Os Reis Magos da tradição

by | Jan 7, 2026 | Eventos Comunitários

 

Era domingo, 8:00 da manhã do dia 4 de janeiro na igreja de Santo António em Pawtucket. Uma Estrela mais brilhante do que as outras guiou os Três Reis Magos, da tradição, para aquele templo religioso onde se encenava o nascimento do Menino. Não em Belém na Galileia, mas em Pawtucket, Rhode Island.  

Os Três Reis Magos: Gaspar (trazendo incenso), Melchior (trazendo ouro) e Baltazar (trazendo mirra) prostraram e ofereceram os presentes ao Salvador do mundo. Uma tradição da época natalícia e que, neste caso específico, abre as celebrações dos 100 anos da igreja de Santo António em Pawtucket, que estava completamente cheia. A forma de expressão, o aditivo das histórias aos textos, do jovem padre Nuno Rodrigues são motivo de atração às celebrações religiosas. 

Reza a história, e nós podemos confirmar, que foi José Pimentel, o mesmo que iniciou a tradição dos romeiros, quem trouxe a celebração dos Reis Magos a Santo António.  

Gente a quem a sua simplicidade sem se aperceber consegue desenvolver tópicos capazes de fazer reviver tradições e consequentemente movimentar e congregar a comunidade. Neste caso, a tradição dos Reis Magos, a encher a igreja de Santo António pelas 8:00 da manhã do dia 4 de Janeiro, domingo, não obstante o calendário dar por data oficial, 6 de janeiro, o Dia dos Reis, que acontece terça-feira, dia de trabalho, para uma comunidade crente mas responsável pelos afazeres profissionais. 

 

Uma das características mais visíveis desta tradição é o Bolo Rei, que se encontra em todas as padarias desta região de confeções várias e de grande qualidade.

 

0 Comments

Related Articles