Quanto ganha Rui Costa no Benfica?

by | Nov 12, 2025 | Expressamendes

Quanto ganha Rui Costa no Benfica?

Rui Costa foi reeleito presidente do Benfica e um bom número de adeptos do clube perguntou-se quanto receberá ele pelo exercício do cargo.

Em 2015, foi noticiado que o então vice-presidente Rui Costa recebia 19 mil euros por mês, e em 2021, depois de ter sido eleito presidente, deixou de haver divulgação oficial sobre a sua remuneração.

Foto: António Cotrim/LUSA

As remunerações dos elementos da administração da Benfica SAD no exercício de 2022/23 ascenderam a um total de 1,167 milhões de euros. Segundo Relatório e Contas do clube, Domingos Soares de Oliveira, Co-CEO da SAD, foi o mais bem pago tendo auferido 580 mil euros (350 mil em verbas fixas e 230 mil em variáveis), enquanto Lourenço Pereira Coelho, o homem forte do futebol dos encarnados, levou para casa 402 mil euros (242 mil fixos e 160 mil em variáveis).

Quanto a Pires Andrade ganhou 53 mil euros, enquanto Maria Gabriela Rodrigues e Rosário Pinto Correia auferiram 51 mil euros e Rita Sampaio Nunes recebeu 30 mil euros.

Mas quanto ao presidente do Benfica não há divulgação oficial sobre a sua remuneração mensal (e já era assim no tempo de Luís Filipe Vieira). Aparentemente, o presidente dos encarnados não é oficialmente remunerado por ser presidente, apesar do resto da direção ter salários muito elevados.

Os dirigentes desportivos não se pagam mal. No Sporting, por exemplo, as remunerações dos administradores da Sporting SAD, como o presidente, são compostas por uma parte fixa e outra variável. Frederico Varandas tem presentemente o salário fixo anual de 300 mil euros, mas pode chegar a 450 mil euros ou mais com bónus que dependem dos objetivos alcançados. Na época de 2024/25 Varandas teve direito a 300 mil euros de salário e 386,5 mil euros em prémios, ganhando um total de 686.500 euros.

Mas a administração do FC Porto recebeu cinco vezes mais do que a do Sporting e o triplo da do Benfica. Por isso, devido aos problemas financeiros do clube, o atual presidente portista, André Villas-Boas, abdicou de receber qualquer salário, mas o seu antecessor, Pinto da Costa, recebeu um salário fixo de 672 mil euros na época 2022/23, além de gratificações.

O Portal de Transparência, inaugurado no site do FC Porto, ajuda a perceber a realidade financeira dos dragões e uma das notas de destaque é o orçamento para os salários da administração da SAD.

Segundo o portal a atual administração do emblema azul e branco vai receber um quarto do valor auferido pela anterior. O salário anual fixo será de um total de 486,5 mil euros no mandato de 2024-2027, enquanto os antecessores recebiam dois milhões de euros anuais.

______________________________________________________________________________________________________

Rui Costa vence nos EUA

Realizada dia 8 de novembro e com 93.081 pessoas a votarem, a segunda volta das eleições do Benfica constitui novo recorde mundial de votantes num ato eleitoral de um clube desportivo e vai figurar no Livro de Recordes do Guiness. O recorde anterior pertencia ao Barcelona com 57.088 votantes.

Eleito pela primeira vez em 2021, Rui Costa foi agora reeleito e parte para um segundo mandato à frente do Benfica no quadriénio 2025-2029 e para milhares de benfiquistas ele ainda é o “miúdo da Damaia”.

Damaia é um bairro da Amadora, às portas de Lisboa e onde Rui Costa foi criado. Tinha nove anos quando ingressou no Benfica e, passado pelas camadas de formação do clube, estreou-se na equipa principal em 1990. Em 1994 iniciou a carreira internacional em Itália, representando a Fiorentina e, depois, o AC Milan. Regressou ao Benfica em 2006 para terminar a carreira de jogador em 2008 e iniciar funções de dirigente, em 2021 tornou-se presidente e foi agora reeleito.

Os sócios votaram em 108 secções de voto, três das quais nos EUA: as casas do Benfica em New Bedford, Newark e San Jose. Tal como já tinha acontecido na primeira volta Rui Costa ganhou por larga margem em New Bedford e em Newark, mas João Noronha Lopes abocanhou as duas votações em San Jose.

______________________________________________________________________________________________________

Benfiquistas, portistas e sportinguistas nos EUA

Os chamados Três Grandes do futebol português (Sport Lisboa e Benfica, Sporting Club de Portugal e Futebol Clube do Porto) mantêm casas em diversos países da Europa, América, Ásia e África, para ligação dos adeptos residentes nesses países e que são autênticas embaixadas desses clubes.

O FC Porto conta com 95 casas espalhadas pelo mundo e a mais recente é a renovada Casa do FC Porto de New Jersey, EUA. André Villas-Boas e outros membros da direção do clube estiveram dia 21 de junho no jantar de inauguração da Casa do FC Porto de New Jersey realizado no salão do Sport Club Português de Newark e que reuniu cerca de 400 adeptos dos Azuis e Brancos.

A Casa do FC Porto de New Jersey, filial nº 4 do clube, que anteriormente estava sediada em Newark, foi reativada após longa inatividade e está agora instalada no PISC (Portuguese Instructive Social Club) de Elizabeth, cidade vizinha de Newark e onde também reside numerosa comunidade lusa.

De acordo com o portal do clube, existem nos EUA mais três casas do FC Porto: no estado de New York a Casa do FC Porto de Long Island (filial 119), na Ocean Avenue, em Ronkonkoma, NY, e a que se junta a Casa FC Porto do Sul da Nova Inglaterra em New Bedford, embora quanto a esta exista alguma confusão.

A Casa do FC Porto em New Bedford já foi em 1522 Acushnet Avenue, endereço que foi posteriormente pastelaria de donuts, loja de calçado e ultimamente mercearia guatemalteca.

Também já foi anunciada a Casa do FC Porto em 56 Delano Street e teria sido uma ligação excelente, uma vez que se trata do Portuguese Sports Club, uma das duradouras associações portuguesas da cidade.

Aliás é um tipo relação seguida pela Casa do FC Porto de New York (filial 107), instalada no Ossining Portuguese Center, 18 Walter Avenue, Ossining, NY, e a Casa FCP em Connecticut, instalada no Portuguese Cultural Center em Danbury, 68 Sandpit Road, Danbury, CT.

Já as casas do FC Porto no Delaware Valley, 324 Ithaca Avenue, Debran, NJ, e a Casa FC Porto em Long Island, 2829 Ocean Drive, Ronkonkoma, NY, parece serem residências particulares.

Por sua vez, o Sport Lisboa e Benfica tem uma dezena de casas nos EUA: Philadelphia (fundada em 1984), Cambridge (1990), San Jose (1991), New Bedford (1991), Cumberland (1995), Cranston (1996), Danbury (2001), Fall River (2002), Chicopee (2002) e Hartford (2006).

O Benfica tem ainda uma filial em Newark, o Sport Newark e Benfica, fundada em 1969 e que é uma das mais concorridas associações portuguesas da cidade, sobretudo quando há churrascada.

Claro, também não podemos esquecer a Benfica Residential Academy inaugurada em junho de 2025 no campus da Saint Leo University em Tampa, Flórida, uma escola para rapazes e raparigas dos 13 aos 17 anos que gostam de jogar soccer, que é o nome que os americanos dão ao futebol.

O Sporting Clube de Portugal também tem uma academia nos EUA, a Den of Lions Sports Academy criada em 2024 e integrada no Lar dos Leões de New Jersey, delegação leonina em Newark.

O Lar dos Leões de New Jersey é talvez a mais famosa das 14 delegações do Sporting, fundada em 1973 (fui sócio fundador). É um grande pólo desportivo da comunidade portuguesa de Newark com secções de Atletismo (medalhas de ouro em provas nacionais de corta-mato e pista nos EUA) e futebol juvenil (18 equipas), tendo recebido o Prémio Stromp na categoria Dedicação, uma espécie de Oscares leoninos, e a Placa de Mérito das Comunidades Portuguesas do ministério português dos Negócios Estrangeiros.

No que se refere às casas, o Sporting preferiu o termo núcleos, mas são também associações de sportinguistas e são mais de 300 em todo o mundo, dos quais onze nos EUA e nas seguintes cidades: Hartford, Providence, Philadelphia, Cranston (Núcleo da Nova Inglaterra) New York, Boston, Danbury, New Bedford, Suffolk, Chicopee e Los Banos (Núcleo do Vale de San Joaquin).

Os núcleos leoninos costumam reunir em clubes portugueses. O núcleo de Hartford reúne-se no Portuguese Club of Hartford em Newington, o de Suffolk no Portuguese American Center of Suffolk, em Farmingville, o de Providence no Portuguese Sporting Club e o de Cranston no Cranston Portuguese Club.

Mas por vezes há problemas: o núcleo sportinguista de Boston reunia num bar de Somerville e o bar fechou.

Quanto a filiais, o Sporting tem mais de 100 espalhadas por vários continentes, nomeadamente cinco em Angola (os velhos Sportings de Benguela, Cabinda, Lubango, Lobito e Luanda, este fundado em 1920 e que começou por chamar-se Loanda Sporting Club) e três em Moçambique (Maputo, Beira e Nampula).

Nos EUA existem diversos Sporting Clubs fundados por adeptos do Sporting Club de Portugal que se organizam localmente e formam grupos que equipam de listas verdes e brancas, mas não são filiais oficiais, caso do Sporting Club of New Jersey e do Sporting Club of California.

Filiais leoninas propriamente, o clube anuncia apenas duas: filial 152, o Santa Clara Sporting Club, fundado em 1971, e a filial 179, o Sporting Soccer Club Portugal de Sacramento, ambas na Califórnia.

O Sporting de Sacramento parece ser mais uma academia, mas o Sporting de Santa Clara é considerado um dos cinco melhores clubes do Norte da Califórnia, organizando vários torneios. Mas o clube verde e branco também tem uma relevante vertente social, destacando-se a criação, em 2008, do programa Goals-for-a-Cure, que consiste na angariação de fundos para apoio a campanhas de luta contra o cancro da mama.

0 Comments

Related Articles