Penalva do Castelo-Cumberland, municípios irmãos

by | Nov 19, 2025 | Eventos Comunitários

Penalva do Castelo, distrito de Viseu, província da Beira Alta e Cumberland, Valley Falls, Rhode Island, são municipalidades irmãs. A relação institucional foi estabelecida tendo por base a grande percentagem de portugueses residentes em Cumberland originários de Penalva do Castelo.

As relações têm uma profunda história com trocas culturais entre as duas comunidades.

IMIGRACAO: os imigrantes de Portugal, muitos naturais de Penalva do Castelo, foram-se radicando em Cumberland pelas facilidades de postos de trabalho nas fábricas de têxteis por volta de 1920.

LUSITANA CLUB: o Clube Juventude Lusitana foi fundado a 8 de outubro de 1921 em Cumberland facilitando aos imigrantes um local para se encontrarem e manterem-se ligados a Portugal. Muitos dos obreiros e membros do clube eram oriundos de Penalva do Castelo. 

TROCAS CULTURAIS: mais tarde o Clube Juventude Lusitana organizou excursões a Portugal, incluindo visitas a Penalva do  Castelo, para enriquecer os laços culturais.

RECONHECIMENTO OFICIAL: em 1997 a Assembleia Estadual de Rhode Island recebeu no decorrer da visita aos EUA o mayor de Penalva do Castelo, Gabriel Albuquerque Costa que veio oficializar a geminação de Vilas Irmãs, Cumberland, RI/Penalva do Castelo, Portugal.

ESTREITAMENTO DE LACOS DE APROXIMACAO ENTRE AS DUAS COMUNIDADES: a banda filarmónica do CJL foi fundada em 1926, na sua maioria por gente de Penalva do Castelo. A 25 de maio de 1987 abrilhantou a cerimónia “Honoris Causa” do Presidente da República de Portugal, Mário Soares, na Brown University em Providence.

Mas a maior corrente de ligação à origem, reforçando a geminação Cumberland-Penalva do Castelo acontece entre 4 e 18 de julho de 1993, quando a filarmónica se desloca a Penalva do Castelo, com concertos em Mangualde, Gouveia, Celorico da Beira e Penalva do Castelo, culminando com concerto no Palácio de Belém em Lisboa, com a presença do Presidente da República de Portugal, Mário Soares. 

A banda era presidida por António Rodrigues e o maestro era João Soares.

A segunda digressão acontece em 2005 de 1 a 17 de julho sob a presidência de Angelo Correia.

No sentido de manter bem vivas as relações Cumberland-Penalva do Castelo a banda e familiares deslocam-se a Penalva do Castelo em 2009, 2013, 2018. 

Gabriel Costa, então presidente do Municipio de Penalva do Castelo nos 25 anos da  geminação com Cumberland

Dizia o presidente:

Comemoram-se hoje 25 anos, um quarto de século, da assinatura do Acordo de Geminação entre PENALVA e CUMBERLAND  nos EUA. 

Como participante e representante da Câmara Municipal de Penalva do Castelo no ato, não posso deixar passar em claro esta efeméride, um dos atos mais agradáveis e significativos em que participei representando o concelho.

Recordo também os dois principais motores desta iniciativa, incansáveis junto das autoridades americanas e sem os quais não era possivel o Acordo de Geminação: O João Claro (já falecido) e Martinho Baptista (elemento que continua ativo, junto do Clube Juventude Lusitana).

Saúdo todos os Penalvenses, familiares e amigos. 

Saúdo o Clube Juventude Lusitana, associação agregadora dos Penalvenses em terras de Cumberland e defensora dos costumes e tradições dos seus avoengos e da terra que os viu nascer.

Saúdo também o Saudosos Professor Amadeu Casanova Fernandes radicado em Cumberland, meu amado mestre, que durante décadas foi o historiador da saga dos Penalvenses em Cumberland, através de excelentes e saudosas crónicas no jornal “O PENALVENSE”.

Saúdo o Mayor Edgar Alger III, também signatário do Acordo de Geminação representando a vila de Cumberland , pela amabilidade e carinho que sempre teve pelos Penalvenses e Portugueses em geral, e por acolher desde a primeira hora a intenção do Acordo, promovendo-o entre os seus pares. 

 

Fotos de Augusto Pessoa:

 

0 Comments

Related Articles