁRIA
Background: Originários do Minho, região do Norte de Portugal, os Rojões à Moda do Minho são um prato apreciado e com inúmeras variações. A receita remonta ao século XVI, escrita num livro de receitas de Domingos Rodrigues, chef real da corte de D. Pedro II. É um prato com significado cultural e culinário, elogiado por poetas e escritores famosos como Camilo Castelo Branco e Miguel Torga. Rojões à Moda do Minho é verdadeiramente um importante exemplo do património culinário português.
Ingredientes:
- 200 g de lombo de porco
- 3,5 dl de vinho verde branco
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 1 batata
- 1 colher de sopa de pimentão doce em pó
- Sal e pimenta
Confecção:
– Corte a carne de porco em cubos e deixe marinar durante duas horas com o vinho, os dentes de alho esmagados, o sal, a pimenta e a folha de louro.
– Aqueça o azeite e deixe cozinhar em lume forte até o vinho evaporar. Cozinhe até que os cubos de carne de porco estejam ligeiramente dourados.
– Neste momento, adicione a paprica dissolvida num pouco de vinho verde ao molho.
– Adicione a batata, o alho, o pimentão doce e um pouco de vinho verde à frigideira e deixe cozinhar durante cinco minutos. Mexa conforme necessário.
– Reduza o lume e deixe cozinhar em lume brando durante 30 minutos ou até a carne de porco estar cozinhada. Sirva de seguida.



0 Comments