O alarmismo com as deportações!

by | Nov 19, 2025 | Do Diretor

O atual momento político que se vive nos EUA tem sido tema em todo o tipo de programa, desde reportagens a artigos de opinião, debates, mesas redondas, etc… Estamos a falar do ainda mais influente e poderoso país do mundo e é natural que seja prioridade na abertura de telejornais, nas primeiras páginas dos jornais, nos programas radiofónicos e nas redes sociais.

Nesta permuta de ideias e variados pontos de vista enriquece-se o diálogo e daí vamos aprofundando e alargando os conhecimentos, e tudo isto baseado na avaliação rigorosa dos factos, porque quem tem a missão de informar tem de cumprir com os princípios básicos da ética, rigor e autenticidade. Isto de informar o público é uma tremenda responsabilidade e há que ter muito cuidado.

Nos últimos tempos temos sido confrontados com algumas reportagens da comunicação social portuguesa (Portugal Continental, Açores e Madeira) que carecem do que acima mencionamos: falta de conhecimento e de rigor na busca. É aquele órgão que diz que “milhares de portugueses estão na iminência de ser deportados”, ou ainda que “o Governo português prepara-se para uma avalanche de portugueses vindos dos EUA, etc., etc…” e outros que chegam aqui e descobrem que “os portugueses vivem no espetro do medo, fecham-se nas casas e têm medo de sair à rua”!

Ora, estas reportagens fogem à verdade, rondam o surrealismo e/ou em muitos casos são manipuladas. Há dias ficámos estupefatos perante uma dessas reportagens da televisão pública portuguesa ao depararmos com estas afirmação: “As ruas de New Bedford estão desertas porque as pessoas têm medo de ser deportadas”! Grande conclusão! Isto é puro alarmismo! Mais valeria dizer que as ruas de New Bedford estão desertas porque o pessoal aqui trabalha e não anda por aí a passear! Haja bom senso! Parece que há uma sede de alguns órgãos de informação em sensacionalizar uma peça noticiosa, sobretudo nos audiovisuais… para cativar audiências!

Longe de nós colocar em causa a qualidade e a bagagem do/a jornalista, muitos dos quais nutro grande admiração e respeito, mas quando surgem “baboseiras” destas, é realmente de bradar aos céus. Meus amigos, não se brinca com coisas sérias e se há falta de fontes fidedignas, deveriam saber que há por estas paragens vários órgãos de comunicação social e outras instituições que conhecem bem de perto e a fundo a comunidade, a sua história e a realidade do que se passa.

As deportações não acontecem apenas nos EUA. Não tem idade nem fronteiras! Ocorrem em Portugal, no Canadá, no Reino Unido, na Alemanha e noutro país qualquer onde há indocumentados. Informar corretamente é um dever do jornalista. Haja saúde e… bom senso!

 

Marcelo vai lecionar na Califórnia

Segundo o diário Público, o Chefe de Estado vai ser professor convidado numa universidade da Califórnia depois de deixar a Presidência da República. Num encontro com o Comité Olímpico de Portugal em que condecorou atletas medalhados, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que em 2028 será “um homem livre” e poderá viver a experiência dos Jogos Olímpicos de outra maneira, juntando assim o útil ao agradável.

 

Thanksgiving

No próximo dia 27 de novembro celebra-se nos Estados Unidos o Dia de Ação de Graças. O Thanksgiving remonta a 1621, quando colonos ingleses (“Peregrinos”) celebraram uma colheita bem-sucedida com os nativos americanos Wampanoag, após sobreviverem a um inverno rigoroso com a ajuda deles. 

Esta celebração de três dias é considerada o primeiro “Dia de Ação de Graças”. Ao longo dos séculos o feriado evoluiu para uma celebração nacional, oficializada pelo presidente Abraham Lincoln em 1863 e fixada para a quarta quinta-feira de novembro em 1941, tornando-se um momento para as famílias se reunirem e expressarem gratidão pelas bênçãos do ano.

O jantar em família é o ponto alto do feriado com um grande jantar com familiares e amigos, tradicionalmente com peru assado, puré de batatas, molho de cranberry e torta de abóbora.

O feriado também é marcado por desfiles, como o da Macy’s em New York, e jogos de futebol americano.

A todos os nossos leitores, assinantes, colaboradores e patrocinadores votos de um Feliz Dia de Ação de Graças.

0 Comments

Related Articles